Arquitetos de interiores em Natal
A capital do Rio Grande do Norte, fundada em 1599, tem séculos de história para oferecer e inspirar quando o assunto é arquitetura e decoração. Primeiramente habitada pelos índios e depois colonizada por europeus, a cidade conta com uma bela mistura cultural que influencia o trabalho dos arquitetos de interiores em Natal.
Essas influências são apresentadas ao público anualmente por meio de eventos importantes, como a participação de Natal na Mostra Casa Cor, reunindo grandes nomes da arquitetura e do design de interiores na cidade.
Outro evento interessante que pode visitar e encontrar muita inspiração é o Eureka, uma feira de decoração que apresenta as tendências e novidades no mundo do design de interiores, e também oferece palestras e outras atrações. Sem esquecer da Feira Internacional de Artesanato que também traz muitas ideias para a decoração.
Significa que existem grandes profissionais disponíveis para quem está procurando por arquitetos de interiores em Natal. Também tem um forte mercado para que o próprio cliente conheça melhor sobre esse mundo e possa explicar ao profissional o que espera do seu projeto de interiores.
Cada região do país tem sua história desde antes da colonização e durante esse período. As características que formam cada história variam de acordo com a cultura e os hábitos dos povos antigos, também conforme o clima e a vegetação de cada região.
Em Natal, a história foi escrita pelos índios, depois pelos portugueses e pelos povos africanos também. Sendo assim, a riqueza cultural é grande e o que não faltam são ideias para que um arquiteto de interiores que vive em Natal possa se inspirar na hora de criar seus projetos.
As principais influências estão nos elementos que trazem referências indígenas e africanas, das festas típicas, do folclore, com muito colorido e elementos naturais, representando a vida em harmonia com a natureza. Para uma decoração bem tradicional, que traga a riqueza cultural para dentro dos ambientes de casa, os elementos artesanais que representam a cultura são bem-vindos, como as clássicas rendas de bilro e as garrafinhas de tibau.
As belas paisagens e o fato de ser uma das cidades mais ensolaradas do país também são inspirações para os arquitetos de interiores que conhecem tão bem a cidade. Eles elaboram projetos que sejam leves, alegres e confortáveis, pensando no clima quente e tropical. Utilizam muitas plantas na decoração, de preferência nativas da Mata Atlântica, para garantir ainda mais beleza e conforto térmico aos ambientes.
Se nunca recorreu a um profissional para montar os ambientes da casa, saiba que essa é a função do arquiteto de interiores. Ele vai atuar conforme a necessidade de cada cliente. Pode contratá-lo se estiver construindo, reformando ou remodelando um ou mais cômodos da casa.
Esse profissional vai estudar o ambiente, conhecer as necessidades do cliente e então criar um projeto que envolve muitos aspectos. O arquiteto vai determinar qual será o estilo do ambiente, se vai ser moderno, rústico, retrô, clássico ou industrial, entre outros estilos. Então, irá sugerir os revestimentos de paredes, piso e teto, os móveis, tapetes, cortinas, objetos decorativos e a iluminação. Se precisar de algum reparo, também vai poder sugerir e liberar a execução, pois sua formação em arquitetura ou arquitetura de interiores permite que se responsabilize por alterações estruturais.
Todos os detalhes que o profissional colocar no projeto vão ter um motivo que envolve técnica e criatividade. Ele vai pensar na ergonomia do ambiente para que seja funcional e confortável. Vai considerar o clima da cidade, que é quente, para que os residentes aproveitem os ambientes com bem-estar.
Pensar em soluções sustentáveis também faz parte do que o profissional inclui no projeto, por exemplo, valorizando as janelas do ambiente para que o sol abundante que tem em Natal ilumine a casa até o anoitecer, economizando energia.
Enfim, o arquiteto de interiores vai elaborar o projeto completo de tudo o que envolve as necessidades técnicas e o estilo da decoração de ambientes internos. Depois dessa etapa também pode contratar esse profissional para acompanhar a execução do projeto, ajudando na escolha dos materiais, na contratação da mão de obra e controlando o prazo para que tudo fique pronto na data prevista.
Assim como é feito em projetos de arquitetura para construção, o serviço do arquiteto de interiores vai considerar, quase sempre, a metragem do espaço a ser trabalhado. Esse é o primeiro ponto, então precisa saber quais são as medidas do ambiente quando for solicitar o orçamento.
Considerando apenas as metragens, existe uma tabela elaborada pela Associação Brasileira de Designers de Interiores que sugere valores mínimos a serem cobrados por metro quadrado, conforme o estado. No caso do Rio Grande do Norte os preços do metro quadrado são a partir de R$ 70,00, podendo o profissional cobrar mais do que isso ou menos, caso a área a trabalhar seja bem grande.
Esse valor é considerado para determinar o preço apenas do projeto. Ainda assim o profissional poderá adicionar outros valores conforme a realidade atual do mercado, sua experiência e disponibilidade. Se não quiser fazer o projeto, pode contratar apenas uma ou mais consultas. Se quiser o projeto e também o acompanhamento da obra, costuma-se cobrar, por esse segundo serviço, uma porcentagem entre 10 e 15% do valor total da obra.
Então, o preço que vai pagar para contratar um arquiteto de interiores em Natal é bastante variável. Para encontrar o profissional ideal, que seja compatível com suas necessidades e com o seu orçamento disponível, o melhor que pode fazer é entrar em contato com profissionais da cidade e solicitar orçamentos.
Uma forma prática e eficiente de fazer isso é pesquisando por arquitetos de interiores em plataformas especializadas, como a homify, onde há muitos profissionais da área cadastrados esperando pelo seu contato. Visite perfis, conheça o trabalho de cada profissional e envie uma mensagem. Depois que receber os orçamentos, avalie com calma cada proposta para saber o que inclui o serviço e fazer a escolha certa.