Arquitetos de interiores - Brasilia: Encontre os melhores profissionais | homify

17 Arquitetos de interiores em Brasília

Cidade

A cidade de Brasília é um dos patrimônios culturais da humanidade de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O projeto arquitetônico da capital federal, assinado por Lúcio Costa, é um marco na história da arquitetura brasileira e um marco no planejamento urbano mundial. Entre as construções mais emblemáticos da arquitetura moderna da capital federal estão a Praça dos Três Poderes, os Palácios do Planalto e da Alvorada e a Catedral de Brasília. Todos estes são exemplares importantes da arquitetura moderna brasileira, além de contar com diversas obras de Oscar Niemeyer. Inspire-se nesta rica mistura de estilos e inovações na hora de dar vida ao seu projeto de arquitetura de interiores. 

Arquitetura de interiores vs design de interiores

Criar soluções personalizadas para fazer com que cada espaço esteja de acordo com as solicitações dos clientes é um dos atributos em comum entre as duas profissões. Porém, o designer de interiores, profissional que estudou design na faculdade, está limitado a elaborar um planejamento estético do espaço, levando em consideração itens como mobiliário, escolha de tons para as paredes, planejamento de iluminação, outras alternativas estéticas. O arquiteto, ou arquiteto de interiores, que é o profissional que estou Arquitetura e Urbanismo na faculdade, também pode realizar este tipo de consultoria, mas este profissional vai além. Ele também pode redesenhar a planta do espaço e trabalhar projetos que envolvam a criação ou alteração de estruturas, além de realizar alterações técnicas como nos projetos de elétrica e hidráulica. Ele está habilitado, por exemplo, a planejar mais cômodos em um espaço já existente, a demolir paredes e trabalhar no reforço de estruturas e vigas. 

O trabalho de arquitetura e design pode ser complementar, para garantir que o resultado final da obra esteja de acordo com as demandas do cliente e que o espaço seja utilizado da melhor forma possível. Antes de escolher um profissional para tocar a sua obra, é importante ter em mente o que cada um deles pode ou não fazer, de acordo com a formação acadêmica, para evitar problemas futuros.

Como encontrar o profissional ideal para a sua obra?

No diretório de arquitetos de interiores do homify você encontra profissionais com diversas formações e especialidades. Através da busca, você pode encontrar arquitetos locais que se encaixem no perfil do seu projeto. É possível também ter acesso a uma variedade de informações sobre cada um destes profissionais, como as especializações, exemplos de projetos realizados. Você pode inclusive contactar o profissional diretamente e solicitar exemplos dos trabalhos realizados e um orçamento do seu projeto. Tudo isso facilitará muito a sua tomada de decisões. Vale lembrar que os profissionais de arquitetura precisam ter registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

O que fazem os arquitetos de interiores?

Entre os diversos serviços que podem ser prestados pelos arquitetos de interiores em Brasília, você encontra:

Planejamento arquitetônico: 

Em um projeto deste porte, o arquiteto elabora uma planta, que deve ser seguida por todos os profissionais que trabalham na obra, seja em um projeto de arquitetura comercial ou residencial. Aspectos como a estética e o conforto são levados em conta na hora de garantir uma maior funcionalidade aos interiores.

Reforma:

Na reforma, o arquiteto geralmente aproveita uma estrutura já existente e propõe um novo uso para ele. Em outros casos, ele pode dar vida nova a locais que tenham sofrido ação do tempo e não tiveram a manutenção necessária. 

Projetos estruturais: 

Nestes casos, o arquiteto constrói novas estruturas ou mantém as já existentes em determinado espaço, para evitar rachaduras e desabamentos. O arquiteto também pode optar por realizar o reforço de vigas ou pilares que já estejam no local caso uma parede seja retirada ou movimentada por exemplo.

Instalação elétrica:  

Garantir um fornecimento de energia eficiente é o objetivo deste projeto, cujo primeiro passo é o desenvolvimento da planta elétrica residencial para posterior implementação da rede. Todos os padrões de segurança necessários são conhecidos pelo arquiteto e devem seguidos para garantir segurança e permitir uma maior durabilidade da fiação. 

Luminotécnica: 

O desenvolvimento de um projeto de iluminação é fundamental para trazer aconchego a qualquer ambiente. Através do estudo da disposição dos móveis, o arquiteto poderá sugerir o uso de diversos recursos para garantir a iluminação adequada a cada cômodo da casa.

Acústica:

Evitar ruídos nos quartos ou efeitos de eco na casa são alguns dos motivos para se investir em um projeto de isolamento acústico. Através de vários artefatos, como a escolha de janelas e portas corretas, até a utilização do mobiliário correto, é possível tornar a casa menos barulhenta e mais confortável do ponto de vista acústico. 

O valor de cada um destes serviços pode mudar de acordo com diversas variáveis, como tamanho da local em metros quadrados, quantos serviços serão feitos e com que profissionais, além de diversos outros motivos. Também é possível obter orçamentos bastante variados de acordo com a qualidade do material escolhido. Quanto maior a qualidade, certamente o preço também será maior. É importante passar todas as suas solicitações para o arquiteto, para que ele possa responder com um orçamento o mais preciso possível.

Os cuidados ao contratar um profissional 

Conforme já explicado anteriormente, a contratação do profissional dependerá do serviço que será realizado. No caso de modificações estruturais e retirada ou inclusão de paredes com reforço de viga, somente profissionais de arquitetura com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) estão aptos a fazer. Este registro garante que você está contratando um profissional que possui uma formação formal e está apto a realizar este tipo de trabalho.

Fique atento à legislação de Brasília

Existe uma série de exigências legais que devem ser seguidas para garantir que a sua obra seja considerada legal do ponto de vista do município. Fique atento à regra dos recuos obrigatórios, observe o número de pavimentos permitidos e a altura máxima da construção. Estes detalhes estão especificados no Código de Obras de Brasília. Um arquiteto com experiência certamente saberá criar o projeto de acordo com estas leis, o que evita diversas dores de cabeça, além de desperdício de dinheiro, no futuro. O registro deste tipo de projeto junto ao órgão do município pelo arquiteto é fundamental. E na hora de remunerar o profissional, o CAU/BR recomenda o pagamento de um percentual do custo total da obra. Caso o serviço realizado pelo arquiteto não seja muito grande, ou seja adicionado após o início da obra, basta combinar com o arquiteto o valor do serviço.  Caso você tenha dúvidas sobre o valor, consulte a tabela de honorários do site do CAU/BR. 

Boa sorte e mãos à obra!