Arquitetos de interiores - Maceio: Encontre os profissionais ideais | homify

14270 Arquitetos de interiores em Maceio

Ascvarquitetas
Arquitetas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Design de Interiores (2008). Anos trabalhando
LAM Arquitetura | Interiores
Atuamos no desenvolvimento de soluções em projetos de arquitetura e interiores para área residencial (casas e apartamentos
arquiteta aclaene de mello
Aclaene de Mello, arquiteta e urbanista, técnica em decoração de interiores e especialista em desenho de móveis. Participante
INÁ Arquitetura
MANIFESTO INÁ Arquitetura Arquitetura não é criar o que a gente acha bonito. É encontrar a beleza no que melhor te representa
Margareth Salles
Arquiteta radicada no Rio de Janeiro Projetos - obra civil - decoração - marcenaria. Orçamentos de projeto com estimativa
Studio²
À frente do Studio² estão as Arquitetas Cindy Maia e Flávia Steil. O escritório atua há pouco mais de 2 anos na Cidade de
ANNA MAYA ARQUITETURA E ARTE
Criar um espaço é como con­tar a história de uma vida. Por isso, nos dedicamos a enten­der os dese­jos e neces­si­dades
SESSO & DALANEZI
A Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design foi criada pelos jovens arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi, em 2009,
Bibiana Menegaz - Arquitetura de Atmosfera
PERFIL ARQ SENSE É a capacidade da arquitetura de despertar lembranças e emoções através de estímulos sensoriais. Dessa
Erlon Tessari Arquitetura e Design de Interiores
Erlon Tessari Arquitetura e Design de Interiores. Arquiteto com  10 anos de experiência em design de interiores com extenso
Flávia Kloss Arquitetura de Interiores
Ganhei minha reputação criando interiores maravilhosamente harmonizados e personalizados para meus clientes. Meu objetivo
Raduan Arquitetura e Interiores
A Raduan é um escritório de arquitetura e interiores que desenvolve projetos exclusivos e personalizados, respeitando a
Susana Fiuza Arquitetura e Interiores
Atuando no mercado há mais de 18 anos, Susana Clark Fiuza conta com uma equipe de arquitetos e desenhistas preparados e
Whill Barros Arquitetura e Design
Escritório atua no mercado de Arquitetura desde o ano de 2014, sempre visando soluções criativas, funcionais e inovadoras
Arquitetura 8 - Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro
Os arquitetos Ana Spagnuolo e Marcos Ribeiro, tem formação na área de Arquitetura e Urbanismo há mais de 14 anos, mesmo
Johnny Thomsen Arquitetura e Design
O Escritório Johnny Thomsen Design de Interiores se encanta com as possibilidades da arquitetura de interiores pois acredita
Pereira Reade Interiores
Amigas desde pequenas, Adriana Pereira e Carolina Reade trabalharam 10 anos no escritório de Clarisse Reade e, em 2008 abriram
Arquiteta Jéssica Hoegenn - Arquitetura de Interiores
Realizando sonhos! Cada novo projeto é a realização de um sonho. Acreditamos que os ambientes devem refletir a personalidade
Infinity Spaces
Infinity Spaces - Arquitetura e Interiores

Arquitetos de interiores em Maceió

Maceió é uma cidade encantadora, popular e muito procurada, tanto pelo seu potencial turístico, quanto por ser a capital do estado. Sendo assim, não faltam ofertas de serviço de arquitetos de interiores em Maceió e outros profissionais relacionados à área de arquitetura, design e paisagismo.

Você sabe o que faz um arquiteto de interiores, qual a diferença para outras profissões com nomes semelhantes e se é mesmo desse profissional que precisa contratar? Tire suas dúvidas antes de começar a busca pelo profissional ideal, sabendo que serviços ele pode oferecer.

Qual a função dos arquitetos de interiores em Maceió?

Ao buscar pelo serviço de arquiteto de interiores em Maceió vai receber soluções tanto em arquitetura quanto em design de interiores, pois esse profissional tem as duas formações.

Enquanto arquiteto, o profissional pode elaborar projetos arquitetônicos e de urbanismo, acompanhar e ser o responsável pela obra, realizar reformas, ampliações e remodelações. Enquanto designer de interiores, vai agregar seus conhecimentos em arquitetura com a especialização em interiores o oferecer projetos completos.

Para os interiores, o profissional e o cliente irão decidir juntos quais serão os revestimentos de pisos, parede e teto. A escolha dos móveis e do estilo geral de cada ambiente também faz parte dessa etapa, bem como a preocupação com a iluminação natural e artificial, o melhor aproveitamento do espaço e sua funcionalidade.

