Arquitetos de interiores - Duque De Caxias: Encontre os melhores profissionais | homify

19 Arquitetos de interiores em Duque de Caxias

Cidade

Arquitetos de interiores em Duque de Caxias

O profissional de Arquitetura é aquele que vai planejar, dimensionar, otimizar e projetar um espaço, seja ele um terreno, onde a construção vem de fora para dentro, ou seja uma sala pronta, onde se faz o design de interiores do imóvel. O arquiteto especializado em interiores irá trazer as melhores soluções para uso e aproveitamento do espaço, com técnicas apuradas para o dimensionamento de móveis com máximo aproveitamento. Também faz a distribuição do projeto, para que haja coerência entre mobília e circulação. E não apenas isto, eles também decoram o imóvel de acordo com as necessidades para cada tipo de uso do espaço, seja ele comercial ou residencial.

Qual a diferença entre arquiteto, designer ou engenheiro?

As três profissões são muito diferentes entre si, em diversos aspectos, porém elas se complementam. Estes profissionais trabalham independentes um do outro, porém, em algum momento poderá surgir a necessidade de os profissionais se comunicarem para resolver questões de projetos entre si. Para explicar cada um, iremos usar como exemplo a construção de uma residência unifamiliar. Entenda cada um deles a seguir:

  • Arquiteto: Este profissional irá fazer o projeto de arquitetura da casa, que consiste em plantas baixas, cortes e elevações. Ele também irá fazer a parte legal de aprovações nos órgãos necessários como prefeitura municipal, por exemplo. O arquiteto também definirá a planta baixa com soluções ideais de espaço e fluxograma, com o máximo de aproveitamento e criatividade para a residência. Este profissional também faz o lançamento dos projetos complementares: hidráulico, elétrico e estrutural, para posteriormente o engenheiro fazer o cálculo dos mesmos. 
  • Designer: O designer atua na parte de projeto do espaço já existente com a definição de um conceito para o design de interiores, no qual ele pode definir cores, acessórios, revestimentos, têxteis e a decoração em geral. Este profissional não possui autorização para fazer aprovações legais relacionados à obra, portanto onde existe construção civil ou quebra de alvenaria, ele precisará do auxílio de um arquiteto ou engenheiro que possam atuar como responsáveis técnicos. 
  • Engenheiro: O engenheiro faz toda a parte de cálculo e execução da obra. Eles fazem a cotação dos quantitativos de materiais e seus respectivos custos para a execução da obra. Também os projetos hidráulico, elétrico, arquitetônico e o lançamento estrutural fornecidos pelo arquiteto serão calculados, e se necessário serão redimensionados, e é neste momento que os profissionais trabalham em conjunto. É comum o alinhamento de ideias entre engenheiro e arquiteto, assim como é comum com o designer de interiores e o arquiteto ou engenheiro, tudo depende do caso e da situação.

Qual profissional escolher?

Para a construção de uma casa, você precisa de no mínimo um arquiteto e um engenheiro. Já para o design de interiores de uma sala comercial, por exemplo, você pode optar por um arquiteto ou um designer. Tudo depende da situação, vale avaliar o seu caso em particular antes de tomar qualquer decisão. 

Como faço para construir uma casa em Duque de Caxias?

Primeiramente, você precisará de um arquiteto que faça os projetos da residência, que serão aprovados junto à prefeitura da cidade. Em Duque de Caxias, a aprovação legal pode ser feita através do site da prefeitura, sem sair de casa. Existem formulários a serem preenchidos e também existe uma ferramenta para anexar documentos, e você seguirá um passo a passo, onde é exigido login e senha para ter acesso. O processo online tem 7 abas, e nela estão os seguintes itens:

  1. Finalidade: aqui são solicitados os dados necessários para a requisição do processo;
  2. Responsáveis: neste item serão solicitadas as informações do requerente, dos autores do projeto, dos responsáveis pela obra e dos proprietários do terreno;
  3. Documentos: aqui você poderá anexar os documentos necessários junto ao requerimento;
  4. Pagamentos: aqui estarão os dados referentes às cobranças de taxas para o encaminhamento do processo;
  5. Exigências: nesta aba serão divulgadas as necessidades para alteração do projeto, ou atualização de documentos. É onde a prefeitura poderá exigir atualização de informações. 
  6. Mensagens: é o local onde acontece o diálogo entre os responsáveis pelo processo e a equipe de analistas da Prefeitura;
  7. Histórico: é onde você vai entender o que já foi cumprido e o que falta completar para a finalização do processo. Esta aba mostra em qual etapa está o processo.

A prefeitura de Duque de Caxias ficará sempre em contato através do email do requerente para facilitar a comunicação. Tudo será feito de forma remota para agilizar e facilitar o processo, e se tudo for aprovado, você irá receber uma notificação para emitir a certidão e ter sua prancha com o projeto carimbada e com o selo de aprovação da prefeitura.

Quando possuir todos os projetos necessários aprovados, você poderá contratar uma empresa de engenharia ou de arquitetura para a execução da obra. Normalmente as duas estarão trabalhando juntas por se tratar de uma obra completa. Após finalizada a obra, que é a parte mais técnica, você poderá seguir para a parte mais divertida da construção: o design de interiores. 

Aqui na homify, você encontra diversas opções de empresas de arquitetura e design de interiores para Duque de Caxias, então vale a pena avaliar qual profissional mais se adequa ao seu caso. 

Como escolher um profissional de arquitetura em Duque de Caxias?

Tudo depende das suas preferências, se é por custo e benefício, por estilo arquitetônico, ou por localização, etc. O custo de um arquiteto pode variar muito, mas considere uma média de R$ 30,00 a R$ 60,00 por metro quadrado projetado. Dentro destes valores, você pode escolher o arquiteto de interiores ideal para você, que tenha um estilo que atenderá às suas necessidades e sonhos. O design de interiores é algo muito especial e pessoal, portanto saiba avaliar com calma e escolher o melhor profissional para o seu caso em particular. 

Por que contratar um arquiteto de interiores em Duque de Caxias?

Muitas pessoas se perguntam se é necessário um arquiteto para programar o interior de um espaço. A resposta é simples: um arquiteto fará você gastar menos, e possuir mais. Este profissional possui técnicas apuradas para otimizar espaços e além disto eles contam com diversos parceiros e fornecedores para a execução de pisos, revestimentos, marcenarias, marmorarias, têxteis e etc. O arquiteto saberá indicar fornecedores de confiança e com preços justos, e também fará o acompanhamento e a contagem dos itens para que tudo seja executado conforme o projeto. Além destes itens técnicos, o arquiteto de interiores deixará seu projeto mais criativo e atraente, com design único e feito especialmente para você. 

Portanto se você está procurando por arquiteto de interiores em Duque de Caxias, está no lugar certo. Na homify você encontra diversos profissionais, além de muita inspiração para começar o seu projeto. Lembre-se de avaliar o seu caso em particular e tenha sempre em mente que um projeto é um compromisso tanto do arquiteto quanto do cliente. Haverá troca de informações, metas e sonhos, para que assim, seu projeto corresponda às suas expectativas da melhor forma possível.