Arquitetos de interiores - Porto Alegre : Encontre os profissionais ideais | homify

71 Arquitetos de interiores em Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul possui uma mistura diversificada de prédios históricos e de referências da arquitetura moderna e contemporânea. Nas últimas décadas, a cidade atravessou o mesmo  processo de verticalização observado em outras capitais de estados brasileiros. Entre os estilos de construção do local destacam-se exemplos da arquitetura neoclássica, que pode ser observado no Theatro São Pedro e diversos outros. Entre os exemplares da arquitetura moderna, destaque para a Fundação Iberê Camargo, inaugurada em 2002. Esta pluralidade característica da cidade fazem com que um passeio por Porto Alegre se torne um celeiro de ideias para projetos de arquitetura de interiores. 

Arquiteto de interiores ou designer de interiores?

Antes de escolher um profissional para realizar o seu projeto é importante saber o que cada um deles está apto ou não a fazer, de acordo com a formação acadêmica. O arquiteto, ou arquiteto de interiores, pode criar o projeto para novas estruturas ou para realizar modificações em estruturas já existentes. Além disso, ele também está habilitado a pode fazer alterações técnicas de elétrica e hidráulica e também pode planejar a parte estética, ao desenhar mobiliário, escolher cores, materiais de acabamento etc.

O designer de interiores é capaz de alterar e planejar a parte estética de determinado ambiente. Ele estuda o layout do local e propõe soluções de acordo com as demandas do cliente, que podem envolver iluminação, som, revestimento, escolha de mobiliário e seleção de cores. Este profissional estudou design, se especializou em design de interiores, e não está habilitado realizar modificações estruturais ou técnicas, que estão limitadas aos arquitetos de interiores. 

Como encontrar o seu arquiteto de interiores?

No homify você pode navegar pelo perfil de diversos arquitetos locais através do nosso diretório de arquitetos de interiores, além de ver fotos de projetos de arquitetura residencial e arquitetura comercial realizados por eles. Além disso, você também pode consultar os projetos já realizados pelo profissional, o que certamente irá ajudar na escolha, além de ler as revisões que outros clientes fazem deste profissional. Com todas estas informações em mãos certamente ficará mais fácil encontrar um profissional que atue tendo em mente as suas prioridades de funcionalidade e estéticas.

O que faz um arquiteto de interiores?

Entre os diversos serviços que podem ser realizados por um arquiteto de interiores estão:

Projeto de arquitetura de interiores:

Neste caso, um layout é desenvolvido pelo profissional  para permitir uma maior funcionalidade do ambiente, sem deixar de lado a estética. 

Reforma: 

Neste caso, podem ser realizados, por exemplo, a revitalização de fachadas, ampliação ou diminuição de ambientes, além da transformação de diversos espaços para um maior aproveitamento. 

Projeto estrutural:

O arquiteto também pode construir novas estruturas ou cuidar da preservação de estruturas, vigas ou pilares já existente, para que elas não se partam, deforme ou vibrem demasiadamente.

Projetos técnicos:

Outra possibilidade muito requisitada dos arquitetos é o desenvolvimento ou implementação de instalações elétricas ou hidráulicas, para garantir um fornecimento de energia e água ao local com a maior eficiência possível. 

Luminotécnica:

O arquiteto também pode realizar um projeto de iluminação para uma infinidade de locais, para valorizar os elementos arquitetônicos e de paisagismo e deixar os ambientes mais acolhedores e confortáveis.

Antes de começar o projeto, o primeiro passo é realizar uma reunião inicial com o arquiteto, na qual serão especificadas as demandas da casa. A partir destas informações o arquiteto fará a proposta de orçamento, na qual incluirá não só os valores do material necessário como também os gastos com mão de obra e de realização do desenho e acompanhamento do projeto. A longo prazo, a contratação de um arquiteto qualificado pode significar economia de recursos e dores de cabeça com a necessidade de corrigir erros causados na fase de construção.

Saiba mais antes de contratar um profissional

Um dos detalhes mais mais importante para se considerar ao procurar um arquiteto é verificar se o profissional escolhido tem experiência em realizar o tipo de trabalho que você deseja – seja em projetos de arquitetura residencial ou de arquitetura comercial – e se eles possuem o seu estilo. É importante lembrar que os arquitetos de interiores precisam ter o registro obrigatório no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que é importante para garantir que o profissional possui uma formação formal e pode prestar o melhor serviço possível de acordo com o que ele aprendeu durante a sua formação acadêmica. O profissional legalmente habilitado poderá ser o Autor ou Responsável Técnico da Obra no pedido de licença da obra.

A legislação de Porto Alegre

No Código de Obras de Porto Alegre  estão escritas as leis que orientam a realização correta dos projetos de arquitetura de interiores para garantir um crescimento ordenado da cidade e os direitos dos vizinhos. O primeiro passo para a legalização da obra é a realização do Registro de Responsabilidade Técnica pelo arquiteto, documento obrigatório de acordo com o conselho da profissão. No projeto entregue à prefeitura para legalização, todos estes detalhes devem estar de acordo com o Código de Obras. Assim que a Licença de Obras seja emitida, a construção pode seguir em frente.

Através da realização de um contrato com o arquiteto você também evita qualquer tipo de desgaste com este profissional. O escopo do projeto, o valor dos serviços e as formas de pagamento, os prazos de entrega ou cronogramas, além das obrigações do contratante e contratado são alguns dos itens que devem estar descritos, assim como o honorário do arquiteto. Este pode ser calculado através de um percentual sobre o custo da obra ou pelo custo de cada serviço. Se você quiser saber se o preço que o seu arquiteto cobrou é justo, consulte a tabela de honorários de Arquitetos e Urbanistas no CAU/BR.

Buscar imagens relacionadas