10 salas de jantar modernas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Modernidade é a palavra-chave destas salas de jantar cheias de sofisticação e requinte. Como conseguir um ambiente que transpire isso? Simples: é preciso investir bastante tempo (e, é claro, algum dinheiro) na escolha das melhores peças, dos tecidos mais inovadores, das linhas mais ousadas. A composição de tudo isso e muito mais vai resultar na sala de jantar dos seus sonhos.

Lembre-se de que as peças centrais de uma sala de jantar são, obviamente, a mesa e as cadeiras que irão acomodar familiares e amigos durante bons momentos de convivência e prazer. Então, o primeiro passo é pesquisar os designs mais modernos para o mobiliário – que inclui muitas vezes o aparador – e, em seguida, apostar nos detalhes, como tapetes, cortinas, quadros, objetos de arte, abajures e luminárias de piso e teto.

A seguir, apresentamos 10 possibilidades de salas de jantar modernas, desde a mais luxuosa até a mais despojada. Com certeza, alguma delas vai atrair a sua atenção e caber no seu bolso. Inspire-se!

Cadeiras vintage

As peças vintage têm sido muito usadas na decoração de casas e apartamento em estilo moderno. Não importa se são peças originais reformadas ou peças novas que revivem estilos, elas sempre causam uma impressão de modernidade. É o caso desta sala de jantar, em que as cadeiras de madeira escura têm  encostos quadrados com palhinha e pés de palito, ganhando destaque graças à sólida mesa de laca branca de linhas retas. Um aparador branco minimalista complementa o conjunto, que conta ainda com quadros e objetos de arte, além de cortinas e persianas brancas e luminárias arredondadas na mesma cor. O resultado é um ambiente leve e despojado. A imagem é de Helson Gomes.

Cadeiras sinuosas

Apartamento no Alto da Lapa: Salas de jantar modernas por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento no Alto da Lapa

Liliana Zenaro Interiores

Nesta sala de jantar integrada à cozinha e à sala de estar, o branco foi utilizado para fazer contraste com os demais ambientes, onde predominam os tons neutros como bege e cinza. A mesa de laca branca tem linhas retas que destacam as belas cadeiras de design arrojado e elegante, nas quais a estrutura em madeira  de linhas curvas e sinuosas contrasta harmoniosamente com os estofados claros. O piso em madeira traz aconchego ao ambiente, enquanto os pendentes pretos delicados dão um toque de sofisticação. A imagem é de Adriana Barbosa.

Mesa azul turquesa

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca: Salas de jantar modernas por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica
Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca

Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

No projeto de Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica, a madeira ganha destaque, especialmente na estrutura vazada que esconde a escada. O mesmo material aparece na estrutura arredondada das cadeiras claras com encosto de palhinha. Mas o toque moderno fica por conta da bela mesa de laca azul turquesa, que tem design assimétrico e combina muito bem com o aparador branco de linhas retas e o quadro em tons de azul. O piso claro dá leveza ao ambiente, enquanto os pendentes brancos redondos, com impressão rendada, imprime delicadeza ao conjunto.

Nichos decorativos

Esta sala de jantar moderna se destaca pela presença de nichos espelhados na parede, onde diversos objetos decorativos são exibidos. A mesa branca com estrutura em madeira é acompanhada por poltronas claras e arredondadas com estrutura no mesmo material. O piso bege proporciona volume ao conjunto, enquanto a luminária em cristal dá um ar sofisticado ao ambiente leve e delicado. A imagem é de Rafael Renzo.

Aparador rústico

Às vezes, uma peça em outro estilo ajuda a reforçar o estilo predominante. Nesta sala de jantar moderna, a mesa de laca branca tem linhas retas e recebe cadeiras quadradas em madeira, com encosto de palhinha e assentos brancos. Já o aparador de madeira que lembra mais uma mesa tem um estilo mais rústico, com pés que se assemelham a escadas. A presença de plantas e objetos de vidro acentua a rusticidade da peça. A decoração se complementa com iluminação em forma de caixa e quadros contemporâneos, além do espelho que amplia o espaço.

Revestimento em granito

Esta sala de jantar tem acesso à cozinha e, por isso, conta com bancada e banquetas com estrutura em metal na parede revestida com granito. Os tons neutros aparecem também no piso, nas paredes brancas e nos estofados claros das cadeiras quadradas que acompanham a mesa com tampo de vidro verde e estrutura em metal pintada de vermelho. Um quadro com cores fortes na parede do fundo, sobre um pequeno aparador de madeira, combina com a mesa moderna. A iluminação planejada cobre toda a extensão da mesa.

Mesa espelhada

mesa preta espelhada, centro de mesa murano, lustre preto fosco: Salas de jantar modernas por LX Arquitetura
LX Arquitetura

mesa preta espelhada, centro de mesa murano, lustre preto fosco

LX Arquitetura

Misturando elementos clássicos e contemporâneos, esta sala de jantar moderna apresenta uma mesa quadrada preta e espelhada, que se harmoniza perfeitamente com as cadeiras de estofados claros e estrutura em madeira. Outro elemento a dar um toque de modernidade é o aparador laranja, que também serve como bar. O espelho com moldura clássica traz elegância e requinte ao espaço, enquanto a luminária preta arredondada confere um ar despojado.   

Mesa de vidro e metal

Apartamento na Vila Nova Conceição II: Salas de jantar modernas por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Vila Nova Conceição II

Liliana Zenaro Interiores

Nesta sala de jantar que mescla o moderno com o clássico, a mesa de vidro com estrutura em metal, acompanhada por cadeiras brancas e quadradas com estrutura em metal, é o toque de modernidade que confere leveza a todo o ambiente. Os elementos clássicos surgem no lustre de cristal, nas cortinas escuras e nos quadrinhos com molduras douradas. O resultado é um espaço clean, mas, ao mesmo tempo, aconchegante e cheio de personalidade. A imagem é de Adriana Barbosa.

Parede espelhada

Residência QI 19 Brasília 2012: Salas de jantar modernas por Elaine Vercosa
Elaine Vercosa

Residência QI 19 Brasília 2012

Elaine Vercosa

Também misturando peças clássicas com modernas, esta sala de jantar se destaca pela parede revestida por espelhos, que amplia o espaço e confere brilho ao ambiente. Sobre um piso de mármore bege, a sólida mesa de madeira agrupa poltronas quadradas em tom neutro e com estrutura em madeira. Junto à parede espelhada, um aparador de madeira clássico faz par com uma poltrona no mesmo material, de encosto alto e linhas curvas. O lustre em cristal delicado também dá brilho e leveza ao ambiente.

Linhas curvas

Harmonizando-se com a estrutura arredondada da parede ao fundo da sala, as cadeiras em madeira têm linhas curvas e sinuosas e assentos claros, que se destacam sobre o fundo preto do piso de mármore. A mesa com tampo em madeira e estrutura geométrica em metal tem um belo design e, junto com as cadeiras, compõe lindamente com a tela abstrata em tons de ocre. O resultado é um ambiente aconchegante, apesar das dimensões da sala, e ao mesmo tempo despojado e clean. Para outras dicas sobre salas de jantar modernas, leia este artigo.

O que torna uma sala de jantar moderna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!