Arquitetos de interiores - Guarulhos: Encontre os melhores profissionais | homify

164 Arquitetos de interiores em Guarulhos

Cidade

Arquitetos de Interiores em Guarulhos

Guarulhos é a maior cidade do estado de São Paulo depois da capital, possui o mais importante aeroporto internacional do país e, segundo o IBGE, em 2016 foi considerada a 12ª cidade mais rica do Brasil.

Além dos fatores acima, a cidade é um ótimo lugar para morar porque o centro de Guarulhos está localizado a apenas 20 quilômetros da região central da cidade de São Paulo, entretanto o custo de vida na cidade é bem menor do que na Capital. Se você mora na cidade e está em busca de um arquiteto de interiores para reformar sua casa ou apartamento, não deixe de conferir as dicas abaixo sobre o que faz cada profissional, como encontrar arquitetos de interiores em Guarulhos e quais os documentos necessários para fazer uma reforma na sua cidade.

Qual a diferença entre decoradores, designers de interiores e arquitetos de interiores?

Quando se pensa em fazer uma reforma, sempre surge a dúvida de qual profissional contratar: decorador, designer de interiores ou arquiteto de interiores. Se você está passando por essa fase agora, entenda o que faz cada um dos profissionais:

O decorador é o profissional que pode escolher o mobiliário, as cores de cada parede, tapetes, vasos, almofadas, quadros, papel de parede, plantas, etc, com a finalidade de tornar o ambiente mais bonito. Dessa maneira, seu trabalho é o toque final de uma obra.

O designer de interiores, além do trabalho do decorador, pode projetar o espaço seguindo as normas técnicas de acústica, luminotécnica, ergonomia e conforto térmico. Seu trabalho restringe-se a espaços internos que já estão construídos e as modificações sugeridas pelo designer não podem interferir na estrutura da edificação, ou seja, não devem constar do projeto de design de interiores: demolição e construção de paredes, novas aberturas (janelas e portas), novos pontos elétricos ou hidráulicos.

O arquiteto de interiores é o profissional que se formou em Arquitetura e Urbanismo, então pode exercer todas as atividades descritas acima e também projetar a construção ou demolição de paredes, fazer projeto estrutural, hidráulico e elétrico tanto de áreas internas quanto externas.

Cada vez mais, estes profissionais estão trabalhando juntos para entregar um resultado de muita qualidade para os clientes. Obviamente, cada profissional tem um nível de aprofundamento em conhecimentos específicos, então as profissões são complementares.

Como encontrar arquitetos de interiores em Guarulhos

Antes de começar a busca por profissionais, defina de maneira bem clara o que você deseja fazer. Os arquitetos podem prestar diferentes tipos de serviço, como, por exemplo: projeto de regularização fundiária; projetos urbanísticos como de loteamentos; projetos arquitetônicos de edificação e reforma; projetos de paisagismo; projetos de instalações efêmeras; projetos de arquitetura de interiores; acompanhamento e execução de todos os projetos acima. 

Com tantas atribuições, obviamente existem profissionais especializados em cada tipo de projeto, então se você está em busca de um profissional para fazer a reforma interna da sua sala, cozinha, banheiro, etc, procure por um arquiteto de interiores.

Para encontrar arquitetos de interiores em Guarulhos, basta fazer uma busca por cidade na homify. Você pode encontrar também no site: eletricistas, carpinteiros, marceneiros, paisagistas e tudo o que for necessário para executar sua reforma.

O orçamento com o arquiteto de interiores pode ser feito online através do site do homify, o que garante que você possa ter um comparativo de valores de vários profissionais e também economiza tempo. Como Guarulhos fica próximo de São Paulo e de Mairiporã, vale a pena estender a busca para essas cidades na hora de procurar o profissional que você deseja.

Documentação necessária para reformar em Guarulhos

Se a obra não acrescentar ou suprimir área da edificação, não é necessário nenhuma aprovação da prefeitura municipal. 

Entretanto, se a reforma mudar a área original da edificação, você deverá solicitar um Alvará de Aprovação de Reforma junto à Prefeitura. Em Guarulhos, é necessária a apresentação dos documentos abaixo:

  • Requerimento padrão: é um documento que pode ser preenchido no site da prefeitura, com dados básicos do solicitante, do imóvel e do que pretende ser feito;
  • Duas vias do projeto simplificado do imóvel, feito por um arquiteto ou profissional autorizado;
  • Memorial descritivo: também pode ser preenchido online, nele constarão todas as informações específicas da construção (tipo de piso, fundação, paredes, forro, instalação elétrica, etc..)
  • Cópia do Registro de Responsabilidade Técnica emitido pelo profissional responsável;
  • Cópia da escritura ou do contrato de compra e venda do imóvel;
  • Cópia do carnê de IPTU do imóvel;
  • Duas vias do Termo de opção e ciência do recolhimento do ISSQN (imposto sobre serviço de qualquer natureza): necessário quando o proprietário do imóvel for pessoa física, também é um documento padrão que pode ser preenchido online com os dados da obra;
  • Planta da quadra do imóvel: fornecida pela prefeitura;
  • Comprovante de pagamento da taxa de análise UFGs, que possui valor de R$ 165,94.

Caso se modifique o uso da edificação – por exemplo: uma casa possui uso residencial e agora passará a ser uma loja, tornando-se comercial – serão necessários todos os documentos acima e mais o Atestado de Condições de Uso para o Uso pretendido, assinado pelo profissional responsável técnico. Em ambas as situações, apenas após a emissão do Alvará, a obra poderá ser realizada.

Registro de Responsabilidade Técnica

O trabalho de um arquiteto vai muito além de se preocupar com a estética. O profissional deve se preocupar com a funcionalidade dos ambientes projetados, com a segurança de quem está executando a obra e de quem vai morar no espaço, com as técnicas construtivas escolhidas e materiais. Ou seja, um arquiteto teve uma formação técnica na universidade e, por isso, possui uma responsabilidade técnica sobre qualquer serviço que fizer, mesmo sendo de arquitetura de interiores.

Por isso, ao contratar qualquer serviço de um arquiteto, exija o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), que é emitido pelo próprio profissional através do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Além de ser imprescindível caso haja aprovação do projeto pela prefeitura de Guarulhos, este é o documento garante que sua obra está sendo realizada por um profissional devidamente habilitado.