Arquitetos de interiores - Sao Luis: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Arquitetos de interiores em São Luís

Cidade

Arquitetos de interiores em São Luís

Do Maranhão, São Luís é a cidade mais populosa, ultrapassando 1 milhão de habitantes. Em uma cidade grande e com tantas pessoas para dividir os espaços públicos, nada melhor do que ter um terreno para construir ou um apartamento próprio para poder transformar o interior e deixar aconchegante, como sempre sonhou. É justamente para garantir um estilo de vida mais confortável, com tudo o que necessitam, que muitas pessoas procuram por serviços de Arquitetos de Interiores em São Luís.

O que faz um arquiteto de interiores?

A dúvida é recorrente, pois a princípio parece não haver diferença entre a profissão do arquiteto de interiores e do designer de interiores. Mas é essencial conhecer as diferenças para contratar o profissional mais adequado.

As duas principais diferenças entre essas funções são o tipo de graduação e as aptidões de cada profissional. O designer de interiores tem formação superior nesse curso específico, enquanto o arquiteto de interiores é graduado em arquitetura e urbanismo, com especialização em interiores.

Sendo assim, o arquiteto de interiores está habilitado a realizar o mesmo serviço que o designer de interiores e também todas as funções de um arquiteto, que abrangem um projeto arquitetônico completo, desde o desenho inicial até o projeto de decoração e luminotécnico, entregando a obra pronta.

Quando optar por um arquiteto de interiores em São Luís?

Como viu, existe diferença entre as profissões do arquiteto de interiores e do designer de interiores. Então, se você deseja contratar um profissional para realizar um projeto de construção ou de reforma completo, que necessite mexer na parte estrutural, seja modificando paredes, alterando elétrica ou hidráulica, chame o arquiteto de interiores.

Já se o objetivo for apenas realizar um projeto de interiores, levando em conta as necessidades de melhorias no aproveitamento do espaço, renovação de revestimentos, móveis e decoração, qualquer um desses dois profissionais vai poder atender ao que for solicitado.

Sobre contratar esse tipo de serviço na própria cidade, ou seja, em São Luís, a vantagem é que o profissional está mais perto do local da obra, podendo agendar visitas e acompanhar todo o processo de perto.

Não é impossível realizar um projeto de interiores com um profissional de outra cidade, mas se tiver preferência por contratar o serviço de acompanhamento da obra, certamente vai querer ter um profissional para fazer consultas presencialmente e ter a companhia dele na hora de comprar materiais de contratar mão de obra.

Aliás, essa é mais uma vantagem de optar por um profissional da cidade onde o projeto vai ser realizado, pois ele já conhece todas as exigências da prefeitura e todas as obrigações legais que necessita cumprir. Também conhece as lojas de materiais com melhor custo benefício e os serviços de mão de obra mais confiáveis.

Melhores arquitetos de interiores em São Luís

Já sabendo que contratar o arquiteto de interiores em São Luís é a melhor opção, seja para obras completas ou para desenhar interiores, precisa ter a preocupação de encontrar o profissional ideal, com quem crie uma conexão. Isso porque cada arquiteto de interiores trabalha de uma forma, com preferência por determinados estilos de decoração, método de trabalho e um jeito próprio de atender e cobrar pelo serviço.

Na hora de pesquisar por profissionais, é interessante já ter em mente quais são os estilos de decoração que aprecia, tipos de revestimentos para paredes e piso de que gostaria, tudo o que vai querer alterar no ambiente e determinar qual é o orçamento disponível para esse projeto. A partir dessas informações só precisa começar a pesquisar profissionais e entrar em contato com eles.

Uma das formas mais simples e eficientes de encontrar alguns dos melhores arquitetos de interiores em São Luís é exatamente essa que está fazendo. Buscar em uma plataforma especializada nessa área, como a homify, para refinar a busca e ir direto ao ponto. Aqui, só precisa escolher o tipo de profissional e cidade que deseja para receber uma lista dos cadastrados e começar a seleção.

Nos perfis dos profissionais encontra dados completos sobre quem é a empresa, o que oferece, além de modelos de projetos em andamento e já entregues para conhecer melhor como os profissionais atuam. Pela mesma página do perfil pode enviar uma mensagem ao profissional ou empresa para tirar dúvidas e solicitar orçamentos.

Não deixe de entrar em contato e trocar ideias com os profissionais, pois o diálogo é essencial antes e depois de contratar esse tipo de serviço. Afinal de contas é o seu lar que está em questão e, com certeza, você quer que tudo fique perfeito no final da execução do projeto.  

Como cobra um arquiteto de interiores em São Luís?

Cada profissional escolhe o jeito que vai cobrar pelos serviços que oferece. Mas para que exista um certo padrão, todos os anos é atualizada uma tabela de valores para ser usada como base.

O profissional pode cobrar um preço fechado por projeto, também por hora técnica quando tiver serviços extras ao combinado inicial. Pode cobrar por consulta ou separar os serviços de elaboração de projeto e de acompanhamento de obras em duas partes distintas.

Uma das bases de cálculo é por metro quadrado, então ele irá considerar quanto custa o metro quadrado no estado. No caso do Maranhão, o mínimo a ser cobrado por metro quadrado para projetos pequenos, entre 10 e 59 metros quadrados, é de R$ 70,00. Se for um projeto com mais de 100 metros quadrados, o preço do metro fica a partir de R$ 37,00. Quanto maior a área, menor o preço.

Por haver essa variação de modos de cobrança, o melhor a fazer é solicitar um orçamento para cada profissional que selecionou. Nesse orçamento virão todas as especificações do serviço, então poderá comparar as ofertas e chegar ao profissional ideal.

Lembre-se, apenas, de considerar mais do que o preço. Não vale a pena pagar barato demais e não ficar satisfeito com o resultado final por ter escolhido um profissional que não é compatível com os seus gostos pessoais. Com essas dicas em mente, só resta começar a pesquisar.