10 ótimas ideias para jardins pequenos

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Vivemos hoje em metrópoles e cidades que clamam por espaços verdes. Todos sabemos da importância de termos áreas verdes em nossas residências, mas muitas vezes não temos espaço ou mesmo tempo para pensar nisso de forma adequada. Afinal, morando em um apartamento médio ou em uma casa sem área verde disponível, como pode ser viável a existência de um pequeno jardim em minha residência? Pensando nisso, o homify separou neste artigo 10 ideias das mais interessantes para que qualquer um possa construir e cuidar de um pequeno jardim em sua casa.

Na prática, o segredo para ter um pequeno jardim em casa é saber aproveitar os espaços disponíveis para colocar ali um pouco de verde. Pode ser na varanda, embaixo da escada ou mesmo suspensos por cabos dentro da sala de estar. Não importa. O que vale é pensar de forma ecológica e sustentável. O mundo e a humanidade agradecem.

Rústico e criativo

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Neste ambiente, tão rústico quanto criativo, encontramos mais uma ótima ideia para a criação de um pequeno jardim em sua residência. Temos aqui diversas soluções que podem servir em qualquer ambiente. No lado esquerdo, encontramos pequenos vasos colocados logo abaixo de aparadores e emoldurados por pequenas pedras brancas. Ao longo do espaço encontramos vasos e cachepôs dispostos pelo piso de madeira. Para terminar, vemos ao fundo pequenos vasos suspensos na parede, uma outra solução das mais práticas e eficientes para quem não abre mão do verde em casa.

Pequena varanda

Terraços  por AgiDesign
AgiDesign

Apartament Novum

AgiDesign

Aqui temos mais um exemplo de como é possível aproveitar espaços reduzidos para introduzir um pouco de verde em nossa vida. Assim como no exemplo anterior, este singelo projeto se aproveita do espaço da varanda para povoá-la de pequenos vasos com plantas e flores. Trabalhando essencialmente com as cores escuras – presente nos vasos e no conjunto de mesa e cadeiras – este projeto vem de encontro a todos aqueles que ainda ficam em dúvida sobre como criar um pequeno jardim dentro de apartamentos, lofts ou estúdios.

Jardim e piscina

Terraços  por LEIVARS
LEIVARS

Wimbledon

LEIVARS

Começamos nosso artigo por um projeto absolutamente simpático, que traz uma pequena piscina rodeada por um (também) pequeno jardim, numa combinação das mais leves e arejadas. O deque de madeira cria uma atmosfera de descontração essencial para este ambiente. Na falta de espaço para a criação de um canteiro, optou-se por trabalhar com diversos vasos e cachepôs espalhados ao longo das paredes e cercas, estabelecendo uma proposta que mescla mobilidade com praticidade. O típico ar inglês traz ainda uma camada extra de charme a qual ninguém consegue resistir.

Área de lazer

Mais um exemplo que trabalha com o espaço da varanda para criar um pequeno e charmoso jardim. Aqui temos um projeto que trabalha com os espaços disponíveis de forma inteligente, permitindo que a varanda funcione ainda como uma pequena área de lazer. Os vasos com flores ocupam espaço estratégico aqui na varanda, assim como as plantas localizadas atrás das poltronas em vime. Uma simpática mesa de centro com tampo em vidro completa o conjunto.

Releituras

Neste belo projeto do paisagista Eduardo Luppi, temos um aparador que se transformou em horta! A releitura de mobiliários antigos em novas e criativas funcionalidades é uma técnica das mais interessantes e inovadoras dentro do décor moderno. O pequeno jardim montado nesta varanda trabalha com estas releituras, em peças como este aparador e a cadeira, que se transformaram em suporte para plantas e temperos. Vale reparar ainda na elegante estrutura de vidro que cobre o aparador, um toque de elegância em um conjunto tão despojado. 

No teto

Este pequeno e moderno jardim traz uma ideia que, com uma pitada de criatividade, pode ser aproveitada com eficiência em qualquer ambiente. Se não há espaço no chão, por que não pendurar os vasos no teto? Aqui temos diversos cachepôs que estão presos ao teto por cabos de metal, por sua vez presos a pequenos ganchos. As luminárias dispostas de forma aleatória ajudam na iluminação tanto das plantas como do ambiente como um todo, criando uma sensação simultânea de movimento e leveza

Deque com canteiro

Aqui temos um projeto que aproveitou o pequeno espaço para criar uma peça das mais interessantes. Para dar um ar mais descontraído ao ambiente, optou-se por construir um pequeno deck de madeira onde repousa uma pequena cadeira. Nas laterais do muro foi feito um canteiro que pudesse abrigar o pequeno jardim e diversos tipos de plantas e flores. Reparem que ainda há um simples, mas caprichado, projeto de paisagismo nos fundos deste espaço, o que dá um charme todo especial ao ambiente.

Jardins suspensos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Considerados uma das maravilhas do mundo antigo, os chamados Jardins Suspensos da Babilônia fascinavam a todos que os viam. Lenda ou não, o fato é que a ideia dos jardins suspensos sempre gerou belos projetos de paisagismo, como este aqui da foto. É um projeto charmoso e elegante em sua essência, desde o piso de madeira, passando pelo sofá suspenso e a bela vista da cidade. Suspensos por meio de estruturas de ferro, os vasos estão colocados ao longo de um belo painel de madeira envelhecida, uma pitada rústica em um ambiente que respira sofisticação. 

Embaixo da escada

Brooklin: Corredores e halls de entrada  por Lo. interiores

Como dissemos, quem quer um pequeno jardim em seu apartamento sempre encontra uma solução adequada. Neste projeto temos o pequeno jardim montado embaixo da escada que leva ao segundo piso. Diversos cachepôs são organizados em linha de forma a criar uma estrutura contínua. No canto, uma estrutura de pedras dá um charme todo particular a este conjunto, que se alinha de forma harmônica a toda a decoração do ambiente, que investe nos tons leves e quase neutros.

Luzes

Varanda, alpendre e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Feuerschale, Leuchtkübel

DIE BALKONGESTALTER

Finalizamos com esta proposta visual das mais apuradas. A varanda toda em madeira abriga um pequeno jardim dos mais arejados. Entre velas e troncos de madeira para uma fogueira, repare como as flores estão dispostas em pequenos compartimentos que lembram uma bolsa, uma ideia das mais criativas e práticas, fácil de ser executada e visualmente inovadora. Em um dos cantos desta varanda, o vaso maior é iluminado internamente, criando um efeito tão charmoso quanto intrigante.

Pequeno e gourmet

Para aqueles que gostam de preparar refeições para receber amigos que tal combinar um jardim pequeno com uma bela e também pequena cozinha gourmet?!  Esse pequeno jardim combinou o espaço verde com um pequeno alpendre perfeito onde foi criado uma fantástica cozinha gourmet perfeito para jantares ao ar livre durante as noites quentes de verão.

O que achou destes jardins? Conte para a gente ou mande sua sugestão.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!