Como decorar uma sala pequena

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Nem todo mundo tem casa grande e espaçosa e, às vezes, decorar um espaço pequeno acaba sendo um grande desafio. Mas existe solução para tudo: sua sala pequena pode ter estilo, personalidade e até luxo com algumas ideias simples e fáceis de colocar em prática.

A palavra de ordem é otimizar o espaço, pensando no estilo e personalidade do morador, assim como no uso que vai se fazer da sala. Se for um ambiente para receber visitas, os sofás e poltronas contam muito. Se for um lugar onde assistir à TV, existem formas de esconder o aparelho na presença dos visitantes, como, por exemplo, um nicho que, fechado, parece um quadro.

Não importa o tamanho da sala, ela tem que ter alma. Isso se consegue com pequenos objetos, peças de arte, plantas, cortinas, prateleiras, tapetes e uma infinidade de detalhes que fazem toda a diferença.

Nas imagens a seguir, damos algumas dicas de como decorar sua sala pequena. Faça bom uso delas e tenha uma sala fantástica!

Muito branco!

Se tem algo que faz um espaço pequeno parecer muito maior é usar muito branco!  É o caso desta sala totalmente branca, das paredes ao sofá e cadeiras estofadas. Até a tela sobre o sofá moderno de linhas retas é branca, com pontos de cor. O piso em madeira clara e o tapete cinza claro ajudam a proporcionar aconchego, enquanto a mesa de centro prateada – que lembra uma caixa de arquivo – dá um toque de modernidade, junto com as luminárias de mesa. Alguns detalhes coloridos bastam para  dar um ar vibrante ao ambiente clean e despojado.

Estruturas vazadas

Nesta sala de estar em estilo mediterrâneo, o que se sobressai é o uso de estruturas vazadas que permitem à vista dar um respiro. Assim, a poltrona azul arredondada, a gaiola decorativa e até as molduras vazias têm um efeito lúdico contra a parede azul turquesa. A banqueta em madeira faz as vezes de mesinha lateral e também diminui o volume no espaço. O sofá branco com almofadas em tons neutros e fortes, assim como a luminária de piso branca e o tapete claro ajudam a dar leveza ao ambiente. O piso com formas geométricas ornamenta a sala e o teto com vigas à mostra tem o mesmo efeito das estruturas vazadas.

Vidro

Salas de estar ecléticas por VINTAGENCY
VINTAGENCY

THAT'S FUSION

VINTAGENCY

A transparência do vidro é amiga íntima das salas pequenas, pois torna tudo mais leve e fluido. Nesta sala de estar moderna, a mesinha de centro de vidro e estrutura em metal provoca esse efeito, além de proporcionar um ar contemporâneo. O sofá cinza também é uma boa pedida para suavizar o ambiente. Mas um toque de cor discreto dá personalidade à sala, caso da poltrona azul com design arrojado e pés em metal. Flores vermelhas e pequenos objetos na mesma cor tornam o espaço vibrante na medida certa.

Sofá em L

Salas de estar modernas por Rousseau
Rousseau

Chiswick Quay

Rousseau

Quando não se tem muito espaço para dispor os móveis tradicionais da sala de estar, como sofás e poltronas, pode-se tentar substituir as poltronas por um sofá em L, que acomoda mais pessoas sem ocupar o mesmo espaço do conjunto na sala. Nesta sala de estar com porta envidraçada, o sofá em L cinza-azulado é confortável e bonito, destacando-se contra a parede branca de tijolinhos. O piso em madeira traz cor e aconchego, assim como o tapete branco. Os quadros e a pintura mural dão personalidade ao ambiente descontraído e agradável. 

Sofá em L II

Salas de estar modernas por JIGEN

Nesta sala de estar mais estilosa, o sofá em L é cinza e tem linhas puras e retas. As almofadas listradas em preto e branco dão um ar sofisticado e moderno, assim como a luminária de mesa em metal. Os quadros em preto e branco se harmonizam com o sofá, enquanto a mesa de centro em acrílico transparente confere leveza e fluidez ao espaço. O piso escuro destaca todo o conjunto, que é discreto e com ares contemporâneos.

Prateleiras

Salas de estar campestres por Helen Green Design
Helen Green Design

Country House, Hampshire

Helen Green Design

Uma forma de conseguir mais espaço na sala de estar é utilizar prateleiras e armários embutidos. Nesta sala em estilo clássico, os armários e as prateleiras foram embutidos em torno da janela, que recebeu uma cortina listrada. Com isso, ganhou-se espaço para livros, quadros, objetos e fotografias, entre outras coisas. O uso de madeira escura nos armários e prateleiras se harmoniza sobriamente com o resto da sala, onde um sofá em tom neutro, duas poltronas clássicas e uma mesinha de centro em madeira imprimem solidez e aconchego.

Prateleiras II

Nesta sala de jantar integrada à sala de jantar, as prateleiras em madeira também ajudam a organizar melhor os objetos e livros, além de abrigar a TV. Junto com as prateleiras, a mesa de centro em madeira dá um toque rústico ao ambiente e tem a vantagem de ter rodinhas, podendo ser afastada sempre que se precisar de mais espaço no centro da sala. Pufes em tecido colorido também servem de apoio quando há mais gente a acomodar. O tapete claro, por sua vez, traz leveza e aconchego ao ambiente.

Materiais naturais

Neste projeto de Eveline Sampaio Arquitetura e Interiores, o uso de materiais naturais compensa a falta de espaço com a sensação de aconchego. As paredes de tijolinho à vista, os móveis antigos que abrigam equipamentos de som e TV, o sofá com estrutura em madeira e tecido floral, a mesinha de centro em madeira, as poltronas de fibras naturais (que não aparecem na imagem) – tudo isso contribui para um estilo campestre muito agradável e acolhedor. O tapete em cor clara também ajuda a dar essa sensação, enquanto o lustre delicado proporciona um pouco de sofisticação.

Cortinas

Esta sala de estar em estilo clássico compensa o pouco espaço com o uso inteligente das cortinas amarelas, que complementam com elegância a decoração. Seu caimento romântico se harmoniza perfeitamente com o sofá e a poltrona claras com design clássico e sinuoso. Os pequenos quadros retratando personagens de época e o abajur de cúpula branca e base de porcelana, assim como o piso claro, completam o conjunto, que conta ainda com mesa de centro e mesa lateral em madeira, ambas em estilo clássico.

Minimalismo

Salas de estar modernas por Skéa Designer
Skéa Designer

Un salon tout en contraste

Skéa Designer

Já esta sala de estar opta por uma decoração minimalista: um sofá preto, uma mesinha de centro preta e baixa, um rack para a TV e luminária preta de metal. O piso em madeira proporciona aconchego, assim como o vaso com arbusto, que traz vida ao espaço. As cortinas brancas diáfanas contrastam com a rusticidade da parede de tijolos à vista. O resultado é um ambiente clean, despojado, mas, ao mesmo tempo, atraente e agradável.

Almofadas

Esta sala de estar é radical e perfeita para os jovens: os sofás e poltronas foram totalmente substituídos por almofadas reforçadas em cores suaves, como branco, azul e lilás, ou estampadas. O tapete violeta torna o ambiente ainda mais aconchegante e o painel em tecido estampado convida a se lançar no espaço. Para outras dicas sobre como decorar uma sala pequena, leia este artigo

Como você decoraria uma sala de estar pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!