Como usar tapetes do jeito certo em casa!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
plaid, Strigo GmbH Strigo GmbH Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

A sala de estar é um ambiente de encontros e de descanso, por esse motivo, para conseguir criar um ambiente mais aconchegante é preciso estar atento com a escolha dos móveis, cores e objetos decorativos. 

A maioria das pessoas gostam de colocar um tapete para completar a decoração da sala e criar um ambiente mais acolhedor. A palavra tapeçaria é hoje amplamente usado para descrever uma variedade de tecidos, mas historicamente e tecnicamente ele designa uma trama têxtil figurativa tecidas à mão em um tear.

No entanto, a escolha do tapete pode ser algo muito difícil quando se referem a tapetes estampados. O importante é não ficar com medo das estampas, mas sim, pensar o conjunto: as texturas, estampas ou cores existentes na decoração já existente que possam ser complementares com a escolha do tapete.

Tapetes decorativos

Em uma decoração de linhas retas, tapetes estampados dão aconchego a sala, A estampa fica restrita ao mesmo e você pode compor com almofadas do mesmo tom ou de tons parecidos. Nesta foto, o tapete tem uma cor neutra, que não chama a atenção demais para si, interfere de forma sutil no ambiente rústico.

Tamanhos distintos

Os tapetes dão um toque no ambiente, porém e possuem diferentes funções além da decoração: podem abafar o ruído, são fáceis de transportar e esconder algumas imperfeições contidas no chão da casa. Uma sala pode conter distintos tapetes, quando este é estampado, podemos compor com tapetes lisos com tecidos distintos em diferentes tamanhos.

Patchwork

Patchwork é uma técnica iniciada na Idade Média que consiste na junção de diferentes retalhos, sendo a cor, um fator importante para a uniformização visual do produto. Neste imagem, o tapete possui um valor decorativo, feito para ser colocado tanto no chão quanto na parede. O projeto é criativo e permite com que pensemos outros modos de se pensar a estampa, com a variedade de tecidos e texturas.

Estampas tribais

Estampas tribais, permitem uma uniformização visual e podem ser facilmente combinados em ambientes tanto com muitos objetos como em ambientes minimalistas. Os tapetes na decoração se encontram em muitos estilos: coloridos, neutros, com diferentes texturas, formas e tamanhos. Por isso, é importante entender quais são as necessidades do seu espaço.

Composição dos elementos na sala

O tapete é responsável pelo toque final na decoração, por isso, é necessário entender como a sua sala será decorada e arquitetadas, por exemplo: móveis escuros podem pedir tons mais claros para contra balancear o ambiente, tapetes retangulares, mais retos, são ideais para a sala de jantar e sala de estar, enquanto tapete redondos podem ser utilizados em halls de entrada ou quartos de criança.

Os arquitetos do Red Studio , pensaram numa forma criativa de misturar estampas na sala de estar, a matiz de cores é parecida, deste modo mesmo que a estamparia das almofadas sejam da África e os tapetes venham do Oriente Médio e Índia, pode-se ainda assim manter uma uniformidade. O importante é não misturar estampas com temáticas ou matizes muito distintas.

Estampas

Hoje em dia existem tapetes com diferentes tramas e distintos tecido feitos a base de composições com cânhamo, aloe e seda. O cuidado com o excesso de texturas deve ser levado em conta a fim de não poluir o visual. Os tapetes orientais são atemporais e muitos têm status de obras de arte, são raros, delicados e inteiramente feitos à mão.

O tapete também deve estar em harmonia com o piso, por exemplo: sobre revestimentos como o granito, o ideal são tapetes mais lisos. Também observe a tonalidade do piso pra escolher tons que combinem. Os tapetes podem ser usados sobre carpete, nesse caso com função apenas decorativa. A estampa em um ambiente neutro pode chamar bastante atenção e ser por si só o maior objeto de decoração.

Tons naturais

As fibras naturais mais usadas para produzir tapetes são o sisal e o seagrass. São ideais para decorações mais naturais ou rústicas. Podem vir na cor natural ou serem tingidos e também podem ser fabricados com mais de um tipo de fibra misturado. 

Cuidados com o seu tapete

homify Quartos Têxteis

Tapetes nem sempre são práticos, mas produzem um efeito incrível na sua sala. Alguns com espessuras mais finas, podem ser colocados como mantos decorativos em poltronas ou sofá. Também paredes ou caixas de madeira. Para manter seu tapete em bom estado, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar a exposição ao sol e não deixar vasos com água e nem móveis muito pesados sobre eles.

Como utilizar padrões em tapeçaria e dar um toque de modernidade e elegância a sua sala de estar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista