O conforto e o charme do tapete belga

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Usar tapetes belgas na decoração de um cômodo é escolher por conforto e aconchego sem perder uma gota de elegância. Para pensar com cuidado nos ambientes onde as pessoas vão se sentir bem basta eleger os elementos que mais trazem sensação de tranquilidade e aconchego combinando com os tapetes belgas.

Repletos de charme, os tapetes belga são lindas peças decorativas que exibem suas franjinhas nas pontas e desenhos variados. Normalmente, eles são artigos leves e finos, sendo assim, acabam por oferecer praticidade.

Antes de adicionar um tapete belga, é prudente analisar os outros itens decorativos, já que, ele costuma ter bastante cores e detalhes rebuscados. Tudo precisa estar em harmonia no ambiente.  Além de todos os benefícios, ele também é super indicado no inverno, já que deixa o ambiente mais quente e agradável.

Aquecer

Muitos elementos podem auxiliar uma decoração a se tornar um ambiente mais cômodo. O mobiliário em cores sóbrias e suaves nos ajuda a adicionar outros itens decorativos e trazer um quê de conforto. Os tapetes belgas podem contribuir com esta tarefa da melhor forma. Estes artigos são capazes de aquecer um ambiente com suas cores queimadas que passam por vermelho, marrom, bege, laranja e outros tons quentes.

Contraste

Sala de estar  por Locus Habitat
Locus Habitat

Chesterfield Sofa from Locus Habitat

Locus Habitat

Nesta versão em bege, off white e azul marinho, o tapete belga oferece um contraste de matizes que é compartilhado com outros elementos do ambiente. O sofá clássico de couro em matelassê cria um jogo de claro e escuro com as paredes desta sala de estar e com outros detalhes decorativos dispostos no ambiente.

Cosmopolita e feminino

Sala de estar  por homify
homify

Carmen Koltuk

homify

Para trazer um clima agradável para este ambiente que mistura os estilos cosmopolita e feminino em um mesmo local, dois tapetes belgas foram adicionados. Utilizando da sobreposição, as duas peças ficam dispostas uma em cima da outra, criando um caminho moderno e trazendo atenção para o centro desta sala de estar. O resultado é um ambiente belo e com detalhes interessantes ao seu redor.

Tom sobre tom

Sala de estar  por Mahir Mobilya
Mahir Mobilya

Vesly Koltuk Takımı

Mahir Mobilya

Nesta sala de estar de clima moderno e suave, temos uma decoração que é composta por uma paleta cromática bem marcada. Os matizes que aparecem são vermelho queimado, vinho e off white. Para completar a composição trazendo um toque de harmonia e um quê de charme, o tapete belga escolhido foi uma peça decorativo que foi confeccionada nos mesmos tons. 

Nesta sala que faz parte do projeto do escritório Joana e Manoela Arquitetura, temos uma sala de estar que expressa uma sensação agradável e tranquila. Decorada com tons quentes e queimados, ela oferece um quê de calor aconchegante ao lar. Para completar com louvor o décor, um tapete belga de tamanho generoso foi adicionado no centro do espaço. Com estampa puxada para o floral, ele oferece belos tons de vinho e coral, embelezando o ambiente de forma charmosa e delicada.

Disposição

Sofá de couro legitimo.: Sala de estar  por VIA HAUS
VIA HAUS

Sofá de couro legitimo.

VIA HAUS

No quesito composição, a posição do tapete belga na decoração de uma sala de estar acontece no centro do cômodo em muitos dos casos. Desta maneira, esta disposição central permite que as franjas fiquem aparentes, proporcionando charme e delicadeza ao décor. Os tapetes belgas não precisam necessariamente serem usados em tamanhos grandes. Em tamanhos compactos, eles podem ser muito interessantes também para integrar ambientes.

Mistura rústica

Em uma decoração de estilo rústico, os tapetes belgas são responsáveis por trazer aconchego ao ambiente. A estampa da sala fica restrita a eles. Desta forma, é melhor usar almofadas e acessórios lisos nos mesmos tons. Assim como nessa decoração em que é permitido misturar móveis e objetos de décadas diferentes, o mesmo vale para os tapetes, desde que feito com bom senso.

Toque de campo

Sala de estar  por benuta GmbH
benuta GmbH

Teppich Elisabeth

benuta GmbH

Para salas de estar ou ambientes integrados onde o tapete belga tenha alguma borda ou algum tipo de moldura no desenho, uma importante dica é que ele fique centralizado no ambiente sem ultrapassar os móveis. Se ele ficar disposto no centro, sem tocar as poltronas, mesas ou sofá, o resultado é mais interessante e proporciona uma impressão de mais espaço no ambiente.

Harmonia

Sala de estar  por Locus Habitat
Locus Habitat

Chesterfield Inspired Leather Armchair

Locus Habitat

Caso um tapete belga de tons suaves vá ser adicionado na decoração da sala, o sofá e o resto do mobiliário devem ser, preferencialmente, lisos e confeccionados em cores que façam harmonia com as cores do tapete selecionado. Quanto aos outros elementos decorativos, artigos em metal e espelhos funcionam muito bem com os tapetes belga e auxiliam oferecendo mais destaque a eles.

Amplitude

Os tapetes belga de tamanhos grandes, que podem abrigar o sofá, mesa e poltronas em cima, deixam a sala com aparência maior. Se não for possível usar uma peça grande, pode se usar a mesa de centro bem no centro do tapete. No entanto, deve se tomar cuidado para não exagerar. O tapete belga grande não é um carpete. Ele não pode tomar conta do tamanho da sala inteira porque isso desvaloriza o tapete como elemento decorativo. Para mais dicas sobre tapetes, veja 12 ideias de como decorar com tapetes.

Sua sala de estar precisa de um toque de conforto? Você usaria tapetes belgas na sua decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!