105 Arquitetos em Brasília

Área servida

Arquitetos em Brasília

O arquiteto é o profissional habilitado a realizar o projeto da sua casa, desde a concepção inicial do desenho da planta até a finalização da obra, com a colocação do acabamento. Apesar de ser considerado por muitos um luxo na hora de construir ou reformar, a contratação de um arquiteto, ou arquiteto de interiores, é fundamental para garantir o uso eficiente de todos recursos, sejam materiais ou de mão de obra, além de deixar o espaço exatamente do jeito que você quer, evitando a necessidade de alterações futuras. Além de selecionar os profissionais mais adequados para a mão de obra em cada etapa do projeto e interagir com os profissionais escolhidos, ele pode coordenar a obra e detalhar as etapas a serem realizadas. 

Além disso, ele é o responsável por tomar todas as providências legais antes de começar a obra, como a realização de registros junto ao município e também garante o cumprimeito de todas as leis de construção do local. Antes de contratar o profissional que será o responsável pela sua obra, verifique se ele está registrado no diretório de arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR). Quando a obra começar, outro cuidado a ser tomado pelo profissional escolhido é a realização do Registro de Responsabilidade Técnica, documento obrigatório de acordo com o conselho da profissão. 

Se o seu projeto será realizado em Brasília, recomendamos a contratação de um arquiteto do local, pois ele estará mais acostumado a lidar com as leis locais e também saberá escolher os materiais mais indicados ao tipo de espaço e também levará em consideração a sua experiência em relação ao clima local. A localização de Brasília acima do nível do mar e o seu clima, considerado tropical de estações úmida e seca, faz com que seja normal uma variação de temperatura bastante grande durante o dia, com incidência de chuvas durante o verão e um clima mais seco durante o inverno. Todas estas características precisam ser levadas em consideração na hora de comprar os materiais e acabamentos, como os azulejos, para a sua obra. Um arquiteto com experiência no local certamente saberá guiar a compra da melhor maneira possível. No homify você encontra um diretório de arquitetos em Brasília, que podem auxiliar a execução da sua obra e cuidar de todos estes detalhes.

Fique atento às restrições legais para construções em Brasília

Conforme já mencionado anteriormente, existem uma série de exigências legais que devem ser seguidas antes de começar uma obra. Cada município possui as suas leis, e no caso de Brasília elas devem estar de acordo com o Plano Diretor da cidade, que regula o desenvolvimento local. Através destas regras, fica claro ao arquiteto e ao dono do projeto quais são as suas obrigações na hora de construir, desde a escolha do terreno até o detalhamento do desenho e recuos obrigatórios, para garantir um crescimento ordenado da cidade e garantir os direitos de todos os cidadãos. Todos estes detalhes estão especificados no Código de Obras de Brasília. Um arquiteto com experiência em trabalhar na cidade certamente saberá criar o projeto de acordo com as leis, e consultá-las caso surjam dúvidas. 

Quanto custa construir em Brasília?

Além do custo de realização do desenho da planta pelo arquiteto diversos outros detalhes devem ser incluídos no valor final na hora de planejar o seu projeto de arquitetura de interiores. O orçamento pode variar em função da qualidade dos materiais e o padrão da construção, entre baixo, normal ou alto, a duração da obra, as dimensões do local, o número de pavimentos e cômodos, além da construção ou não de uma área externa e a presença de um jardim. 

A realização de uma obra em Brasília com acabamento considerado de alto padrão pode custar em torno de R$2.400 o metro quadrado, caso o projeto seja feito por um empreiteiro experiente. Este profissional indica e gerencia todos os outros profissionais da obra, como pedreiros, marceneiros, vidraceiros, colocadores de piso, encanadores, pintores etc., até a sua conclusão, e certamente trazem menos dor de cabeça ao dono da casa, que não precisa se preocupar em se comunicar com a mão de obra. 

Uma das alternativas para se ter uma ideia do orçamento do trabalho do arquiteto, por exemplo, é consultar a tabela de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo, no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

A arquitetura moderna de Brasília

O projeto arquitetônico de Brasília, cidade inaugurada nos anos 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, é um marco na história da arquitetura brasileira. Com projeto assinado por um dos maiores arquitetos brasileiros, Lúcio Costa, a cidade conta também com diversos prédios públicos desenhados por Oscar Niemeyer, que usou técnicas arquitetônicas avançadas para a época para dar vida aos seus desenhos e tem reconhecimento nacional e internacional até os dias de hoje. 

Brasília, com seu formato de ave de asas abertas e ruas largas e arborizadas, é considerada patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Entre os prédios desenhados por Oscar Niemeyer estão a Praça dos Três Poderes, os Palácios do Planalto e da Alvorada, a Catedral de Brasília, entre inúmeros outros. Todos estes são exemplares importantes do modernismo na Arquitetura Brasileira e podem ser observados até hoje na capital federal.