Arquitetos - Barueri: Encontre os melhores profissionais | homify

208 Arquitetos em Barueri

Cidade

Arquitetos em Barueri

Barueri, a cidade que abriga o famoso bairro Alphaville (que é um dos centros empresariais mais importantes do Brasil) possui uma economia fortemente baseada na arrecadação de impostos provenientes da prestação de serviços. É uma cidade muito rica, sendo que ostenta a colocação 14 dentre todas as cidades do Brasil. Aliada ao seu alto nível de qualidade de vida, Barueri tem atraído inúmeras pessoas interessadas em morar na cidade, o que causa também um grande volume na procura por novos imóveis. Dentre os inúmeros setores e tipos de prestadores de serviços existentes ativos em Barueri, estão os arquitetos. Os arquitetos que desenvolvem e solucionam os projetos de novas residências, prédios, apartamentos, comércios, indústrias, entre outros, que tanto vêm sendo construídos no município. Mas antes de construir uma casa em Barueri, você precisa entender algumas regras e saber algumas dicas. Veja a seguir:

Onde é melhor para morar em Barueri?

Alto índice de qualidade de vida e riqueza são alguns pontos positivos de Barueri, mas além disso a cidade é bem segura, ideal para construir residências em bons bairros. Os bairros mais requisitados e nobres de Barueri são o Alphaville e o bairro Tamboré. Por outro lado ambos terão um custo mais alto devido a tais fatores. Outros que também são muito bons para construir e investir: Aldeia da Serra, Jardim Audir, Votupoca e Jardim Tupanci.

O que preciso saber antes de construir uma casa em Barueri?

Primeiramente, você precisa possuir um terreno e se for seu objetivo construir uma casa, ele deve estar em uma área residencial com zoneamento adequado ao seu objetivo. Tendo isso, o próximo passo mais importante é contratar um bom arquiteto para desenvolver o projeto da casa dentro das normas municipais e federais. Mas por que contratar um arquiteto? Pois você precisará de um responsável técnico para assinar diversos documentos referentes a aprovação do projeto junto a prefeitura de Barueri e somente assim você poderá ter alvará de construção, além do habite se ao final do processo de obra. O arquiteto irá fazer a parte da aprovação legal e além disso, irá desenvolver um projeto com coerência, respeitando itens como fluxograma, programa de necessidades, luminotécnica, paisagismo, termoacústica, insolação, entre outros. O profissional desenvolverá um projeto que atenda às necessidades do cliente, tornando a residência única e especial. Será necessário contratar também um engenheiro civil para desenvolver os projetos complementares da casa: estrutural, elétrico, hidrossanitário e outros.

Para dar entrada no processo de aprovação junto a prefeitura de Barueri será necessário:

  • requerimento solicitando a aprovação do projeto com assinatura do responsável técnico ou do proprietário;
  • cópia atualizada da matrícula do lote contendo o nome do proprietário;
  • certidão negativa dos impostos municipais atualizado do imóvel;
  • cópia atualizada acompanhada do documento original do cartão de registro do responsável técnico do município;
  • via original da ART do autor do projeto e responsável técnico com a taxa recolhida, assinada e devidamente preenchida;
  • uma via do projeto completo;
  • uma via do memorial descritivo da obra;
  • comprovante da existência de rede de água e esgoto no local e no caso de não haver, uma via do memorial de cálculo e projeto do sumidouro e tanque séptico;
  • uma cópia do documento de comprovação do número oficial do imóvel (esta será expedida pela Prefeitura de Barueri).

Todos esses documentos técnicos devem estar assinados pelo proprietário e pelos responsáveis técnicos. No caso de este terreno estar dentro de um condomínio fechado com normas conveniais, deverá ser entregue também uma cópia do projeto com um visto de aprovação do mesmo. 

Os responsáveis técnicos fazem toda a parte da aprovação legal dos projetos junto a prefeitura, que envolve respeitar algumas normas e regras municipais. Somente após essa etapa que será emitido o alvará de construção. Tendo o alvará será possível iniciar a obra.

Quanto custa para construir em Barueri?

Para saber o valor exato de uma construção é necessário ter um projeto bem definido e muita dedicação e calma na hora de escolher a construtora ou empresa responsável para execução. Os valores variam muito de empresa para empresa, devido à forma que cada uma se propõe a trabalhar, mas para ter uma ideia de valor, você pode consultar o valor do CUB para o estado de São Paulo. CUB significa Custo Unitário Básico da construção civil, que é uma média de valor do metro quadrado construído. Para março de 2019 o valor do CUB-SP foi de 1.386,15 reais por metro. Isso significa que para construir uma casa de 150 metros quadrados, você gastaria aproximadamente 207.922,50 reais. O valor dos projetos (arquitetônico, legais e complementares) não está embutido nessa média, sendo que eles devem custar entre 15 e 30% do valor total da construção.

Vale lembrar que esses valores são uma média, portanto pode alterar e variar muito de acordo com cada empresa e cada profissional. Também varia muito de acordo com o tipo de construção, materiais, terreno, acabamentos e outros.

Uma boa dica é: solicite mais do que um orçamento tanto para os projetos, quanto para a execução e faça você mesmo as comparações. Outra dica é: siga as orientações do seu responsável técnico durante os projetos para a etapa executiva. Ele saberá indicar construtoras e parceiros ideais para a execução da sua obra.

Onde encontrar um bom arquiteto em Barueri?

Como você pode ver, aqui na homify estão alguns arquitetos de confiança que atuam em Barueri. É interessante acessar o perfil desses profissionais para entender um pouco mais sobre o trabalho de cada um, assim como seu estilo. Também vale a pena entrar em contato com aqueles que você mais gostar, desta forma é possível até solicitar um orçamento. É rápido e fácil. O buscador comum também trará resultados, apesar de não ser uma plataforma especializada em arquitetura e construção. Outra forma de encontrá-los é ir visitar lojas de materiais de construção, marcenarias, lojas de revestimentos, louças sanitárias, entre outras, já que arquitetos se mantêm em constante contato com esse tipo de comércio em Barueri. Indicações feitas por amigos e conhecidos também são bem-vindas.

Buscar imagens relacionadas