Casa Moema: Salas multimídia ecléticas por Tria Arquitetura

11 ambientes com tijolinho à vista para fazer igual em casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O chamado tijolinho, material natural feito de argila, costuma ser um elemento indispensável na decoração de casas e apartamentos para quem gosta do estilo rústico. Mas o sucesso do revestimento é tamanho que ele tem aparecido nos mais diferentes ambientes a despeito dos estilos primários privilegiados nos projetos.

Muito comum em cozinhas, o tijolinho também é a escolha frequente para se criar detalhes de decoração e utilidades. É o caso dos fornos a lenha, das churrasqueiras internas ou em cozinhas gourmet, das paredes divisórias, dos home theaters e do pilar de tijolo nas partes externas.

Ambientes inteiros ganham graça com paredes de tijolinho, tais como salas de estar, salas de jantar, quartos de casal ou infantis, salas de meditação ou spas e, é claro, o carro-chefe desse material, as cozinhas.

As principais vantagens do uso desse material são a sensação de aconchego e acolhimento, a atmosfera natural, a simplicidade que pode unir-se com elementos mais modernos e com as cores mais ousadas sem perder a graça e a beleza primitiva.

​Parede de tijolo vidro

Mesmo que o tijolinho à vista ainda seja uma das opções estruturais ou decorativas mais procuradas, há também a opção de utilizar o tijolo de vidro. Normalmente o uso desse material é aplicado em decoração com tijolo de vidro na cozinha ou como decoração com tijolo de vidro no corredor, também como detalhe em uma área externa para permitir a passagem da luz natural.

Além disso, acaba agregando um visual de frescor e amplitude, oposto ao tijolinho à vista, que é mais acolhedor e aquecido. Então, ambos são complementos decorativos de muito bom gosto, mas antes de escolher, tenha em mente que cada um possui funções diferentes nos ambientes, de acordo com a decoração.    

Conheça agora alguns dos usos do tijolinho à vista de argila nos ambientes da casa e encante-se com as harmonizações possíveis, todas sugeridas pelos arquitetos da homify.

1. Cozinha de tijolo à vista

Retrofit - Residência Alphaville: Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

cozinha é o ambiente da casa mais lembrado na hora de se pensar em revestimento com tijolinhos à vista. Isso porque o espaço ganha ainda mais aconchego e calor e toma ares de fazenda, o que propicia os tão apreciados momentos de convívio com familiares e amigos ao redor do fogão.

Mas a estética da cozinha com tijolinhos à vista não precisa ser necessariamente rústica. Projetos como o da imagem acima combinam muito bem a rusticidade do tijolo com a modernidade do aço dos eletrodomésticos e a elegância dos tampos escuros, tornando a cozinha tradicional em novo modelo com múltiplas referências.

2. Área de lazer com tijolo à vista

Os tijolinhos à vista podem ser um complemento gracioso para ambientes na área externa da casa. Na imagem acima, por exemplo, a parede de tijolinho da residência serve de pano de fundo para a área de convivência na parte externa, onde também a pedra do piso e a madeira do forro reforçam a opção por materiais naturais.

3. Sala de estar com parede de tijolo à vista

Ambientes modernos ficam incríveis com uma parede de tijolinho à vista. No projeto dessa sala de estar em estilo eclético, que faz as vezes de home theater, realizado pela Tria Arquitetura, a parede lateral foi toda raspada a fim de deixar à mostra a estrutura em tijolos.

Ela vai muito bem com os móveis clássicos em madeira escura e com o piso no mesmo material, mas também faz um lindo contraste com o sofá branco de linhas retas e o móvel na mesma cor que serve de aparador para a TV. As luzes em LED no alto da parede valorizam ainda mais os tijolos nus e dá a eles um suave toque de modernidade que traduz perfeitamente o casamento entre o rústico e o contemporâneo.

4. Parede de tijolo à vista na sala de jantar

Uma sala de jantar também pode ganhar muito aconchego e calor com a combinação de tijolinho à vista e madeira, muita madeira. Nesse ambiente em estilo colonial, a parede de tijolos serve de suporte para um belo espelho com moldura clássica e para as arandelas que tornam o ambiente mais intimista.

O uso de madeira também conta muito para o aspecto acolhedor do espaço, surgindo no forro, na bela mesa maciça e nas molduras das portas de vidro, que, por sua vez, conferem leveza à sala. O piso claro complementa o espaço agradável e perfeito para deliciosas refeições em família.