Cada profissional ou escritório vai oferecer um leque diferente de serviços dentro de todas essas possibilidades que a profissão permite atuar. Por isso que é importante visitar os perfis das empresas aqui na homify e conhecer melhor o que cada uma oferece.

Assim poderá conferir modelos de projetos em andamento, os já entregues, ver depoimentos de clientes para então selecionar quais os que mais gostou e entrar em contato. Nessa área a conversa entre cliente e profissional é essencial para que as ideias sejam compreendidas e todos os detalhes atendidos.

Devo contratar um arquiteto de interiores ou designer de interiores?

Como deve imaginar, essas duas profissões não são a mesma coisa, porém então relacionadas. O arquiteto está habilitado a fazer mais do que o designer. O arquiteto de interiores pode assumir um projeto de construção ou de reforma completo, desde o início até a entrega, com tudo decorado. Já o designer somente pode realizar os serviços que envolvam alterações na parte interna de espaços já construídos.

Se você deve contratar um ou outro, vai depender do tipo exato de serviço que está precisando. Se for além do que um designer pode oferecer, a escolha deve ser por um arquiteto de interiores.

Na dúvida sobre qual é o profissional que deve contratar, na hora de solicitar os orçamentos, explique em detalhes tudo o que precisa ser feito na sua obra. Então, na resposta, o profissional irá dizer o que faz e o que não faz sobre o que foi solicitado.

Quanto custa um projeto de arquitetura de interiores em Maceió?

Na hora de cobrar por um projeto, o preço vai depender do que precisará ser feito e do tamanho da área a ser trabalhada. Isso porque o arquiteto de interiores pode realizar diversos serviços, precisa especificar para que ele compreenda a complexidade e faça o orçamento.

Quanto ao tamanho da área, essa é uma das formas mais comuns de cobrança por projeto de interiores, inclusive que muitos arquitetos também são adeptos. Existe uma tabela de base com valores mínimos a serem cobrados por metro quadrado na hora de elaborar um projeto.

No caso de Maceió, considera-se o valor mínimo estipulado para o estado de Alagoas. Por exemplo, para projetos de até 59 m2 o valor por metro é a partir de R$ 70,00. Quanto maior o espaço, menor o preço. Mas deve levar em consideração que ainda podem ser adicionados outros valores de honorários do profissional.

Esse é o preço apenas por projeto. Se quiser, deve contratar separadamente o serviço de acompanhamento de obras, no qual o arquiteto de interiores fica responsável por acompanhar o cliente na compra de materiais e sugerir recomendações para a contratação da mão de obra.

Ele vai fazer uma quantidade determinada de visitas ao local e garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o planejado, sem atrasos. Se houver algum imprevisto, também estará à frente da equipe para que o cliente não tenha que resolver situações as quais não tem conhecimento técnico para fazer. Para esse tipo de serviço geralmente é cobrado um valor de 10 a 15% do custo total da obra.

Se não quiser um projeto completo nem acompanhamento de obra, apenas algumas sugestões para que você mesmo faça as mudanças nos ambientes, pode apenas fazer uma consulta com esse profissional, que costuma custar a partir de R$ 125,00 dependendo da região e da experiência do profissional.

Informações sobre o Alvará de Construção em Maceió

Se você quer contratar o serviço completo de um arquiteto de interiores em Maceió, seja para construir, reformar ou ampliar, vai precisar de um Alvará de Construção emitido pela Prefeitura.

Quem vai atrás dessa documentação é o próprio arquiteto, quando ele assume ser o responsável técnico pela obra. Mesmo assim é bom saber quais são as obrigações e documentações para conseguir esse alvará:

  • 4 jogos de plantas completas do projeto;
  • Documentos de posse do terreno;
  • Certidão negativa de débitos do terreno ou imóvel;
  • Documentos de identificação e de residência do proprietário e do responsável pela obra;
  • Registro de Responsabilidade Técnica por parte do arquiteto ou engenheiro.

O arquiteto, que já fez todo o projeto antes de ir solicitar o Alvará, vai reunir todos esses documentos e dar entrada na solicitação. Estando tudo em ordem e após pagar as devidas taxas, o Alvará será liberado.

Esse documento tem validade de seis meses a um ano e depois que a obra estiver concluída é necessário entrar com um pedido no Habite-se para que o local seja liberado para ser habitado.

Para ter mais informações sobre taxas e os detalhes de documentos que podem ser solicitados para cada caso, o interessado deve ir à Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – SEDET. É onde os Alvarás são solicitados.

Buscar imagens relacionadas