9,181 Arquitetos de interiores

Área servida

Quando eu preciso de um arquiteto de interiores?

Arquitetos não são importantes apenas para planejar o exterior da casa. A contratação de um arquiteto de interiores permitirá que você aproveite melhor o ambiente interno de sua residência, também. Esse profissional se faz necessário para garantir que sua sala de visitas seja utilizada da melhor forma. Arquitetos de interiores irão trabalhar com a estrutura de sua casa como ela é, utilizando equipamentos e acessórios para fazer o melhor uso possível do ambiente, ou eles podem apenas manter a estrutura exterior do edifício e redesenhar completamente o número e a disposição dos cômodos: o que quer que seja melhor para você. Optar por contratar um arquiteto de interiores é, portanto, uma ótima ideia sempre que uma residência inteira, ou apenas um único cômodo, estiver sendo redecorado. homify tem incontáveis sugestões de arquitetos de interiores para contratar, além de muitas ideias para inspirar seus projetos.

Design de interiores vs. arquitetura de interiores – qual é a diferença?

Design de interiores está relacionado à utilização do espaço existente dentro de uma residência para criar um belo lugar para se viver. Os designers de interiores tipicamente trabalham com tons e mobiliário sugerindo maneiras de criar um ambiente de vida atraente, organizando o mobiliário, a escolha de esquemas de cor para as paredes, e indicando o uso de acessórios como lâmpadas e caminhos de mesa para harmonizar com o design. Um arquiteto de interiores vai mais longe, no entanto, e pode ajudar a moldar o próprio espaço de sua casa em si, com o objetivo de garantir que você terá o ambiente que deseja. Arquitetos de interiores e designers de interiores podem, naturalmente, se complementarem com as suas competências, e homify oferece muitas ideias de como fazer isso.

O que faz um arquiteto de interiores?

Arquitetos de interiores são especialistas em manipular o espaço de sua casa para torná-lo ideal para você. Por exemplo, um arquiteto de interiores pode moldar portas e outras entradas, criar cômodos extras, ou alternativamente, mesclar dois quartos em um para fazer uma determinada área da residência mais espaçosa. Arquitetos de interiores também lidam com itens fundamentais, tais como luminárias e molduras de portas. Arquitetos de interiores têm habilidades e conhecimentos necessários para garantir que todos os ajustes realizados sejam seguros e esteticamente atraentes. A tentativa de alterar o espaço de sua casa sozinho, sem a ajuda de um arquiteto de interiores, pode ser complicada e até mesmo arriscada. Muitas pessoas que tentam modificar o interior de suas residências sozinhas podem acabar acertando acidentalmente uma parede de suporte importante, por exemplo, tornando seu teto instável!

Acabamentos e acessórios para interiores

Naturalmente, o espaço de sua casa deve combinar perfeitamente com seus acabamentos e acessórios para interiores. A disciplina de arquitetura de interiores estende-se ao conhecimento sobre a utilização de dispositivos elétricos, tais como luminárias e chassis para portas e janelas. Com um arquiteto de interiores, você pode ter certeza de que irá extrair o melhor de sua residência.

Iluminação

Escolher as luminárias certas é algo essencial para conquistar o ambiente perfeito em sua sala de visitas. Use homify como guia para encontrar a iluminação ideal para a sua casa; quer você goste de luminárias em ferro robusto ou lustres em tecido macio, homify tem tudo o que você precisa para tornar seu sonho realidade. Então, um arquiteto de interiores será capaz de fazer a luminária escolhida parte de um projeto de design de interiores incrível.

Acústica dos ambientes

Poucas pessoas pensam sobre como as propriedades estruturais de um quarto afetam sua acústica, mas isso é mamão com açúcar para um arquiteto de interiores. A última coisa que você precisa em um quarto destinado para entreter convidados é uma escada barulhenta, ou um efeito negativo de eco, fazendo que as vozes não soem agradáveis e acolhedores, mas sim ruidosas, duramente refletidas nas paredes. Você não quer que o som de outros cômodos vaze para dentro de seu quarto, quando estiver tentando pegar no sono. Usando mobiliário, tapetes e materiais cuidadosamente selecionados para paredes e pisos, um arquiteto de interiores poderá garantir que a acústica de toda a sua casa seja perfeitamente calibrada.

Como faço para encontrar o arquiteto de interiores ideal para o projeto de design de minha casa?

O time expert de homify pode vasculhar seu vasto banco de dados de arquitetos de interiores e gerar uma lista fantástica com diferentes profissionais disponíveis, dos quais você poderá escolher e contratar os que possuírem perfil que se encaixe em seu projeto de design. Muitos arquitetos de interiores têm especializações em áreas específicas da arquitetura, tais como acústica do ambiente ou iluminação, enquanto ainda outros também são experts em design de interiores. Então, se você quer apenas um arquiteto de interiores com um vasto arcabouço de habilidades ou alguém com determinada especialização para ajudá-lo a concluir um projeto específico, homify é a resposta que você procura.

O que eu preciso considerar ao escolher um arquiteto de interiores?

