10 Cozinhas compactas e charmosas

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Todos sabem que o homify tem um dos maiores arquivos de projetos para cozinhas do mercado. Seja qual for o tamanho da sua cozinha, com certeza você encontrará alguma inspiração em nossas páginas. No caso das cozinhas compactas, oferecemos algumas das soluções mais criativas e surpreendentes, unindo beleza, estilo e praticidade em um mesmo lugar. Afinal, a cozinha é hoje em dia um dos pontos mais charmosos de uma residência, um local para interação, integração e, claro, uma boa conversa. Se tudo isso for regado a um belo projeto, melhor ainda. 

Veremos agora alguns projetos de cozinhas compactas que são um verdadeiro arraso. Afinal, é como diz o ditado: nos menores frascos é que vêm os melhores perfumes.

Portugueses

Cozinhas modernas por homify
homify

Duplex ME

homify

Todo mundo já viu uma vez na vida, pelo menos, azulejos como estes em alguma cozinha. Clássicos das casas das tias ou das avós, estes azulejos de origem portuguesa retornam agora com toda a força aos designs mais modernos, oferecendo uma releitura que tem no vintage sua maior força. Nesta cozinha compacta temos, além dos azulejos clássicos, tampos em mármore amarelo, o que cria um contraste dos mais relevantes dentro da decoração. Para equilibrar esses dois elementos tão fortes, temos balcões e armários na cor branca – um toque de leveza a arejamento mais que necessário.

Módulos vermelhos

Esta bela cozinha compacta tem um design que trabalha com inteligência a técnica dos pontos focais: elementos distintos capazes de puxar toda a atenção dentro de um ambiente. A peça tem um viés moderno, integrada com os outros ambientes por meio de cores predominantemente brancas. Os pontos focais em vermelho chamam a atenção de forma criativa, mas sem perder o charme: mesmo que toda a cozinha obedeça a linhas retas e formais, os módulos em vermelho brincam com a organização de seus elementos com descontração.

Rubro-negro

Aqui temos mais uma cozinha compacta integrada à sala de estar por meio de um balcão/mesa de cor vermelha. Os armários em preto garantem um contraste interessante e trazem toda uma elegância ao ambiente. Neste projeto das arquitetas Claudia Albertini e Chris Silveira, de São Paulo, o tom rubro-negro da cozinha equilibra-se com harmonia com os tons mais claros do restante da decoração. O projeto se completa pelo bom design da iluminação, com destaque para as luminárias que ficam sobre o balcão e que trazem um charme todo especial a essa peça.

Cozinha charmosa

E agora, outra cozinha compacta bem charmosa, que investe nos tons de madeira nos móveis para criar um ambiente aconchegante e caloroso. Essa sensação de familiaridade é ampliada pelos elementos em amarelo, como as cadeiras e alguns utensílios da cozinha. O projeto conta ainda com a inserção de um aparelho de televisão em uma das paredes – perfeito para ver o jornal da manhã – e com a arte dos azulejos da parede, quase que um clichê nas cozinhas modernas atuais, investindo em padrões dos mais diversos, mas sempre com um ar clássico de cozinha portuguesa.

Gavetas

Nós do homify gostamos do ditado que estabelece que menos é mais. Esta cozinha compacta comprova esta frase sem fazer muito esforço. Apesar do espaço reduzido, o projeto de design desta cozinha compacta tem um quê de elegância e sofisticação. Investindo nos tons de prata – um reflexo do acabamento dos eletrodomésticos – os armários geram um interessante efeito de continuidade, que é quebrado com criatividade pelas gavetas vermelhas, elementos de contraste dos mais geniais! Para fechar, não poderíamos deixar de falar do ótimo projeto de iluminação, suave e conciso ao mesmo tempo.

Amarelo

Cozinhas modernas por homify

Um dos segredos para se criar um belo projeto em uma cozinha compacta é saber trabalhar os espaços com inteligência, privilegiando tanto a funcionalidade como a mobilidade. Nesta cozinha compacta aqui temos um exemplo claro disso. Os armários e balcões trabalham com um tom predominantemente branco, mas essa linha de design é quebrada com criatividade pelos balcões em amarelo do canto. Como já citamos aqui, a cozinha faz o uso de azulejos leves e arejados, dando um ar de aconchego ao ambiente. O projeto ainda encontra espaço para uma mini adega e um cantinho do lanche, no qual duas simpáticas banquetas aguardam por seus convidados.

Formal

Uma cozinha elegante, formal e moderna. Trabalhando com uma temática que investe nas cores escuras como o marrom e o preto, esta cozinha compacta aproveita seu espaço de forma eficiente, privilegiando de forma absoluta a mobilidade, a circulação e a funcionalidade. O tom neutro da decoração é quebrado com a parede branca próxima ao forno e com o piso em madeira, que providenciam um ótimo contraste a esta peça tão sofisticada quanto fascinante.

Patchwork

Esta cozinha compacta investe nos tons leves e neutros. O bom aproveitamento do espaço garante ainda a colocação de uma simpática mesinha para o café ou lanche. O tom leve da decoração é quebrado por elementos como as cadeiras, em tons mais escuros e, claro, pelo revestimento, em patchwork colorido, próximo à janela. Essa combinação de cores, padrões e estampas é tão simpática que parece ampliar o espaço, tornando-o mais arejado e alegre. Outros detalhes coloridos, como bules e cestas de frutas, completam o quadro.

Garfo

Temos aqui mais uma cozinha que aproveita o espaço com inteligência. Nesta cozinha compacta, estabelecida em uma área estreita – cada vez mais comuns em apartamento, lofts e estúdios – encontramos um design sofisticado, que investe nos tons de prata para criar um ambiente elegante e arejado. Elementos em amarelo, como o tampo da pia e as cadeiras, criam um contraste dos mais interessantes. Esta cozinha compacta ainda aproveita para trabalhar com nichos – sempre uma solução criativa – na parede da direita, onde vão temperos e ervas. Há ainda um toque divertido com a figura de um garfo gigante na parede de fundo.

Prata e cinza

Cobertura Barra: Cozinhas modernas por ASP Arquitetura
ASP Arquitetura

Cobertura Barra

ASP Arquitetura

Apesar do ambiente amplo e arejado, temos aqui uma cozinha compacta das mais interessantes, completamente integrada à sala de estar e ao restante do apartamento – uma cobertura na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Esta cozinha compacta investe nos tons neutros de prata e cinza, estabelecendo uma atmosfera de estilo e sofisticação. O balcão passa-prato faz a conexão com a sala e ainda garante a funcionalidade do espaço com inteligência. Destacamos aqui, ainda, o ótimo projeto de iluminação e as duas luminárias penduradas sobre o balcão

Ótimas ideias, não? Qual você acha que combina mais com a sua residência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!