5. Home theater com painel de tijolinhos à vista

O home theater pode se tornar um espaço delicioso e acolhedor com o recurso da parede de tijolinho à vista. Nesse ambiente em estilo eclético, o segredo foi combinar a parede de tijolos com marcenaria e paredes na cor branca, o que dá a todo o espaço uma leveza incrível.

Para completar, o uso de luzes LED no entorno da parede de tijolinho à vista suaviza a rusticidade do material. Mais uma vez, a dobradinha tijolinho e madeira faz sua aparição, com o piso em madeira clara. Já o tapete colorido, as flores e as plantas trazem alegria e vida ao pequeno espaço e o tornam convidativo para as sessões de filmes e séries entre familiares e amigos.

6. Parede divisória com revestimento que imita tijolinho

MS apartment: Salas de estar clássicas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Uma alternativa criativa para o home theater ou simplesmente para a separação de ambientes é a parede divisória em tijolinho à vista. Na sala de estar da imagem acima, essa parede cumpre as duas funções. Serve de apoio para a TV e também de separação da sala de estar da de jantar.

Como a parede não é robusta nem larga demais, ela não torna o ambiente opressivo. Por outro lado, acrescenta a ele cores e texturas quentes e naturais que vão muito bem com as peças em madeira ou materiais naturais da decoração.

7. Quarto de casal com paredes de tijolinho à vista

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Quartos  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Quem pensa que o quarto de casal não combina com a rusticidade do tijolinho à vista, precisa rever seus conceitos. Esse ambiente pode ficar adorável com a dose certa de materiais naturais, cores e texturas.

Na imagem acima, o quarto do casal em estilo tropical aposta na textura e no calor do tijolinho combinados com as cores puras e vivas das esquadrias da janela e da mesinha de canto, sem falar do colorido romântico das almofadas. O resultado é um ambiente alegre e cheio de graça, com simplicidade que oxigena todo o espaço, cheio de personalidade.

8. Paredes de tijolo à vista no quarto infantil

Casa ReFit: Quarto infantil  por Ferraro Habitat

Já no quarto infantil, o tijolinho parece encontrar um espaço perfeito para mil e uma histórias. Além de proporcionar aconchego, como todo mundo sabe, esse material vai muito bem com a estilização de espaços de fantasia.

Na imagem acima, o quarto de criança combina tijolinho com cores puras e investe em elementos de fantasia, como a tenda indígena e fios de luzes que criam um ambiente mágico. A cama sobre uma plataforma no chão reforça a brincadeira e, nisso tudo, as paredes de tijolinho enfatizam a presença da natureza e da simplicidade na existência.

9. Forno a lenha em tijolinho à vista

Já para aqueles que pretendem resgatar com toda a fidelidade a rusticidade das cozinhas do interior, não pode faltar o encanto dos fogões a lenha que dão ao preparo de pães, bolos e assados um gostinho todo especial.

Os fornos a lenha podem ser incorporados diretamente à cozinha da casa ou ainda ser construídos em espaços externos ou diferenciados, como cozinhas gourmet. Nos dois casos, o uso dos tijolinhos à vista é parte da técnica necessária para o funcionamento dos fornos, além de proporcionar o visual campestre característico.

10. Churrasqueira de tijolo à vista

A churrasqueira também é muitas vezes construída com o estilo rústico e leva tijolinhos à vista, o que destaca o aspecto informal do espaço, geralmente uma área externa pensada justamente para a convivência entre familiares e amigos. A estética do tijolo à vista dá leveza ao ambiente e o torna agradável e simpático, o que é perfeito para a descontração dos momentos em torno da churrasqueira.

11. Adega com estrutura de tijolo à vista

Residência C&M | Alphaville | São Paulo: Adegas clássicas por Daniela Zuffo Arquitetura e Interiores
Daniela Zuffo Arquitetura e Interiores

Residência C&M | Alphaville | São Paulo

Daniela Zuffo Arquitetura e Interiores

A adega pode ganhar muito charme com a utilização de tijolinhos à vista na sua estrutura. Afinal, as tradicionais caves europeias eram – e muitas ainda são – montadas em porões com paredes e arcos em tijolinhos à vista. O artifício dá uma aparência atemporal e um ar artesanal ao espaço de armazenamento de vinhos, além de ajudar a controlar a temperatura ambiente.

Qual é o uso do tijolinho que você considera mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!