Arquitetos de interiores - Sao Goncalo: Encontre os melhores profissionais | homify

27 Arquitetos de interiores em São Gonçalo

Cidade

Segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo é um importante ponto econômico e de desenvolvimento. Apenas 22 quilômetros distante do Rio de Janeiro, a cidade conta com mais de 1 milhão de habitantes e ótima estrutura urbana.

Quando falamos sobre arquitetura, a cidade traz consigo fortes referências históricas do período de colonização portuguesa, além de influências dos povos indígenas que habitaram ali. Tudo isso pode ser visto na arquitetura local, tanto em casarões, quanto na decoração de interiores.

Outro ponto interessantíssimo é o cultural, que pode ser utilizado para contribuir com projetos decorativos. A cidade abriga uma das principais escolas carnavalescas do Rio, a Unidos do Porto da Pedra, o que atrai a atenção de profissionais e promove ainda maior criatividade local.

Cercada de tantas boas referências, São Gonçalo é o lar de muitos profissionais de arquitetura de interiores, que escolheram a cidade para se desenvolver e oferecer projetos inteligentes para as mais diferentes necessidades dos moradores.

Aqui, na homify, você tem à disposição os melhores profissionais de arquitetura do país e muitos deles estão em São Gonçalo. Vale a pena pesquisar alguns projetos desenvolvidos, selecionar aqueles que estão mais próximos ao que você deseja e consultar agora mesmo um dos profissionais. 

Quais as principais influências para a arquitetura de interiores em São Gonçalo

Portugal trouxe para o Brasil influências arquitetônicas que resistem até hoje. Entre casarões, igrejas e outras estruturas, a arquitetura barroca está entre os principais destaques. Por esse motivo, alinhar essas referências com as soluções de interiores modernas, que priorizam a funcionalidade, pode ser uma solução interessantíssima.

Outra referência com forte personalidade para a arquitetura de interiores é a indígena, que dividiu, por meio de alianças, as terras da cidade com os portugueses.

Por ser uma cidade tão próxima ao Rio de Janeiro, São Gonçalo recebeu também influências do período da monarquia, já que a capital fluminense foi, por muitos anos, também a capital brasileira.

Além disso, é importante lembrar da temperatura média local, sempre seguindo o calor fluminense. O que pede adaptações de interiores que tragam resfriamento de ambientes para minimizar a sensação térmica.

Entender essas características naturais é fundamental quando se pensa em referências para soluções arquitetônicas. Conte com o talento dos profissionais legais para alcançar as melhores soluções para a sua família. 

O que é a arquitetura de interiores

Um projeto de arquitetura de interiores contempla diferentes soluções que garantem ergonomia para a saúde física das pessoas, projetos luminotécnicos, soluções acústicas e térmicas, que reforçam a sensação de conforto.
Essas medidas podem ser implementadas tanto em residências, quanto em ambientes corporativos e comerciais.
O primeiro e principal passo para um projeto de arquitetura de interiores é a fase de pesquisa. Com isso, o profissional contratado pode entender as necessidades dos clientes, levando em consideração o uso dos espaços no dia a dia.
Dessa maneira, um bom projeto de arquitetura de interiores vai além de aspectos estéticos, colaborando diretamente para a qualidade de vida dos moradores e até mesmo influenciando a produtividade de colaboradores.
Outro ponto importante, quanto às soluções corporativas, é o fato de utilizar a arquitetura de interiores para comunicação e apresentação da empresa, reforçando o valor da marca, o que pode resultar em conquista de clientes e evolução nos negócios. 

Como é um projeto de arquitetura de interiores

É comum que você sinta dúvidas sobre o que é, de fato, um projeto de arquitetura de interiores. E para entender quais medidas o seu arquiteto irá propor para sua casa, escritório ou loja, confira os tópicos abaixo:

  • Layout: é um passo importantíssimo de um projeto de arquitetura de interiores, pois é quando o desenho é planejado para orientar a posição dos móveis, complementos decorativos e locais para a circulação das pessoas. Um layout bem definido é fundamental para garantir bem-estar ou até mesmo melhor produtividade. Para apartamentos pequenos, um dos layouts que mais vem sendo valorizado é a integração de espaços, cujos ambientes ficam mais amplos e confortáveis.
  • Ergonomia: garantir soluções ergonômicas é algo diretamente associado à saúde. Seja em projetos residenciais ou corporativos, a ergonomia é um ponto importantíssimo para a arquitetura de interiores. Garantindo elementos ergonômicos, há maior conforto e, por sua vez, produtividade. Portanto, tanto para um escritório em casa quanto na empresa esse é um ponto a se levar em consideração. Entre os elementos que colaboram para ambientes mais ergonômicos estão a iluminação e o mobiliário. Por isso, há de se ter o cuidado de evitar escolhas puramente estéticas. E, já no projeto de arquitetura de interiores, o profissional trará esses cuidados.
  • Economia: no mundo moderno, o planejamento voltado à sustentabilidade é praticamente indispensável. Incentivar soluções ecologicamente inteligentes fará toda a diferença até de maneira educativa. Além disso, soluções sustentáveis geram excelente economia. Tenha em mente ideias como o aproveitamento da iluminação natural para reduzir o consumo de eletricidade, projetos com ventilação cruzada para reduzir a necessidade de ar condicionado ou o reuso de águas pluviais para atividades de limpeza externa. Com simples escolhas já no projeto de interiores, será possível alcançar ótima economia a longo prazo.
  • Imagem: além de iluminação, ergonomia e funcionalidade, um projeto de arquitetura de interiores envolve a imagem geral de um espaço. E isso tem forte poder de comunicação, principalmente em projetos comerciais. Imagine, por exemplo, que sua empresa venda alimentos naturais. Soluções com caixotes adaptados para a decoração e iluminação serão fundamentais. Além disso, a paleta de cores terá forte influência no tipo de comunicação que será trabalhada. Isso poderá ser utilizado em revestimentos, peças decorativas e outras. Como resultado, estará um ótimo reforço de branding para a marca.

Arquitetos de interiores em São Gonçalo

Para um projeto de arquitetura de interiores em São Gonçalo, nada melhor do que contar com profissionais locais. Os profissionais da região são conhecedores das características climáticas e históricas da cidade, o que é fundamental para projetos residenciais, e das características dos consumidores locais, fundamental para projetos comerciais. Os arquitetos de São Gonçalo saberão exatamente o que desenvolver para as características específicas do seu projeto. Além disso, poderão indicar soluções complementares de outros profissionais, como designers de interiores e decoradores.

Não deixe de navegar entre as opções acima para se inspirar com as ideias incríveis.