10 dicas para transformar banheiros pequenos

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Os banheiros merecem toda a nossa atenção. Local mais íntimo da residência, os banheiros precisam passar aos moradores a sensação de segurança, conforto e praticidade. Banheiros pequenos, por sua vez, demandam uma atenção ainda maior, já que o pouco espaço parece não permitir grandes ou criativos projetos. Isso é um engano. Mesmo nos banheiros menores é bem viável trabalhar com um design de qualidade, que alie elegância e funcionalidade no mesmo espaço. 

Portanto, não tenha dúvida: é possível, sim, encontra soluções absolutamente inesperadas e satisfatórias para o décor do banheiro pequeno. 

Confira com a gente 10 dicas de decoração para banheiros pequenos. Temos certeza que uma delas pode ser exatamente o que você está procurando.

Madeira

Neste projeto de um banheiro pequeno, já começamos com uma ideias das mais interessantes. De forma a dar personalidade e, ao mesmo tempo, garantir a funcionalidade do espaço, optou-se por trabalhar todo o banheiro em madeira rústica, desde as gavetas do balcão, passando pelas prateleiras e até mesmo no acabamento da banheira! Tudo isso cria uma atmosfera de despojamento e um contraste dos mais inesperados, visto que os ladrilhos e o acabamento do banheiro fogem da linha madeira. Um projeto tão curioso quanto simpático.

Móveis usados

Aqui neste banheiro pequeno, a ideia foi trabalhar com móveis usados. Revestida em pátina branca, a mesa apresenta elementos de metal enferrujado. Trabalhando com o conceito da releitura de funcionalidades, a proposta aqui foi transformar a mesa em um balcão de banheiro, com a cuba posicionada sobre ela de forma elegante. Há uma evidente quebra de expectativa nesta peça – esperamos tudo dela, menos que seja um balcão de banheiro. Uma ideia que, bem aproveitada, pode ser utilizada sem medo e com a maior criatividade.

Vime

Neste projeto da Poche Arquitetura, de Fortaleza – CE, temos diversas soluções bem criativas em um banheiro pequeno. Aqui temos uma estrutura em madeira logo abaixo da pia que recebe diversas caixas de vime que servem para guardar utensílios de higiene e beleza. Isso dá um ar absolutamente rústico ao ambiente, que é quebrado com elegância pelo espelho de viés clássico e pela cuba em formato de bloco. Um tapete vermelho se destaca em meio a tons neutros, criando um curioso contraste.

Rústico

Aqui temos outro banheiro pequeno que investe numa toada rústica para criar um ambiente completamente diferenciado. A mesa de madeira faz as vezes de balcão. Há duas luminárias singelas que descem próximas ao espelho. O papel de parede de estampas diversas traz um ar de descontração e arejamento ao ambiente. O toque de criatividade fica por conta da escada de madeira, colocada próxima à banheira, que funciona como cabideiro para toalhas. Reparem ainda no cesto de roupas, uma peça que tem uma nítida inspiração industrial: uma brincadeira das mais interessantes e que traz todo um novo olhar para este ambiente. 

Reflexos

Banheiros modernos por homify

Este lavabo pertence a uma cobertura das mais interessantes. O espelho ocupa boa parte da parede, criando uma sensação de amplitude e espaço. O papel de parede, aliado ao reflexo do espelho, parece se prolongar indefinidamente. Abaixo da cuba na cor preta, temos um nicho em madeira que recebe elementos de decoração como um pequeno vaso com plantas. O painel de madeira cria um contraste bem elegante e completa esse banheiro pequeno sutil e sofisticado.

Madeira

Banheiros modernos por homify

Já este pequeno banheiro traz alguns elementos de contraste mais evidentes. Começamos pelo painel de madeira em relevo, que traz uma sensação de movimento ao ambiente. O quadro na parede esquerda traz elementos geométricos que se identificam com os relevos do painel. Abaixo da pia de mármore, um nicho em tom lilás proporciona uma sensação de leveza e segurança ao local. O espelho, posicionado na vertical, amplia o espaço com elegância e imponência. Vale destacar ainda o belo projeto de iluminação, que traz uma luz suave e difusa ao ambiente, ampliando a sensação de conforto.

Flores

Mesmo em banheiros pequenos, tem se tornado comum a tendência de deixar pias e vasos individuais, como podemos ver neste exemplo em questão. Aqui temos um banheiro que investe nos tons brancos, com um balcão de linhas modernas e elegantes. O tampo em mármore estabelece uma sensação de sofisticação, que é ampliada por conta dos dois lustres clássicos que descem quase que sobre a pia e pelos vasos com flores, que sempre trazem um toque de alegria e vivacidade ao ambiente.

Pedras

Lavabo: Banheiros tropicais por studio vtx

Lavabos são sempre ambientes interessantes para serem trabalhados pelo design. Neste banheiro pequeno temos uma área de aproveitamento retangular, que exige uma boa dose de criatividade na hora de buscar alguma solução inovadora. O espaço é marcado pelas pedras naturais na parede e pela bancada de madeira maciça natural, o que traz uma atmosfera rústica inegável. A iluminação sutil, o espelho elegante, o suporte de vidro para toalhas e os cachepôs suspensos completam esse belo ambiente – que evoca a natureza com tanta sensibilidade.

Banheira

Para banheiros pequenos, grandes soluções! Aqui temos um exemplo de como é possível aproveitar a restrição de espaço para criar uma peça sofisticada e com estilo. No espaço disponível para o banho, o profissional de design optou por colocar uma banheira infantil, perfeita para que a criança possa se divertir com seus brinquedos e se refrescar. Os tons leves do piso e da parede em madeira complementam-se com os tons brancos das louças, criando um ambiente leve e descontraído.

Espelhos

Uma dica que sempre funciona para qualquer ambiente pequeno: espelhos! Neste banheiro pequeno temos um espelho que ocupa toda a parede disponível, exceto a do chuveiro. Isso amplia o espaço de forma extraordinária. Esse efeito é reforçado por conta da boa iluminação que chega por trás do espelho, criando um clima de aconchego insuperável. O tampo em mármore garante o toque de sofisticação necessário, enquanto que os elementos em madeira, como o balcão, providenciam um contraste sutil e elegante.

Uma dica melhor do que a outra, não? Qual destas ideias você pode aproveitar pra sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!