Arquitetos de interiores - Recife: Encontre os melhores profissionais | homify

11 Arquitetos de interiores em Recife

Cidade

A arquitetura da capital de Pernambuco é conhecida pela sua mistura eclética de prédios que remontam ao século 19 e diversos exemplos da arquitetura moderna. Um dos marcos arquitetônicos da cidade é o Mercado de São José, que foi desenvolvido com grande influência da arquitetura neoclássica européia e foi a primeira edificação construída em ferro pré-fabricado do Brasil. A mistura de culturas que estiveram presentes no local, como portugueses, holandeses e franceses, se reflete na paisagem urbana local, uma grande fonte de inspiração para arquitetos, designers, moradores e turistas. 

Arquiteto de interiores vs designer de interiores

Os dois profissionais estão aptos a desenhar espaços que levem em consideração demandas estéticas dos clientes, além de trazer uma função nova a um cômodo ou espaço ao alterar cores, planejar iluminação, além de outros pequenos detalhes. No entanto, os arquitetos, ou arquitetos de interiores, profissionais que possuem formação em Arquitetura e Urbanismo na faculdade, também estão habilitados a  realizar modificações em estruturas, como por exemplo no caso da remoção de paredes, ou projetos técnicos de elétrica e hidráulica. Os designers de interiores, de acordo com a formação em design de interiores, podem se ater somente à parte estética dos ambientes. Caso seja da vontade do cliente, os dois profissionais podem trabalhar juntos, para que o projeto alcance o objetivo esperado. A arquitetura de interiores e o design de interiores caminham lado a lado, e podem ser complementares dependendo do projeto que você quer levar a frente. 

Como encontrar o arquiteto de interiores ideal para o seu projeto?

Utilize o diretório de arquitetos de interiores do homify para encontrar diversos profissionais da área em Recife. É possível também acessar as especializações de cada um dos arquitetos locais, ver fotos de projetos já realizados e saber o que os clientes anteriores têm a dizer. Tudo estes dados facilitarão a sua escolha por um profissional que atenda às necessidades do seu projeto e que possa atuar tendo em mente as suas demandas estéticas.

Saiba mais sobre alguns serviços realizados por arquitetos de interiores

Em um projeto de arquitetura de interiores o layout é desenvolvido pelo arquiteto para que o ambiente em questão ganhe mais funcionalidade do ambiente e harmonia, tanto em termos estruturais quanto estéticos. Já uma reforma, a revitalização de fachadas ou ampliação de ambientes pode ser o foco, para transformar o espaço da melhor maneira possível, e para que o cliente aproveite o espaço da forma que ele precisa. 

Além destes dois tipos de projeto, arquitetos de interiores também podem trazer soluções no caso de projetos estruturais. Neste caso, a construção ou manutenção de estruturas é o foco do projeto e isso é feito para que as estruturas existentes em determinado ambiente não se partam ou vibrem demasiadamente. Para atingir este objetivo o arquiteto pode optar por realizar o reforço de vigas e pilares, para que paredes possam ser removidas por exemplo. 

Outro projeto que um arquiteto de interiores está apto a fazer é o de instalações elétricas. Neste caso, são desenvolvidas e implementadas instalações elétricas que seguem as normas de segurança e garantem um fornecimento de energia eficiente ao local. O arquiteto de interiores também pode realizar projetos de iluminação, para suprir uma demanda estética ou também funcional, ao trazer aconchego e acolhimento ao ambiente que ele deseja transformar.

Todos estes projetos podem ser realizados tanto no caso da arquitetura de interiores quando na arquitetura residencial. A partir de todas as informações que o arquiteto receber sobre o seu projeto, ele pode criar um desenho que esteja de acordo com as suas demandas e com o seu bolso. O valor de todos estes serviços varia de acordo com as especificações passadas ao profissional.  Quanto maior a complexidade do projeto, mais caro o projeto irá custar.

Fique atento antes de contratar um profissional 

Antes de começar a dar vida ao seu projeto, verifique se o arquiteto que você escolheu  possui o registro obrigatório no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Este registro garante a você a contratação de um profissional que conhece os procedimentos corretos da profissão e pode realizar o trabalho de forma a otimizar todos os recursos. Ele será a pessoa responsável por registrar o projeto da sua casa  na prefeitura de Recife para obter a aprovação para o projeto em questão. 

Legislação e contrato

O arquiteto registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) é o responsável por licenciar o projeto de arquitetura de interiores junto à prefeitura. Todas as regras listadas no Código de Obras da cidade precisam ser seguidas. Tudo isso para garantir um crescimento ordenado da cidade, a sua segurança e os direitos dos vizinhos. Caso o planejamento esteja de acordo com as solicitações, o projeto será atendido. Caso negativo, o arquiteto deverá realizar as alterações necessárias no desenho e adaptá-lo para atender à legislação. 

A realização de um contrato com o arquiteto também é um item importante, mas muitas vezes negligenciado. Neste documento devem ser especificados os direitos e deveres de cada lado, para evitar inconvenientes futuros e contribuir para um andamento harmonioso da obra. O escopo do projeto, o valor dos serviços e as formas de pagamento, os prazos de entrega ou cronogramas, além das obrigações do contratante e contratado. O honorário do arquiteto também deve estar presente no documento. Este pode ser calculado através de um percentual sobre o custo da obra ou pelo custo de cada serviço.