Arquitetos de interiores - Florianópolis: Encontre os melhores profissionais | homify

11 Arquitetos de interiores

Cidade

Arquitetos de interiores em Florianópolis

A capital de Santa Catarina se situa em uma ilha, conhecida também pelos locais como Ilha da Magia, ou apenas Floripa. Local que conta com mais de 100 praias e diversas atrações dentre elas a gastronomia, noites agitadas, museus, bairros com arquitetura colonial açoriana e as tão procuradas praias e dunas. A população residente da ilha é de quase 500 mil habitantes e a mesma já foi considerada pela revista Veja “o melhor lugar para se viver no Brasil”. 

Florianópolis não é uma cidade industrial, porém conta com uma economia fortemente baseada na tecnologia da informação, turismo e prestação de serviços. 

A população atual de Florianópolis é muito diversificada e conta com novos habitantes a cada dia, já que se trata de uma capital tão rica e diversificada. Composta principalmente por descendentes de portugueses, italianos e alemães, a cultura de Florianópolis é de um requinte e bom gosto que são visivelmente aparentes ao percorrer as ruas da capital. Tanto para a moda quando para a arquitetura e decoração, a população da ilha esbanja de bom gosto e sofisticação. Muitos dos estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e shoppings de Florianópolis contam com materiais e referências ao mar, devido a sua proximidade e localização. Materiais como madeira, pedras, tramas naturais, tecidos leves e de cores claras, entre outros, são frequentemente vistos na decoração e no design de diversos espaços ao redor da ilha. 

Para o desenvolvimento destes ambientes tão bem programados que existem pela ilha, são contratados arquitetos responsáveis e carregados de ideias e inovação. Veja a seguir o que faz um arquiteto de interiores e como encontrá-los em Florianópolis:

O que faz um arquiteto de interiores?

O arquiteto de interiores é o profissional que transforma ambientes internos, seja através de decoração, design, layout ou através do conjunto de todos estes itens. Um arquiteto de interiores possui formação em arquitetura, portanto pode atuar em grandes projetos arquitetônicos, projetos de urbanismo, hidráulicos e elétricos.

Cada arquiteto de interiores possui sua própria forma de trabalhar, porém de uma forma geral eles trabalham em algumas etapas, que são:

  • Reunião inicial: Antes de iniciar um projeto é necessário avaliar as necessidades do cliente e do espaço. Nesta etapa o arquiteto irá absorver e compreender estas coordenadas.
  • Projeto: Após a reunião inicial e após realizado um levantamento de dados técnicos necessários para o profissional, será dado início ao projeto.
  • Aprovação do projeto: A aprovação do projeto é feita pelo cliente. Se atende a todas as suas necessidades, ele irá partir para a etapa da execução e se não atende, será alterado até chegar na expectativa do cliente.
  • Execução da obra: A execução da obra engloba as diversas disciplinas existentes no projeto, sejam elas marcenaria, revestimentos, elétrica, hidráulica, entre outros. Aqui o profissional irá apresentar fornecedores e parceiros necessários para a execução do projeto conforme o detalhamento desenvolvido no mesmo.

Qual a diferença de arquiteto de interiores e designer de interiores?

A diferença se baseia na formação do profissional. O arquiteto de interiores é formado em arquitetura e portanto é portador do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CAU é um órgão federal que dá direito e licença ao exercício do arquiteto e urbanista para atuar nas diversas modalidades existentes na profissão, sendo uma delas a arquitetura de interiores. É um profissional completo, já que ele pode ser responsável por construir e demolir, ações muitas vezes necessárias na arquitetura de interior. 

O designer de interiores por outro lado é um profissional focado em conceber projetos de reforma e adequação de espaços internos, porém sem a intervenção de demolir ou construir paredes e estruturas, já que não possui autorização para esse tipo de ação de acordo com a lei.

Como encontrar um bom arquiteto de interiores em Florianópolis?

Existem muitos escritórios de arquitetura em Florianópolis, que é uma capital que tem como uma de suas bases econômicas a prestação de serviços. Por se tratar de uma ilha com tráfego muito intenso, a forma mais rápida e fácil de encontrar profissionais é pela internet. Aqui mesmo na homify você encontra alguns excelentes profissionais que atuam na ilha. Outra forma seria através de indicações feitas por conhecidos, ou até indicações feitas por colaboradores de lojas de móveis, design, iluminação e revestimentos, estes estabelecimentos possuem contato frequente e direto com diversos arquitetos em Florianópolis. 

Quanto custa um projeto de um arquiteto de interiores em Florianópolis?

Os valores de projeto variam muito de acordo com o tipo de projeto e a metragem quadrada do mesmo. Também variam muito de profissional para profissional. Os projetos mais complexos possuem preços mais altos, que seriam aqueles que exigem demolição, alteração de pontos elétricos e hidráulicos, forros, revestimentos, marcenaria e decoração. Projetos de espaços menores e com menos alterações, como por exemplo apenas pintura, revestimentos e layout, são considerados menos complexos e portanto, possuem valor mais baixo. Para saber o valor exato de um projeto, o ideal é solicitar orçamento e proposta direto com o profissional.

Como escolher o profissional ideal?

Para escolher o profissional ideal para a sua situação em particular, o ideal é iniciar por uma pesquisa por tipologia e afinidades que mais lhe agradam esteticamente. Pesquise online tipos diferentes de cozinhas, por exemplo, e descubra quais são mais a sua cara. Tendo isso, busque os arquitetos de interiores em Florianópolis que trabalhem com a mesma linguagem ou que tenha certa semelhança. Escolha mais do que um profissional, e então solicite orçamentos. Opte pelo arquiteto que mais se identificar e não se baseie somente pelo orçamento, mas também pela descrição do trabalho, e isso é muito importante. A proposta do profissional deve ter uma descrição dos itens que serão desenvolvidos durante o processo do projeto e se não tiver, solicite. Assim fica mais fácil escolher qual é o arquiteto perfeito para o seu caso e expectativa particulares.