98 Arquitetos de interiores em Belém

Cidade

Arquitetos de Interiores em Belém

Na área da arquitetura e decoração existem muitas nomenclaturas técnicas e diferentes tipos de profissionais atuando em profissões que parecem semelhantes. Um exemplo disso é a arquitetura de interiores e o design de interiores.

Essas são duas profissões semelhantes, que muita gente confunde e deixa de aproveitar os benefícios porque não sabe exatamente o que cada profissional faz. Mas as diferenças existem e são pontuais. Saiba o que faz o arquiteto de interiores e o designer de interiores e veja qual é a melhor maneira de encontrar arquitetos de interiores em Belém.

O que faz um arquiteto de interiores?

Existem várias vertentes da arquitetura, possibilitando que o arquiteto atue em diferentes áreas. Alguns escolhem atuar na parte estrutural da construção civil, focar em projetos ou em urbanismo. Outros preferem fazer uma especialização que envolva interiores. Esses são os arquitetos de interiores.

Esse profissional está habilitado a atuar normalmente como arquiteto e também como designer de interiores, pois possui essas duas formações acadêmicas. Quando atua apenas com interiores, ele vai elaborar o projeto de decoração dos novos ambientes, levando em conta o conforto e a funcionalidade em cada espaço.

Se necessário, também pode projetar e executar alterações estruturais na construção, por exemplo, para abrir paredes e integrar os ambientes sociais da casa.

O estudo que um profissional dessa área faz para elaborar um projeto é mais complexo do que muitos imaginam. Envolve considerar fatores como a iluminação do ambiente, seu conforto térmico e acústico, o melhor aproveitamento do espaço, o estilo escolhido, cores, modelos de móveis, sempre lembrando do gosto pessoal do cliente. O ambiente planejado deve refletir as características de quem vive nele.

Qual é a diferença do arquiteto de interiores e do designer de interiores?

A diferença entre esses dois profissionais é a formação acadêmica. O arquiteto de interiores é graduado em arquitetura e pós-graduado em design de interiores ou outro curso que envolva interiores. Já o designer de interiores é formado nesse curso de graduação específico, que também existe.   

Na prática, o arquiteto de interiores está habilitado a realizar um leque maior de serviços do que o designer, também de assumir maiores responsabilidades em um projeto, se assim for acordado no contrato de serviço.

Também, se assim preferirem, esses profissionais podem se especializar ainda mais e tornarem-se designers de banheiros ou designers de cozinhas, por exemplo. Quanto mais focada for a atuação do profissional, maiores as chances de ele ser um expert no que escolheu fazer.

Quando devo contratar um arquiteto de interiores?

Muitas pessoas pensam que só devem contratar arquitetos ou designers de interiores se estiverem construindo, reformando a casa inteira ou se forem ricas, pois é um serviço caro. A verdade é diferente, esse tipo de serviço está ficando cada vez mais acessível e prático, pois pode ser feito em pequenos ambientes, em formatos que saem mais em conta, tanto para o profissional quanto para o cliente.

Então, a hora certa de contratar um arquiteto de interiores é quando quiser ter uma sala, quarto, cozinha ou banheiro igual a esses modelos de ambientes que parecem cenários de novela. Quando precisar corrigir algum problema estrutural e já quiser aproveitar para remodelar o interior.

Ou mesmo pode contratar apenas uma consultoria para receber boas ideias na renovação do seu ambiente, como alterações de revestimentos do piso e das paredes, mudança de cores, novos modelos de móveis, alterações de layout e sugestões de iluminação.

Assim evita fazer investimentos desnecessários e acabar não sabendo o que fazer com o móvel que comprou, mas que não ficou bom quando foi inserido no ambiente.

Os espaços da casa precisam ser planejados e decorados com cuidado para que formem um lar. Esse é o principal objetivo do arquiteto de interiores. Analisar todas as oportunidades de melhoria que o ambiente oferece e sugerir mudanças que estejam dentro do orçamento do cliente. O resultado é de uma casa com mais acolhimento, preenchimento e funcionalidade.

O arquiteto de interiores em Belém custa mais caro do que o designer de interiores?

Não necessariamente. O arquiteto de interiores pode oferecer o mesmo serviço que o designer e cobrar o mesmo preço. Ele pode cobrar mais se adicionar serviços diferenciados que são habilidades da arquitetura. Mas tudo vai depender do modo de cobrança de cada um, que o cliente fica conhecendo quando recebe o orçamento solicitado.

Para todos os estados existe uma tabela de referência para a cobrança do serviço de design de interiores. Se o profissional quiser seguir essa tabela, o preço por metro quadrado vai variar de acordo com a metragem do ambiente a ser trabalhado.

Em Belém, para espaços com metragem entre 10 e 59 metros, o preço é a partir de R$70 por metro quadrado. Para ambientes com pelo menos 100 metros o preço é a partir de R$37 por metro quadrado.

Como encontrar os melhores arquitetos de interiores de Belém?

Quando decide começar a pesquisar por um serviço que nunca utilizou, fica difícil saber por onde começar. Mas chegar até aqui já foi um grande passo. Para encontrar os melhores arquitetos de interiores em Belém, ou boa parte deles, só precisa ir ao topo da página ou no campo de busca e digitar arquitetos de interiores em Belém.

Em plataformas como a homify é possível encontrar os perfis de profissionais autônomos e escritórios, com informações sobre os serviços de que oferecem, quanta experiência possui, se é premiado, estilos que atua e muitas fotos de projetos já executados. É o portfólio completo para facilitar a busca dos clientes pelo arquiteto de interiores ideal.

Depois de selecionar os profissionais de maior interesse, basta enviar-lhes uma mensagem pelo perfil mesmo e aguardar por uma resposta. Nesse ramo, não espere um serviço engessado, baseado apenas em metragens e orçamento.

O arquiteto de interiores tem um trabalho complexo que necessita muita conversa com o cliente, então nessas primeiras conversas é possível conhecer melhor cada profissional para escolher aquele vai suprir todas as necessidades.