Arquitetos de interiores - Manaus: Encontre os melhores profissionais | homify

4 Arquitetos de interiores em Manaus

Cidade

Os prédios antigos que povoam a paisagem urbana de Manaus tiveram grande inspiração em projetos arquitetônicos de países como a Inglaterra, a Grécia e a Itália devido ao grande número de imigrantes presentes na cidade no século 19. Uma grande referência arquitetônica da cidade que carrega esta multiculturalidade é o Teatro Amazonas, construído em 1881. Com o crescimento do comércio de borracha no local a partir do século 20, a cidade precisou se reinventar para criar mais moradias, o que resultou na sua verticalização, assim  como a construção de diversos outros edifícios com influência da arquitetura moderna. Esta mistura interessante fez com que a cidade se tornasse única do ponto de vista da arquitetura de interiores. 

Diferenças entre arquitetura de interiores e design de interiores

Arquitetos e arquitetos de interiores são profissionais especializados em desenhar espaços que estejam de acordo com demandas estéticas e funcionais dos clientes. De acordo com a formação em Arquitetura e Urbanismo na faculdade, este profissional está apto a realizar modificações em estruturas, como por exemplo no caso da remoção de paredes, ou projetos técnicos de elétrica e hidráulica. Os arquitetos também podem planejar a parte estética dos interiores. Já os designers de interiores são os profissionais que, de acordo com a formação em Design, podem planejar somente a estética dos ambientes, como escolha de mobiliário, seleção de cores, desenho de um projeto de luminotécnica, entre outros. Os dois profissionais podem apresentar trabalhos complementares, caso esta seja a demanda do cliente, para tornar o projeto o mais de acordo possível com as demandas. 

Como encontrar o arquiteto de interiores para o seu projeto?

Consulte o diretório de arquitetos de interiores do homify para encontrar o profissional que mais se encaixa no perfil da sua obra. Além de ter acesso ao portfólio e ao website de vários profissionais de arquitetura e design, no homify você também pode consultar os depoimentos de clientes antes de decidir pela contratação do profissional que você escolheu para tocar o seu projeto.

O que um arquiteto de interiores pode fazer

Este profissional pode oferecer diversos tipos de serviços tanto no caso de arquitetura comercial quanto para a arquitetura residencial. Entre eles, a realização de um projeto de arquitetura de interiores, que consiste na criação de uma planta com o maior aproveitamento do espaço possível, levando em consideração as solicitações estéticas do cliente, além de pensar na funcionalidade e no conforto no local. Também é possível realizar o projeto de reforma com esse profissional. Neste caso, o arquiteto aproveita uma estrutura já existente e faz com que ela se torne mais de acordo com a realidade do morador. O arquiteto pode optar ou não por manter as características originais do local e acrescentar as demandas do dono da casa, sejam elas de diversos tipos. Projetos estruturais também podem ser realizados pelo arquiteto, que pode decidir reforçar estruturas, vigas ou pilares, no caso da remoção de uma parede por exemplo.

O arquiteto também está apto a criar e implementar instalações elétricas e hidráulicas de acordo com as normas de segurança recomendadas, para garantir que o fornecimento de água e energia elétrica aconteça da melhor maneira possível. Outro projeto que pode ser realizado por este profissional é o de luminotécnica. Além dos evidentes benefícios estéticos de uma iluminação bem feita, o arquiteto pode utilizar recursos como luminárias, lustres, spots e balizadores para tornar qualquer espaço mais aconchegante e confortável.

O tipo do projeto e a sua complexidade são levados em conta na hora de realizar uma projeção do custo de cada projeto. O valor do honorário dos arquitetos podem ser consultados no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) caso você queira verificar se o valor cobrado pelo seu arquiteto está de acordo com a média do seu município. 

Outros detalhes como o tipo de mão de obra contratada, o tipo de terreno, qualidade da estrutura existente, entre outros, também devem ser somados para se chegar ao custo final da obra. Além disso, o padrão dos acabamentos, o tamanho do pé direito, o número de pavimentos e cômodos demandam mais mais recursos financeiros no caso da construção de uma casa. Com as informações do seu projeto em mãos e sanadas todas as suas dúvidas, este profissional poderá elaborar a planta do seu projeto e passar um orçamento que esteja o mais próximo possível ao valor que você irá gastar na obra.

Pesquise antes de contratar um profissional 

Antes de contratar um arquiteto local verifique se ele possui o registro obrigatório no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Este registro garante que você está contratando um profissional que estudou Arquitetura e Urbanismo na faculdade, e que está habilitado a realizar o projeto que você precisa.

Fique atento à legislação de Manaus

É importante seguir as regras de construção da cidade, contidas no Código de Obras de Manaus, para garantir que a sua obra seja considerada legal no ponto de vista do município Com todos os documentos necessários em mãos, o arquiteto deverá encaminhar o pedido ao Poder Público Municipal, para que este aprove a sua solicitação ou não. Caso negativo, basta solicitar as alterações necessárias e dar entrada no processo novamente. Mais uma vez é importante ressaltar que somente projetos assinados por um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Amazonas– CREA-AM serão aceitos.