Os arquitetos de interiores em Campinas podem atender clientes que desejam construir, reformar e remodelar residências ou instituições na cidade. Esses profissionais são completos, então talvez sejam a melhor escolha se pretende projetar uma obra mais elaborada. Veja agora quais são as atribuições do arquiteto de interiores, quando contratar esse serviço e como encontrar profissionais especializados em Campinas.
Existem muitas nomenclaturas dentro das profissões que lidam com arquitetura e design de ambientes. Algumas que causam certa confusão são o decorador, o designer de interiores e o arquiteto de interiores, mas são profissões bem diferentes.
A começar pelo decorador, esse profissional não possui curso superior, mas possui cursos de atualização sobre o universo da decoração de ambientes. Ele atua de forma mais superficial, melhorando espaços que já estão montados.
O designer de interiores também é chamado de decorador, pois essa é uma entre suas funções. Porém, esse profissional tem graduação em design de interiores e está apto a desenvolver projetos de interiores considerando diversos aspectos técnicos, como a iluminação, a acústica, o conforto térmico, a funcionalidade e o aproveitamento do espaço.
O arquiteto de interiores é um profissional graduado em arquitetura e urbanismo que se especializou em projetos de interiores. Ele pode fazer tudo o que um designer de interiores faz, e ainda mais, pois está apto a realizar alterações estruturais nas edificações, inclusive na elétrica e hidráulica, sem a necessidade de contratar outro profissional para aprovar suas sugestões.
Conhecendo as diferenças pontuais entre cada um dos profissionais, fica mais fácil perceber quando contratar cada um deles. No caso do arquiteto de interiores, o ideal é contar com esse profissional para projetos que demandem mais complexidade, pois ele vai poder ficar responsável por qualquer tipo de alteração necessária.
Inclusive, se for construir do zero, em um terreno vazio, pode contratar apenas um arquiteto de interiores que vá oferecer o serviço completo, desde a criação do projeto arquitetônico até a entrega da obra concluída e decorada. Nesse caso, precisa encontrar um profissional que ofereça tudo isso, sendo que muitos acabam especializando-se apenas em interiores e reformas.
Já se for o caso de fazer apenas uma pequena reforma ou remodelação de interiores, pode confiar nos serviços do designer, que compreende de todas as necessidades que vai precisar suprir. Se for o caso de ele sugerir alterações estruturais, vai precisar que um arquiteto aprove suas sugestões antes que sejam colocadas em prática.
Com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas tem um ótimo mercado de arquitetura e interiores, o que é bom, mas pode tornar difícil a busca pelo profissional ideal. Para facilitar, as duas formas mais recomendadas de fazer isso é pedindo recomendação de conhecidos ou buscando em plataformas especializadas na internet, como é a homify. Aqui há uma grande concentração de profissionais da área, desde o arquiteto até o azulejista, o carpinteiro e o paisagista, incluindo, claro, o arquiteto de interiores.
Depois de visitar os perfis e conhecer projetos já realizados de cada profissional, pelo próprio perfil pode enviar uma mensagem direto ao arquiteto para tirar dúvidas e solicitar orçamento. Para quem não tem recomendações de amigos na hora de contratar esse profissional, com certeza a busca em uma plataforma especializada é uma opção muito prática: experimente agora mesmo!
A melhor maneira de saber quanto custa o serviço de um arquiteto de interiores em Campinas é solicitando orçamentos sem compromisso para diferentes profissionais, como pode fazer aqui pela homify. A razão disso é que as formas de cobrança variam bastante e, além do mais, o valor do orçamento vai depender do que o cliente está querendo fazer.
Muitos profissionais cobram com base no tamanho do ambiente a ser trabalhado, ou seja, por metro quadrado. Quanto maior for o espaço, mais barato vai ser o preço por metro quadrado.
Por exemplo, para o estado de São Paulo, o mínimo a ser cobrado em projetos entre 10 e 59 metros quadrados é R$ 76,00 por metro. Já para projetos acima de 100 metros quadrados, o preço por metro fica a partir de R$ 52,00.
Ainda podem ter valores adicionais, como para consultorias extras, visitas na obra extras ou o profissional pode oferecer um valor fechado, conforme o orçamento que tiver disponível. Tudo é uma questão de conversar e chegar a um acordo. Afinal, cada caso é um caso, por isso que nessa área é tão importante entrar em contato com os profissionais e explicar em detalhes o que deseja realizar.
Não deixe de solicitar orçamento com medo de que seja caro, pois poderá ter ótimas surpresas e começar a colocar seu projeto em prática mais rápido do que imaginava.
Se a intenção for contratar um arquiteto de interiores em Campinas para fazer um projeto completo, desde a construção, ou uma reforma, vai precisar de um Alvará de Obra. Para isso, o primeiro passo é contratar o arquiteto para fazer o projeto técnico. Somente com esse projeto em mãos é que o profissional vai poder solicitar o Alvará, munido de outros documentos:
Outros documentos adicionais podem ser solicitados dependendo do tipo de projeto. Mas o arquiteto de interiores, quando atua desde a criação do projeto arquitetônico, já possui conhecimento sobre essa etapa. Principalmente se for um profissional de Campinas habituado com as leis municipais. Quando chegar o momento ele irá informar ao seu cliente quais documentos vai precisar e quais serão os valores das taxas a pagar.