Casa de Vidro: Casas modernas por Cristina Menezes Arquitetura

Casa de vidro em Minas Gerais tem quartos e banheiros transparentes

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos em Minas Gerais para apresentar uma casa simplesmente deslumbrante e única. Localizada em Belo Horizonte, a Casa de Vidro, projetada pelo estúdio Cristina Menezes Arquitetura, é composta de estrutura de aço pré-fabricada e modular e de painéis de vidro temperado, que proporcionam integração total com a paisagem circundante. Apesar da aparência deslumbrante, do conforto e da privacidade, o norte do projeto é a sustentabilidade.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência incrível? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa totalmente transparente e integrada com a paisagem ao redor, mas que proporciona privacidade, conforto e requinte.

Fachada principal

A proposta da casa de vidro é conectar os moradores com o espaço exterior, caracterizado sobretudo pela vegetação tropical exuberante. O vidro laminado, portanto, foi o material para possibilitar esta integração entre os espaços internos e externos, proporcionando vistas privilegiadas para a paisagem circundante, além de garantir 100% de proteção contra os raios UV e isolamento térmico de 71%.

Na área externa, além do magnífico jardim, o projeto criou uma área de lazer espetacular interligada à suíte máster, com destaque para o deck de madeira e para a piscina revestida de pastilhas azuis.

Sustentabilidade e mobilidade

A sustentabilidade é o norte da residência. A proposta do projeto, desde a obra ao uso do edifício, foi evitar o desperdício e reduzir a geração de resíduos. Portanto, a casa foi concebida em estrutura modular, baseada nas dimensões dos perfis “I” da estrutura metálica e das lajes de vidro. A estrutura é toda parafusada e o vidro é fixado na estrutura de aço com silicone estrutural. Além da rapidez e limpeza da construção, este sistema construtivo modular garante a mobilidade do edifício. Se o morador se mudar, ele pode transportar a sua casa para outro lugar.

Living room

Apesar da casa ser completamente vedada com painéis de vidro laminado, quem está fora da casa não enxerga o interior, devido às características do vidro. E, para controlar a entrada de luz nos ambientes os moradores têm o auxílio de cortinas e persianas.

O projeto de interiores empregou preferencialmente materiais naturais, como madeira, pedra, e tecidos com texturas, cores e design dos anos 60, para dar mais personalidade, realçar a sensação de aconchego dos ambientes e fazer o contraponto com a estrutura de aço aparente.

Sala de jantar e cozinha

O programa de necessidades da residência de 60 m² é compacto, incluindo uma sala de estar, sala de jantar e cozinha, integradas, e a suíte do casal.  

Com a transparência e imaterialidade, o mobiliário e os acessórios decorativos ganharam um protagonismo ainda maior. O piso de madeira também se destaca, contrastando com o vidro e com o aço. As cadeiras e poltronas de estrutura de madeira e assentos revestidos de couro, a mesa de jantar com tampo de Corian e a bancada de basalto Neolith da cozinha realçam a elegância e sofisticação do ambiente.

Quarto do casal

A suíte está diretamente conectada com a área de lazer, com deck de madeira e piscina. Além das vistas privilegiadas para o exterior e para o jardim, a suíte com sua cobertura de vidro laminado permite aos moradores contemplar as estrelas do céu e acordar todos os dias a luz suave da abóbada celeste. As cortinas, da cor da estrutura metálica, garantem maior privacidade ao ambiente. E, o piso de madeira e a parede de pedras garantem a sensação de aconchego.

Aproveite as dicas deste artigo para incrementar a decoração do seu quarto e deixá-lo mais aconchegante.

Banho do casal

A ducha e a banheira são integradas ao dormitório, criando uma sensação de maior amplitude espacial. As louças e metais, na cor preta e red gold, respectivamente, são da Deca e foram escolhidas em sintonia com a decoração da residência. A cuba, o sanitário, o espelho e a banheira exploram as curvas e agregam graciosidade e sensualidade ao ambiente. O banheiro também esbanja transparência e se integra à natureza circundante, realçando a sensação de bem-estar.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Iluminação de LED

A área externa recebeu um tratamento especial. Além do paisagismo e da área de lazer, o projeto buscou valorizar a vegetação do jardim e os detalhes do edifício através do projeto de iluminação com luzes de LED.  

Você construiria uma casa fechada completamente de vidro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!