Uma boa dica é verificar individualmente os currículos dos arquitetos em questão. Onde eles estudaram? Quais especializações possuem? Será que possuem registro na profissão? Será que disponibilizam exemplos dos projetos concluídos para que você dê uma olhada? Normalmente, você poderá encontrar uma abundância de informações sobre arquitetos de interiores em sua relação, em homify. No entanto, também é possível contatar diretamente o profissional que você esteja pensando em contratar e pedir para analisar seu portfólio, de modo que você possa julgar se a sua forma de trabalhar se encaixa nas aspirações para o projeto de sua casa. Isso não quer dizer que você só deva optar por um arquiteto de interiores com várias décadas de experiência em seu currículo. Muitas vezes são os jovens arquitetos de interiores, que estão apenas iniciando suas carreiras, que têm as ideias de design mais inovadoras.

Quanto custará a contratação dos serviços de um arquiteto de interiores?

Existem serviços de arquitetos de interiores para todos os bolsos. O custo de contratação desse profissional dependerá do tipo de trabalho que você precisa fazer. Se você pretende remodelar todo o piso e o layout sua casa, mantendo original somente a estrutura externa, então você pode esperar para pagar mais do que seria a contratação de um arquiteto de interiores para balancear a iluminação ou a acústica em sua sala de estar.

Como posso me preparar para a primeira reunião com um arquiteto de interiores?

Em primeiro lugar, tenha opinião formada sobre alguns aspectos-chave de seu projeto. É sempre bom ter uma ideia real de seu orçamento, talvez com um pouco de margem de manobra quando se trata de estabelecer um orçamento máximo, caso seu arquiteto de interiores lhe traga um conceito fantástico que ficará ótimo no final, mas que custará um pouco mais do que você estava disposto a investir inicialmente. Arquitetos de interiores são habilitados a projetar um espaço de convivência com base na forma como esse ambiente seria utilizado. Então, pensar bem sobre o que colocar nos principais cômodos de sua casa é, também, uma necessidade ao se preparar para a primeira reunião com um arquiteto de interiores.

Quais outros profissionais são necessários para o projeto de construção de minha casa?

Dependendo do tamanho e do tipo de projeto que você esteja empreendendo, pode ser preciso trabalhar com outros profissionais, como designers de interiores ou trabalhadores da construção civil – como por exemplo, um empreiteiro. Alguns arquitetos de interiores trabalham como parte de uma equipe maior, assim, ele poderá sugerir outros profissionais necessários para o projeto de construção de sua casa. Ou, você mesmo poderá selecioná-los.

Planejamento para escritórios

Como mencionado acima, arquitetos ou designers de interiores atendem a necessidades específicas num projeto de construção. Quando se trata de um escritório, o objetivo (geralmente, pelo menos) é conquistar a máxima produtividade! Os arquitetos de interiores em homify são capazes de moldar a acústica e os acessórios de seu escritório para lhe proporcionar distração mínima, quer no plano sonoro ou visual. Luzes vibrantes, que podem ser direcionadas para sua mesa ou outro espaço de trabalho, são uma obrigação, de modo que você possa visualizar todos os seus livros, documentos e seu computador. Por fim, navegue em homify para encontrar acessórios adicionais, tais como lâmpadas, estantes, ou almofadas para assegurar que o seu calmo e tranquilo escritório seja um lugar agradável para passar o tempo.

Designers de cozinha

Se você quer uma cozinha aberta, cheia de luz natural, ou um aconchegante recanto para tomar café da manhã, um designer de cozinhas será capaz de criar o espaço perfeito para cozinhar e (se quiser) comer. Por que não usar as inspirações temáticas de homify para orientar seu arquiteto de interiores a projetar sua cozinha em torno de uma ideia concreta: uma cozinha rústica é um ótimo local para refeições em família, por exemplo, enquanto uma cozinha minimalista é ideal para quem quer apenas um espaço funcional, para preparação de uma deliciosa refeição, mas sem fazer bagunça.

Designer

De certa forma, um arquiteto de interiores é também um designer de interiores, já que ambos são sensíveis às maneiras pelas quais o espaço pode impactar a atmosfera de uma casa. Um arquiteto de interiores não trabalha apenas com decorações e enfeites, mas molda sua casa de uma forma mais profunda, alterando ou edificando sua estrutura. Desta forma, esse profissional garantirá que o seu espaço de convivência esteja perfeitamente preparado para como você desejar usá-lo. Cabe a você contratar um designer ou um arquiteto de interiores, ou se desejar, usar a estrutura básica criada por um arquiteto de interiores como uma tela em branco, na qual poderá projetar suas próprias ideias de design. Seja qual for a sua escolha, homify está aqui para ajudá-lo. homify pode sugerir arquitetos e designers de interiores com os quais você possa trabalhar, além de oferecer uma abundância de ideias de design para você experimentar por conta própria. Então deixe sua criatividade correr solta em meio a nossa seleção de esquemas de cores, móveis, ferragens, acessórios e inspirações para estilos de cômodos ou casas.