Arquitetos de interiores - Sorocaba: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Arquitetos de interiores

Cidade

Arquitetura de interiores em Sorocaba

Cidade do interior paulista, Sorocaba chama a atenção de mais e mais brasileiros a cada dia de passa. As mudanças pelas quais tem passado nas últimas décadas e o forte desenvolvimento industrial fazem com que ela seja uma boa opção de moradia e trabalho. Ao redor de Sorocaba, há uma região metropolitana que também se desenvolve a passos rápidos. Sua economia está baseada principalmente em indústria, comércio e serviços. O número de empresas instaladas na cidade é surpreendente: 22 mil, sendo que mais de 2 mil são indústrias. A produção industrial destaca Sorocaba como um grande polo dentro do estado de São Paulo, título merecido, já que os produtos saem de lá e chegam a mais de 120 países.

Além dos empregos gerados pela forte economia, a cidade tem crescido aos olhos dos brasileiros por projetos que buscam melhorar a qualidade de vida. São muitas as melhorias urbanísticas feitas nos últimos 20 anos para que o trânsito de toda a região metropolitana tenha mais fluidez. Seu planejamento estratégico também tem como foco a sustentabilidade. O Rio Sorocaba já foi um dos mais poluídos do país, mas os investimentos constantes em sua despoluição têm gerado bons resultados. As áreas verdes também têm crescido, o que faz da cidade, que já possui parques, um local cada vez mais arborizado.

Levar um pouco desta qualidade de vida para dentro de casa envolve a criação de um espaço confortável, funcional e muito aconchegante. Poder descansar, aproveitar o dia em casa, receber amigos e familiares é o que realmente transforma uma residência em um lar. Para isso, o trabalho de um arquiteto de interiores é de grande importância. Esse profissional especializado poderá criar um ambiente que seja funcional, bonito e que seja acolhedor aos moradores.

Por que contratar um arquiteto de interiores em Sorocaba?

Na hora de construir ou reformar, o mais comum é contar com um orçamento feito com base nos ganhos dos proprietários ou em valores que tenham guardado para a obra. Há quem ainda ache que contratar um arquiteto para projetar os ambientes seja um gasto, quando a contratação é um investimento que, muitas vezes, pode até resultar em economia. Leia as razões para contratar um arquiteto de interiores que listamos:

  • Trabalho qualificado: Um arquiteto de interiores é um profissional especializado, que estudou muito para poder projetar espaços que sejam adequados para seus moradores e ainda carreguem suas personalidades. Contar com ele é ter a garantia de um projeto bem feito e de uma execução atentamente observada. Nem os pequenos detalhes passam despercebidos pelo olhar dele.
  • Aproveitamento espacial: Seja em ambientes grandes ou pequenos, o arquiteto de interiores saberá dispor o mobiliário e a decoração de modo que o dia a dia da casa corra sem problemas. Ele pode propor soluções inteligentes para espaços pequenos ou para lugares cuja a construção não tenha simetria.
  • Economia: Tentar lidar com a composição de um cômodo por conta própria pode parecer prático à primeira vista. Você só precisa colocar cada coisa em seu lugar, chamar um eletricista para colocar a iluminação e um pedreiro para instalar o piso. Será mesmo? A verdade é que, neste processo de tentar fazer tudo por conta própria, é muito fácil cair em erros básicos ou fazer escolhas que resultem em prejuízo. O arquiteto de interiores não apenas coloca no papel as ideias do morador. Ele pensa nos revestimentos, no projeto de iluminação, no gesso para o teto e em cada tipo de acabamento. Seu trabalho evita perda de dinheiro porque ele não cai em erros básicos, calcula exatamente qual é a quantidade de material necessário e se certifica que as etapas da obra não se atropelem. Tudo isso garante que não haja retrabalho, perda de tempo e dinheiro. Como um profissional que precisa estar atento às tendências do mercado, ele ainda tem conhecimento de um grande número de matérias-primas e processos inovadores que podem resultar em economia.
  • Indicação de matéria prima e fornecedores: Você sabe que tipo de matéria-prima deve ser usado em cada tipo de ambiente? Um porcelanato polido, por exemplo, seria uma boa ideia para uma garagem? Este tipo de revestimento é de encher os olhos, mas seu uso em área externa pode ser perigoso, já que ele se torna muito liso quando molhado. O arquiteto de interiores conhece cada tipo de material e entende suas melhores aplicações. Além disso, por conta de sua experiência, terá bons contatos de prestadores de serviços e fornecedores que façam um trabalho excelente.
  • Medidas perfeitas: Você compra um vaso lindo para enfeitar sua sala e descobre que, na realidade, ele é grande demais para o lugar planejado. Com a orientação e o projeto feito de forma profissional, esse tipo de erro não ocorre. Medir tudo rigorosamente faz parte do trabalho do arquiteto de interiores, que usará as medidas para planejar toda a composição de cada ambiente. Móveis, planejados ou não, se encaixarão perfeitamente seus lugares e a decoração poderá ser inserida com tranquilidade.
  • Estética e funcionalidade: O lar não é apenas um teto que você tem para dormir. É onde você passa tempo livre, vive, cria memórias afetivas. Com criatividade, o profissional encontrará soluções para iluminação, circulação de ar, espaços desafiadores ou alguma questão que surja no decorrer da execução. Não se trata apenas de construir uma residência funcional, mas de criar um lar que abrace seus donos e seja uma representação de quem eles são. 

Como encontrar arquitetos de interiores em Sorocaba?

Pronto para começar a transformar a casa dos seus sonhos em realidade? Então vá até a barra de pesquisa aqui da homify, procure pelo profissional e filtre pela cidade ou CEP. O site te trará uma relação de arquitetos de interiores em Sorocaba que pode ser o início da sua busca. Pela plataforma, fica fácil visualizar os projetos que já foram executados, entrar em contato com os profissionais e solicitar orçamento. Contar com a indicação de parentes e amigos que já trabalhar com arquitetos de interiores em Sorocaba também é uma boa ideia. Pesquise bastante até encontrar a melhor pessoa para transformar sua residência no tão sonhado lar.