O arquiteto é o profissional habilitado a realizar o projeto da sua casa, desde a concepção inicial do desenho da planta até a finalização da obra, com a colocação do acabamento. Apesar de ser considerado por muitos um luxo na hora de construir ou reformar, a contratação de um arquiteto, ou arquiteto de interiores, é fundamental para garantir o uso eficiente de todos recursos, sejam materiais ou de mão de obra, além de deixar o espaço exatamente do jeito que você quer, evitando a necessidade de alterações futuras. Além de selecionar os profissionais mais adequados para a mão de obra em cada etapa do projeto e interagir com os profissionais escolhidos, ele pode coordenar a obra e detalhar as etapas a serem realizadas.
Além disso, ele é o responsável por tomar todas as providências legais antes de começar a obra, como a realização de registros junto ao município e também garante o cumprimeito de todas as leis de construção do local. Antes de contratar o profissional que será o responsável pela sua obra, verifique se ele está registrado no diretório de arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR). Quando a obra começar, outro cuidado a ser tomado pelo profissional escolhido é a realização do Registro de Responsabilidade Técnica, documento obrigatório de acordo com o conselho da profissão.
Se o seu projeto será realizado em Brasília, recomendamos a contratação de um arquiteto do local, pois ele estará mais acostumado a lidar com as leis locais e também saberá escolher os materiais mais indicados ao tipo de espaço e também levará em consideração a sua experiência em relação ao clima local. A localização de Brasília acima do nível do mar e o seu clima, considerado tropical de estações úmida e seca, faz com que seja normal uma variação de temperatura bastante grande durante o dia, com incidência de chuvas durante o verão e um clima mais seco durante o inverno. Todas estas características precisam ser levadas em consideração na hora de comprar os materiais e acabamentos, como os azulejos, para a sua obra. Um arquiteto com experiência no local certamente saberá guiar a compra da melhor maneira possível. No homify você encontra um diretório de arquitetos em Brasília, que podem auxiliar a execução da sua obra e cuidar de todos estes detalhes.
Conforme já mencionado anteriormente, existem uma série de exigências legais que devem ser seguidas antes de começar uma obra. Cada município possui as suas leis, e no caso de Brasília elas devem estar de acordo com o Plano Diretor da cidade, que regula o desenvolvimento local. Através destas regras, fica claro ao arquiteto e ao dono do projeto quais são as suas obrigações na hora de construir, desde a escolha do terreno até o detalhamento do desenho e recuos obrigatórios, para garantir um crescimento ordenado da cidade e garantir os direitos de todos os cidadãos. Todos estes detalhes estão especificados no Código de Obras de Brasília. Um arquiteto com experiência em trabalhar na cidade certamente saberá criar o projeto de acordo com as leis, e consultá-las caso surjam dúvidas.
Além do custo de realização do desenho da planta pelo arquiteto diversos outros detalhes devem ser incluídos no valor final na hora de planejar o seu projeto de arquitetura de interiores. O orçamento pode variar em função da qualidade dos materiais e o padrão da construção, entre baixo, normal ou alto, a duração da obra, as dimensões do local, o número de pavimentos e cômodos, além da construção ou não de uma área externa e a presença de um jardim.
A realização de uma obra em Brasília com acabamento considerado de alto padrão pode custar em torno de R$2.400 o metro quadrado, caso o projeto seja feito por um empreiteiro experiente. Este profissional indica e gerencia todos os outros profissionais da obra, como pedreiros, marceneiros, vidraceiros, colocadores de piso, encanadores, pintores etc., até a sua conclusão, e certamente trazem menos dor de cabeça ao dono da casa, que não precisa se preocupar em se comunicar com a mão de obra.
Uma das alternativas para se ter uma ideia do orçamento do trabalho do arquiteto, por exemplo, é consultar a tabela de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo, no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
O projeto arquitetônico de Brasília, cidade inaugurada nos anos 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, é um marco na história da arquitetura brasileira. Com projeto assinado por um dos maiores arquitetos brasileiros, Lúcio Costa, a cidade conta também com diversos prédios públicos desenhados por Oscar Niemeyer, que usou técnicas arquitetônicas avançadas para a época para dar vida aos seus desenhos e tem reconhecimento nacional e internacional até os dias de hoje.
Brasília, com seu formato de ave de asas abertas e ruas largas e arborizadas, é considerada patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Entre os prédios desenhados por Oscar Niemeyer estão a Praça dos Três Poderes, os Palácios do Planalto e da Alvorada, a Catedral de Brasília, entre inúmeros outros. Todos estes são exemplares importantes do modernismo na Arquitetura Brasileira e podem ser observados até hoje na capital federal.