Bangalôs  por Mihm Thermohaus

Casa acessível traz 7 boas ideias para o lar de idosos e cadeirantes

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você já parou para pensar na dificuldade de um idoso, cadeirante ou pessoa com deficiência para se locomover pela casa, passar pelo vão das portas, vencer desníveis e acessar equipamentos simples como a pia do banheiro? Em uma casa convencional,  pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou definitiva, enfrentam grandes dificuldades para fazer estas atividades. É sinal de que o design de muitas moradas foi projetado sem considerar as necessidade de um enorme grupo da população. 

Hoje mostramos uma feliz exceção à essa regra. Viajamos à Alemanha, para apresentar uma casa que tem o foco na acessibilidade e na segurança. Localizada na cidade de Geisa, esta residência foi totalmente equipada e adaptada para o seu morador, um cadeirante, de modo a proporcionar-lhe maior acessibilidade, conforto e segurança. O projeto é de autoria de Mihm Thermohaus.

Curioso para desvendar todos os ângulos e detalhes de uma casa completamente adaptada para atender as necessidades especiais de seu morador? Então confira a seguir mais imagens e informações sobre esta casa que traz ótimas soluções para as pessoas com mobilidade reduzida.

1 – Rampa e porta mais larga

Bangalôs  por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Winkelbungalow Eingangsansicht

Mihm Thermohaus

A fachada frontal aparentemente é como uma casa comum. O diferencial está na ausência de escada para vencer o desnível entre a cota da calçada e a cota na qual a casa foi construída. No lugar dos degraus, a rampa suave permite ao morador, um cadeirante, circular sem a ajuda de terceiros. A porta foi projetada com a largura suficiente para a passagem da cadeira de rodas. Estes detalhes quase não chamam a atenção, não implicam em desafios construtivos e nem demandam um alto investimento, mas fazem uma grande diferença na qualidade de vida de um cadeirante.

2 – Uma fachada tradicional

Bangalôs  por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Winkelbungalow Terrassenansicht

Mihm Thermohaus

Uma casa adaptada para uma pessoa com mobilidade reduzida é uma residência aparentemente como as outras. As maiores diferenças estão em pequenos detalhes construtivos e equipamentos instalados no interior, que garantem a mobilidade e a segurança do morador. De fora, a casa é caracterizada pelo estilo tradicional, pela forma simples e pelo desenho do telhado inclinado, que abriga painéis solares para o aquecimento da água. Na parte posterior, um terraço semi-coberto serve como espaço de estar ao ar-livre e proporciona vistas para o jardim.

3 – Nada de degraus e obstáculos

Terraços  por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Barrierefreie Türschwelle

Mihm Thermohaus

Uma casa para portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes, cadeirantes, cegos e pessoas com mobilidade reduzida deve prioritariamente atentar para a questão da mobilidade, evitando degraus e desníveis, por exemplo. Neste projeto, optou-se por uma diferença de cota mínima entre o piso do espaço interno e o piso da área externa, de menos de 2 centímetros, que permite ao cadeirante vencê-la sem dificuldades e também mantém o interior isolado da água que acumula na área externa.

4 – Banheiro adaptado

Banheiros modernos por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Barrierefreie Dusche

Mihm Thermohaus

Além das dificuldades de circulação, as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam outro desafio, o de usar um banheiro convencional, correndo o risco de quedas e acidentes. O banheiro é a área mais crítica para uma pessoa com dificuldade para se locomover. Nesta casa, o banheiro, com soluções simples, foi completamente adaptado para garantir o conforto e a segurança do morador. Além do piso de pastilhas cerâmicas antiderrapante, o projeto instalou um corrimão e uma cadeira para facilitar o banho e dar segurança ao morador.

5 – Detalhe: espelho inclinado

Banheiros modernos por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Barrierefreies Waschbecken

Mihm Thermohaus

No banheiro, o vaso sanitário também recebeu dois corrimãos inclináveis e o espelho foi posicionado com uma ligeira inclinação, que permite o cadeirante tenha uma boa visibilidade mesmo sentado em sua cadeira de rodas.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

6 – Portas largas

Corredores e halls de entrada  por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Innentüren unauffällig barrierefrei

Mihm Thermohaus

No interior da casa e também no banheiro, as portam tiveram suas larguras aumentadas para a passagem da cadeira de rodas. Para evitar o estranhamento causado pela sua largura desproporcional e preservar, portanto, sua aparência convencional, as portas tiveram também as suas alturas alteradas.

7 – Automação

Paredes  por Mihm Thermohaus
Mihm Thermohaus

Hausautomatisierung – Smart Home

Mihm Thermohaus

Além das alterações físicas para garantir maior conforto e praticidade, a residência ganhou um sistema avançado de automação predial, que permite ao morador não apenas acender e desligar as luzes, mas também controlar as persianas e o aquecimento do piso através do smartphone.

Gostou desta casa adaptada para um cadeirante? Recomendamos a você mais um projeto especial adaptado para um idoso, de autoria de seu próprio neto e arquiteto.

O que você achou destas medidas para facilitar a vida de pessoas portadoras de necessidades especiais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!