Tapetes ideais para o quarto do seu bebê

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A expectativa do nascimento traz uma série de idealizações e sonhos, durante este processo os pais buscam montar o quarto ideal para acolher o tão esperado bebê. Ao decorar um quarto infantil é essencial garantir o seu aconchego e harmonia para que a criança se sinta confortável e tenha um ambiente tranquilo. 

Durante a espera, você pode apostar em tons pasteis, investir em papel de parede, brinquedos, quadros decorativos, armários com almofadas, poltronas de amamentação e iluminação acolhedora. Depois da escolha do berço e dos móveis, os objetos decorativos são essenciais para trazer mais vida ao ambiente e o tapete pode ser um elemento não apenas decorativo, mas também útil quando o bebê começa a engatinhar .  

Cenografia

Imagine uma criança ao entrar dentro deste quarto? Diversão garantida. O quarto do estúdio de arquitetura Espaço do Traço tem esta proposta: Um mundo dentro do ambiente. “Buscamos implementar em cada detalhe um elemento que possibilite uma interação com a criança”, dizem. 

Um tapete que remete à grama, os pufes de tricô que, pelo formato e tom de cinza, lembram pedras, uma árvore no meio e pronto, entramos num parque!

Tapetes com estampas

Hoje em dia existem tapetes com diferentes tramas e distintos tecido feitos a base de composições com cânhamo, aloe vera e seda. O quarto mesmo com papel de parede, pode combinar com tapetes com estampas, tudo dependerá da uniformização dos tons. Tapetes geométricos complementam um tom moderninho ao estilo do quarto e podem ser utilizados posteriormente em outras fases da vida da criança.

Tapetes circulares

O tapete redondo divide o ambiente de forma harmônica, a combinação de cores do projeto ajuda a dar uniformidade para o conjunto do quarto, pode-se brincar com as formas dos móveis retangulares e dos objetos circulares, assim, garante-se versatilidade para o quarto. Além de circular este tapete é feito com retalhos de tecidos rosa, uma forma diferente de patchwork que funciona bem como objeto decorativo.

Tapete para engatinhar

Quando o bebê começa a engatinhar, o importante é que o exista conforto para os seus joelhos, além disso, as crianças muitas vezes podem cair e se machucar neste momento do aprendizado, por isso, tapetes macios e felpudos são recomendáveis. Uma decoração com poltronas e almofadas deixa o ambiente deliciosa para brincadeiras e leituras.

Fibras sintéticas

As fibras sintéticas não são provenientes de plantas nem animais, são fabricadas através de processos industrializados. Este tipo de fibras são muito fortes e resistentes a climas mais extremos, umidade e água. Os tapetes de fibras sintéticas são tingidos com ingredientes e químicos também fabricados, podendo estar disponíveis numa variada gama de cores. Este tipo de tapetes é também bastante mais barato que os tapetes de fibras naturais, mas isso não significa que não sejam resistentes e duráveis.

Ambiente neutro

O ambiente neutro do quarto de bebê pode combinar com móveis simples em madeira clara,  o ambiente se destaca pela neutralidade e apenas alguns objetos evidenciam o sexo do bebê.

O tapete utilizado possui fibras naturais, as fibras naturais são provenientes de plantas ou animais. Como alguns exemplos temos a lã, bambu, sisal, linho, juta, entre outras. São fibras de elevada qualidade e amigas do ambiente. De entre as fibras naturais,  a lã é mais resistente e durável, acabando por compensar o investimento inicial.

Fibras sintéticas

As fibras sintéticas não são provenientes de plantas nem animais, são fabricadas através de processos industrializados. Este tipo de fibras são muito fortes e resistentes a climas mais extremos, umidade e água. 

Os tapetes de fibras sintéticas são tingidos com ingredientes e químicos também fabricados, podendo estar disponíveis numa variada gama de cores. Este tipo de tapetes é também bastante mais barato que os tapetes de fibras naturais, mas isso não significa que não sejam resistentes e duráveis.

Listras

As listras são uma ótima escolha para compor um quarto com formas geométricas, um estilo marinheiro ou um design mais moderno e minimalista combina com um tapete de listras, do mesmo modo outros objetos da casa podem conter o mesmo padrão. Neste caso o tapete é feito com fibra de algodão o que permite fácil manutenção e transporte, pois são leves.

Tapetes feito a mão

 A moda do crochê voltou com tudo, e os tapetes também são um novo sucesso, em pequenos  ou grandes formatos, este tipo de tapetes dão movimento a quartos com poucos objetos ou com formas simples. O tapete de crochê traz a ideia de aconchego e pode ser colocado perto do berço ou de uma cadeira de balanço por exemplo. 

Tapetes para o quarto inteiro

O tapete pode ser um objeto decorativo ou pode forrar o piso, e assim, encobrir quase todo o chão do quarto. A função do tapete como carpete é trazer conforto, aconchego e calor. Ao mesmo tempo é um ótimo espaço para a criança se movimentar. Os tapetes maiores acumulam mais pó e podem ser mais difíceis de se limpar, no entanto,  são melhores alternativas do que o revestimento de carpete.

Qual dessas idéias de tapete é a sua preferida?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!