10 tapetes incríveis para salas de estar

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Assim como as cortinas, os tapetes são complementos dos mais importantes dentro da decoração de uma sala, seja ela de jantar ou de estar. Peça das mais importantes dentro do décor, os tapetes oferecem ao profissional de design possibilidades múltiplas. O tapete pode ser um complemento à temática da decoração, pode oferecer um contraste dos mais eficientes ou pode simplesmente se tornar o ponto focal do ambiente. Para isso, é preciso muito cuidado na hora de selecionar padronagens, cores ou estampas. Lisos, felpudos, quadrados, redondos, as opções são quase incontáveis.

Confira neste nosso artigo, aqui no homify, 10 tapetes escolhidos a dedo que vão fascinar você e dar algumas ideias bem interessantes para sua sala.

Colchas

Apartamento Jaú: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Jaú

Zemel+ ARQUITETOS

Com créditos da fotógrafa Maíra Acayaba, esta sala também se apresenta com tons quase neutros em seu design. Espaçosa e elegante, a sala traz elementos quase grandiosos em sua estrutura, como a estante em tons de cinza e o sofá de viés moderno – um toque de sofisticação irresistível. Bem iluminada, a sala cresce com a adição do tapete multicolorido, cujo design lembra aquelas colchas feitas pelas avós ou pelas tias: cada quadrado parece com um desenho ou um tecido diferente. Isso traz ao ambiente uma calorosa sensação de aconchego e familiaridade.

Home Theater

Começamos com este projeto do escritório Isabela Bethônico Arquitetura, de Belo Horizonte. Temos aqui uma sala de estar mesclada com home-theater que trabalha principalmente com tons neutros em sua decoração. Esta linha é quebrada de forma pontual por peças como o frigobar vintage, pelas almofadas coloridas sobre o sofá de 6 lugares e pelos pôsteres que referenciam filmes e séries. O tapete traz um complemento crucial para este ambiente, investindo em listras que seguem a linha de neutralidade de todo o décor. Um belo detalhe é a mesa de centro – que no fundo é um imenso recorte de um tronco de madeira.

Colorido

Aqui temos um espaço absolutamente colorido e uma das soluções mais criativas para se ter um tapete na sala. A proposta desta sala é trabalhar com os mais diversos acessórios e elementos, criando um ambiente tão eclético quanto sofisticado. Há uma temática floral em todo o décor, presente no belo papel de parede, nas cortinas e na estampa de algumas almofadas. Assim como na sala anterior, aqui o tapete funciona como um complemento a todo o projeto de design, investindo numa estampa de faixas com tons gradativamente escuros.

In the Navy

Salas de estar tropicais por homify

Esta sala faz parte de uma residência na praia da Baleia, em São Paulo, e investe numa temática navy, ou seja, com elementos listrados nos tons brancos, vermelhos e azuis. É possível perceber este estilo navy nas estampas do sofá e, principalmente, no tapete que domina todo o ambiente. A paleta de cores – azul, branco e vermelho – presente no tapete se repete em outros objetos do mobiliário, como nas poltronas, na banqueta e até mesmo nas molduras dos quadros na parede. O bom trabalho de iluminação e a parede charmosa completam o ambiente.

Jardim suspenso

Paisagismo permanente: Paisagismo de interior  por Lo. interiores
Lo. interiores

Paisagismo permanente

Lo. interiores

Este espaço eclético traz alguns elementos bem interessantes em termos de design. Há um certo despojamento na proposta na parede de tijolos que recebe uma estrutura elevada com um mini jardim suspenso. Por outro lado, temos móveis com design modernista, como a poltrona azul e o balcão em amarelo. Neste ambiente repleto de elementos chamativos, o tapete da sala traz um contraste dos mais eficientes, ao trazer uma estampa com cores fortes que variam do marrom ao laranja, trazendo uma sensação tanto de movimento como de energia ao ambiente.

Estampa

Parede e pavimento  por DESDEDIEGO DECORACIÓN
DESDEDIEGO DECORACIÓN

MIDSUMMER SANDERSON

DESDEDIEGO DECORACIÓN

Temos aqui um belo exemplar de um tapete para sala que é o protagonista do espaço. A sala traz um ar inegavelmente tradicional, com quadros reproduzindo obras de arte, mesinhas vindas de algum antiquário e uma simpática cadeira com tecido de cor vinho. Toda essa linha tradicional é quebrada com um tapete que chega com uma gigantesca estampa floral e cores vibrantes. O contraste entre a estampa do tapete e um certo classicismo das outras peças do mobiliário transformam esta sala em um dos exemplares mais fascinantes de nosso catálogo.

Listrado

A sala ampla, repleta de elementos em tons brancos, tem sua fotografia assinada pelo profissional Marco Antônio. O elegante espaço tem como elementos complementares as cadeiras e o sofá de vime, que entregam um insuspeito ar rústico a uma sala tão sofisticada. O contraste vem, obviamente, do belo tapete listrado que domina o ambiente. Investindo numa gradação de cores das mais interessantes, o tapete traz uma sensação de mobilidade e arejamento, numa combinação digna do espaço em que se encontra.

Felpudo

Neste apartamento em Miami – com uma vista de causar inveja a qualquer um – temos uma sala que faz as vezes de home-theater. A decoração trabalha com tons leves e quase neutros, evidenciando inegáveis elegância e estilo. O tapete felpudo que domina parte do ambiente não foge à essa linha. Aconchegante, traz, em seus tecidos, tons que se complementam ao décor da sala, criando um ambiente que é ao mesmo tempo acolhedor, mas que inspira uma sofisticação absoluta.

Amarelo e laranja

Este apartamento localizado no Rio de Janeiro tem um inegável ar de jovialidade e descontração. A fotografia é do MCA Studio. Todo trabalhado em tons leves puxados para o amarelo e o laranja, o projeto de design aproveita os espaços com inteligência, inserindo aqui e ali elementos que remetem à sensação de aconchego e segurança. O tapete que domina a sala de estar repete os tons de amarelo e laranja em uma combinação de listras das mais charmosas. As cadeiras de madeira e a chamativa mesinha de centro completam este conjunto tão simpático. 

Tradicional

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL: Sala de estar  por Dani Santos Arquitetura
Dani Santos Arquitetura

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL

Dani Santos Arquitetura

Não poderíamos terminar nosso artigo sem este clássico. Fotografado por Tatiana Galindo, essa sala tem uma linha essencialmente vintage, traduzida nas poltronas de linhas modernas, na mesinha de centro e nos diversos elementos sobre o balcão, como os rádios de pilha dos anos 50 e a vitrola de cor verde. Entre LPs e quadros de inspiração religiosa, o tapete persa tradicional se estabelece como uma peça das mais interessantes, criando um contraste – por conta do tom vermelho escuro de sua estampa – com a decoração de tons leves do apartamento.

Cada ideia melhor que a outra não? Qual delas você acha que cabe em sua residência? Conte para a gente, faça seu projeto ou mande sua sugestão.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!