10 Dicas para ter um jardim pequeno!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Ter um jardim pode ser um grande aliado para trazer harmonia e resgatar o equilíbrio original com a natureza dentro da sua casa, o contato com as plantas restaura energia do ambiente e diversifica a decoração. Hoje em dia, muitas pessoas vivem em espaços pequenos como apartamentos, no entanto, é possível otimizar seu espaço e ainda faze-lo parecer maior quando os espaços são divididos e organizados corretamente. 

As opções são extensas e permitem com que você desenvolva sua originalidade tanto na escolhas das plantas quanto nos elementos decorativos. As combinações variam de flores às plantas energizadoras, folhagens exóticas e ervas comestíveis. Para jardins pockets, o ideal é ser prático, ou seja, ter um jardim que não requeira uma manutenção complexa.

Além das sugestões, trazemos dicas e pequenos truques de como cuidar de certas espécies e quais plantas são ideais para cada tipo de ambiente e clima.

Aéreas e divertidas

Procure um espaço ensolarado no seu apartamento com preferência perto de uma janela, pode ser cozinha, área de serviço ou até mesmo a sala de estar. Os vasos da Greenbop dão um tom divertido e alinham design e facilidade para o seu jardim suspenso, algumas plantas comestíveis e frutíferas como o tomate cereja, morangos,erva cidreira ou salsinha podem se adaptar facilmente a este tipo de arranjo.

Parede florida

Varanda, alpendre e terraço  por Natural Urbano
Natural Urbano

Mecapal Jardinera

Natural Urbano

E que tal se ao invés de quadros você colocasse plantas na sua parede? Os espaços pequenos pedem alternativas para a organização dos vasos, algumas plantas e flores se adaptam melhor a ambientes sem muita luz como: rosa pedra, begônia, pleomele verde, orquídeas. Em paredes o ideal é colocar plantas ornamentais que exijam pouca água.

Espaço de encontros

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins modernos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Jardim de vasos, são uma boa pedida para terraços com piso de cerâmica. Foi esta a ideia que a paisagista Claudia Muñoz teve para um pequena área de serviço num apartamento térreo em São Paulo. A escolha dos elementos foi decidida pela praticidade da manutenção: cactus, suculentas e orquídeas como espécies principais desse jardim. Além disso, o pequeno jardim é conectado com a cozinha e por isso foi colocada uma churrasqueira, deste modo, se tornou um ambiente confortável de encontros e descontração dentro do apartamento.

Paredes verdes internas

Paredes verdes são instalações verticais cada vez mais comuns como alternativa para jardins em apartamentos. Elas harmonizam o ambiente sem utilizar muito espaço. Neste projeto do terraço, as plantas com folhagens verdes dialogam com o conceito de espaço colorido e se destacam junto aos móveis de cores vibrantes. O meio de manutenção é simples, pois as plantas na realidade estão colocadas em distintos vasos de madeira forrados que retém a água no recipiente.

Variedade

Varanda, alpendre e terraço  por ferm LIVING
ferm LIVING

ferm LIVING Image Photos

ferm LIVING

Para seu jardim pequeno, escolha plantas que, obviamente, não ocupem tanto espaço, como com folhas menores e caules mais finos. Opte também por plantas com raízes não muito profundas ou não muito grandes. Você pode variar os tipos de vasos, colocar móveis de madeira no ambiente, regadores e objetos decorativos.

Iluminação

Sala de jantar  por ferm LIVING
ferm LIVING

ferm LIVING Image Photos

ferm LIVING

A janela do cômodo não precisa ser deslumbrante, a composição das plantas com o ambiente pode trazer uma maior sensação de harmonia. De acordo com o Fen Shui as plantas eliminam as toxinas do ar, em espaços de trabalho aumentam as taxas de concentração e auxiliam a reduzir os níveis de enfermidade quando alguém está doente.

Horta em caixas

Varanda, alpendre e terraço  por Pop up Pallets
Pop up Pallets

pallet tuin Small: Little Planet

Pop up Pallets

Este projeto foi desenhado para abrigar hortaliças e ervas, sendo ideal para a cozinha. Portanto você pode colocar suas hortaliças e plantinhas comestíveis em vasos de plástico ou plantá-las diretamente no recipiente de madeira, adicionando um filtro de manta acrilica e terra. Uma proposta decorativa prática e delicada para sua cozinha.

Suportes originais

SUPORTE DE MADEIRA + VASO DE CERÂMICA Nº01: Jardim  por Pomelo
Pomelo

SUPORTE DE MADEIRA + VASO DE CERÂMICA Nº01

Pomelo

Ao pensarmos em jardins, podemos trabalhar nossa criatividade na reutilização de materiais, composições de objetos, escolha de plantas. Estes suportes de madeira da Pomelo são ótimos para você compor o seu jardim de vasos dentro de pequenos espaços, eles dão um toque moderno e delicados e permitem que o vaso fique suspenso. Ao misturar formas orgânicas e geométricas, permite-se a quebra de uma uniformidade,  pois um jardim não precisa manter um padrão, mas sim uma harmonia entre os elementos.

Cactus sempre

Um jardim de cactus é fácil de se manter, mas isso não significa que os cactus possam ficar sem água. Em casas, plantadas diretamente no solo, geralmente, as cactáceas devem ser regadas uma vez por semana ou a cada quinze dias, todavia, em vasos internos podem precisar de água uma vez ao mês. Os cactus podem crescer conforme a área disponível e ficarem exuberantes. 

Jardins móveis

Por fim, para quem pensa que realmente não possui espaço, a alternativa é criar minis jardins dentro de vasos, a ideia é elegante e fácil de se manter. Você pode colocar diferentes espécies de plantas como cactus e suculentas em único recipiente. Suculentas por exemplo se transformam em pequenas esculturas, mas lembre-se de manter preferivelmente em solo de areia e rega-las a cada quinze dias.

Qual desses pequenos jardim, você gostaria de ter em sua casa?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!