Dicas para um jardim florido o todo!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Blumenpark in Rain am Lech, Kirchner Garten & Teich GmbH Kirchner Garten & Teich GmbH Jardins modernos
Loading admin actions …

Ter um jardim florido é um sonho possível e pode também ser prático dependendo da escolha certa para cada ambiente, mesmo com pouco espaço, é possível montar um jardim em casa utilizando muitos tipos de plantas e flores. Praticar a jardinagem pode ser terapêutico e benéfico, além disso, um jardim florido é uma proposta interessante para complementar a decoração da casa.

Para isso, é necessário conhecer técnicas simples, mas imprescindíveis para quem deseja um jardim interno bonito e bem cuidado. Você pode se inspirar para montar seu jardim ou compor arranjos harmoniosos ao aproveitar garrafas de vidros, caixas de madeira e outros objetos como recipientes. 

Você não precisa esperar a primavera para começar a por em prática sua habilidade e criatividade para compor um jardim florido. Trazemos aqui, uma matéria de como trazer mais cor e vivacidade à sua casa de maneira simples e delicada.

Zen

Segundo o Fen Shui para se estabelecer harmonia num jardim é importante dispor os elementos como bancos, plantas e pergolados que não estejam no centro do jardim, para que a energia possa circular livremente. Em jardins de estilo japonês é muito comum ver o lago como espaço central. As flores são essenciais para a composição do espaço, cada flor é pensada especificamente e tem sua localização delimitada.

Tipos de flores para gostos diferentes

Kleur in de tuin, Biesot Biesot Jardins modernos

Existem flores propícias para todas as estações do ano, por isso é necessário perceber o clima da região que sua casa se encontra. Para a criação desse ambiente é necessário escolher as plantas certas que vão de acordo com o clima e com o gosto individual. Você deve se perguntar se quer um jardim com flores coloridas, plantas ornamentais ou a mistura de flores com uma pequena horta de ervas aromáticas.

Divisões de espaços

Moderne tuin Hoofddorp, Biesot Biesot Jardins modernos

Um jardim é um espaço muitas vezes criado artificialmente que deve se assemelhar a um ambiente natural para facilitar a manutenção, dividir o espaço em que este jardim estará localizado pode ser uma boa ideia para auxiliar seus cuidados. Você pode colocar plantar com flores em conjunto com folhagens e mimetizar um ambiente mais natural. Num espaço externo, pode-se colocar um balanço, cadeiras de madeira, mesas para compor o ambiente.

Flores diferente

Apesar de não serem consideradas propriamente flores, as plantas suculentas possuem formatos interessantes e decorativos, sendo que algumas também geram flores. Por isso jardins com várias espécies de suculentas dentro de vasos são uma excelente ideia para apartamentos e espaços pequenos.

Vasos e plantas ornamentais

Orquídeas são flores ideais para apartamentos, exigem poucos cuidados e são extremamente bonitas. Os vasos do Ateliê de cerâmica- Flavia Soares, são delicados e feitos à mão de modo artesanal e combinam com flores mais delicadas de raízes e caules finos. O jardim pode estar composto com flores plantadas diretamente no chão ou uma série de flores dispostas em vasos e recipientes distintos, cada flor pode pedir um suporte diferente para que possam se destacar.

Composição dos elementos

Distintas flores podem possuir tons parecidos e criarem um uniformização decorativas. Flores como hortênsias são muito atrativas e florescem durante a primavera, no entanto, não se adaptam bem em outras estações do ano, por isso exigem um cuidado maior. Num ambiente pequeno, a alternativa elegante é planta-las em um vaso grande e compor com plantas colocadas peças como cestos e vasos de metal.

Jardim de inverno

O jardim de inverno feito pelo Bender Arquitetura foi um ótimo modo de otimizar a varanda desta casa. O teto está fechado com vidro e as plantas possuem uma temperatura sempre regular. As flores estão colocadas em vasas e suspensas no teto e nas paredes. As cores escolhidas possuem o mesmo tom cromáticos e equilibram a a composição dos móveis de madeira.

Decoração do jardim

Um jardim de inverno requer certo cuidados, por não estar exposto ao ar livre, é necessário rega-lo com mais frequência, cuidar da terra e estar atento aos bichinhos que possam entrar dentro da casa. Por outro lado, a decoração dos objetos pode ser mais variada e dar um charme ao jardim, como churrasqueiras, cadeiras de materiais delicados, almofadas, quadros e cortinas.

todos os cantos possível

A alternativa é criar mini jardins dentro de vasos, a ideia é elegante e fácil de se manter, você deve procurar recipientes diferentes, vasos de cerâmica, regadores e até panelas antigas de cobre são validas. É fácil de fazer e podem ser colocadas em qualquer lugar da casa, até em ambientes mais fechados como lavabos, desde que tenha luz. 

Paredes floridas

Jardins verticais cabem teoricamente em qualquer lugar, por isso nada impede que o seu jardim vertical seja florido. Caso você queira misturar plantas, o ideal é selecionar espécies com necessidades parecidas, em termos de luz solar, clima, e necessidade de água. Flores como orquídeas pode ser uma ótima escolha para jardins verticais dentro de apartamentos, além de delicadas, são inúmeras espécies com cores diferentes que podem combinar com sua decoração.

Veja aqui mais ideias sobre como fazer jardins verticais na homify!

Quais são as melhores escolhas em termos de flores e arranjos que podem ser feitas no seu jardim?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista