Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina e conta atualmente com quase 600 mil habitantes, além de possuir um alto nível no índice de desenvolvimento humano, tendo em vista que se situa na 21a colocação nacional. Joinville também possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. Também conhecida como a cidade das flores, este é um município com a economia fortemente voltada para as indústrias.
Porém não somente a partir da indústria que a cidade é abastecida. A cultura de Joinville é ampla e rica, contando com eventos culturais muito marcantes. O Festival de Dança de Joinville é o maior do mundo e recebe dançarinos dos mais diversos tipos. Também comporta no município o Teatro Bolshoi, uma filial do original da Rússia, única fora de seu país de origem. Dentre tantos outros atrativos culturais está o patrimônio de arquitetura de Joinville, que conta com antigas casas em estilo enxaimel, vindas dos antepassados alemães, que fazem parte do aspecto pluralista da população atual joinvillense. Nos dias de hoje a cidade tem um povoamento muito variado, porém muito ligado a questões culturais e da arte, tão importantes e presentes na rotina do município. Uma profissão que busca unir cultura, arte, inovação e design é a arquitetura. Em Joinville os arquitetos buscam inspiração no dia a dia do cidadão com seus costumes e história, para a partir disso, criar belos e incríveis ambientes. A profissão é muito abrangente e complexa, porém existem arquitetos que trabalham somente com projetos de interiores e são especialistas no assunto. A seguir, entenda um pouco mais sobre a arquitetura de interiores em Joinville:
O arquiteto e urbanista é um profissional que atua em diversos tipos de projeto. Desde a construção de casas e prédios, até grandes campos industriais, em que desenvolve projetos de arquitetura, luminotécnica, hidrossanitário e lançamento estrutural. O arquiteto de interiores possui essas mesmas qualificações, porém opta por atuar mais na arquitetura de áreas internas. Esse profissional desenvolve projeto de layout, onde ele define paredes e estruturas que devem ser removidas ou construídas, para a otimização do espaço. Também desenvolve os projetos de pontos hidráulicos, gesso, acústica, conforto térmico, luminotécnica, paginação de pisos e revestimentos, projeto de marcenaria, entre outros. Cada projeto é único e especial, portanto alguns necessitam mais intervenção e desenvolvimento de projetos, outros menos.
Muitas pessoas compram imóvel em planta e não sabem por onde começar a planejar os cômodos internos. Por isso é tão importante contratar um arquiteto de interiores: para desenvolver um projeto especialmente para você e de acordo com o potencial do seu imóvel. Desta forma você poderá visualizar imagens, plantas e o projeto do apartamento, que será uma tradução das suas preferências e sonhos. O arquiteto de interiores saberá otimizar espaços pequenos por exemplo, assim como irá desenvolver funções e usos para áreas mais amplas. Ele irá projetar o layout do imóvel e poderá sugerir quebra de paredes ou construção de novas, poderá atualizar pontos de água e de iluminação e desenvolver um projeto com mobília embutida para que o espaço seja valorizado e otimizado. Uma reforma feita por esse profissional é muito benéfica até mesmo para a venda posterior do imóvel, que estará altamente valorizado.
Uma boa forma de encontrar profissionais da área é visitando lojas de decoração, revestimentos, iluminação, mobília e marcenarias em Joinville. Por serem locais que os arquitetos de interiores frequentam muito, com certeza haverá indicação de algum profissional de confiança. Indicações feitas por conhecidos também são muito bem vindas. Outra forma mais rápida de encontrar arquitetos é através da pesquisa online. No buscador comum você já encontrará alguns arquitetos de interiores. Aqui na homify estão alguns dos profissionais mais qualificados de Joinville, e além disso você pode acessar o perfil de cada um deles para conhecer mais de seu trabalho e até solicitar orçamento.
Os valores de projetos de aquitetura de interiores variam muito de acordo com a complexidade do projeto, dimensão do mesmo e profissional. De uma forma geral, um projeto para um apartamento comprado em planta baixa tende a ser mais barato do que um projeto e execução de uma reforma de uma casa antiga, por exemplo. Isso porque edificações antigas usualmente apresentam mais surpresas em obra, além de desafios estruturais e acabam exigindo mais intervenção do profissional. A dica aqui é: solicite pelo menos três orçamentos de profissionais diferentes. Compare o valor do metro quadrado e também analise com atenção os itens descritos na proposta de cada arquiteto. Escolha aquele que estiver mais próximo da sua realidade orçamentária e também de suas expectativas para a estética da reforma.
Depois que você tiver encontrado o profissional ideal para a sua reforma em Joinville o trabalho será iniciado. Primeiramente o profissional fará uma visita no imóvel a ser reformado, para avaliar as condições térmicas, insolação, piso, pontos elétricos e hidráulicos, entre outros. Também fará um levantamento métrico do local nesta etapa. Joinville é uma cidade muito chuvosa e úmida, durante todo o ano. Isso será avaliado pelo profissional também, que desenvolverá o projeto pensando em melhorar essa condicionante.
Tendo feito isso, o arquiteto iniciará o projeto em meio digital. Aqui será desenvolvido planta baixa, vistas laterais e maquete eletrônica (se assim estiver descrito no contrato).
Assim que os projetos estiverem bem encaminhados, o arquiteto irá apresentar essas ideias preliminares, para que o cliente possa avaliar e aprovar o projeto, ou solicitar alteração do mesmo. A missão do profissional é chegar exatamente onde o cliente quer, com todas as suas expectativas, porém dentro da realidade que o imóvel permite.
Depois de aprovados os projetos, será dado início a obra. Aqui também existe outro ponto a ser avaliado pelo cliente: contar com acompanhamento técnico do arquiteto ou não. É altamente recomendado contratar o acompanhamento do profissional. Muitos deles fazem toda a contratação necessária para a obra e também dos materiais. Desta forma se evitam imprevistos, gastos não esperados e surpresas durante a obra.