Como gastamos nosso tempo: 10 fatos interessantes

María Guerra María Guerra
SLICE, michela catalano design studio michela catalano design studio Casas modernas
Loading admin actions …

O tempo voa! Além de comer, dormir e trabalhar, sempre há muito a fazer –  mas nem sempre dá tempo. Você já se perguntou como nós usamos nosso tempo? E se homens e mulheres gastam as horas de maneiras diferentes?

Novela e futebol? Churrasco? Como exatamente os brasileiros usam o tempo? E, mais interessante, como isso se compara ao resto do mundo? Será que os brasileiros passam, mesmo, muito tempo tomando banho? Quantas horas os franceses dormem? Os espanhóis adoram fazer festa em casa? Qual povo faz mais exercícios? E qual país trabalha mais?

Trabalhamos em média por 7 anos de nossa vida – por isso estamos tão cansados! Os japoneses trabalham mais do que qualquer outro país: passam em média 9,5 anos pegando no pesado. E quem trabalha menos? Os holandeses, que passam apenas 6 anos de sua vida no escritório.

Tá bonito! Os brasileiros passam cerca de 2,14 anos da vida cuidando da aparência em frente ao espelho. O país mais vaidoso?  A Turquia, onde a média é de 5,6 anos. 

A expectativa de vida no Brasil é de 75 anos.  

Olha a barriguinha! O brasileiro passa em média 3 meses malhando. E 1 ano bem tranquilos em frente à TV.  Que cheiro é esse? Brasileiros passam 2,1 anos de vida tomando banho, lavando-se e vestindo-se. Menos do que os coreanos, que gastam 2,6 anos da vida.  

VOCÊ SABIA? Os turcos passam duas vezes mais tempo na cozinha do que os alemães – 2,6 anos contra 1.5.  

Quem é mais festeiro? Os turcos, que dedicam 2,5 anos de sua vida a socializar em casa. Os espanhóis parecem ser mais tímidos: só 4 meses.


Bonne nuit! Além de comer bem, os franceses também dormem bem: passam cerca de 18 anos de vida de olhos fechados. Os japoneses cochilam menos: só pregam o olho por 16 anos de vida (trabalhando demais?)

Quem malha mais? Os holandeses e alemães: ambos os povos dedicam cerca de 5 meses da vida a esportes e exercícios. E quem malha menos? Os turcos, que gastam cerca de 2 meses de vida se exercitando. 

Quem passa mais tempo comendo? Os japoneses aproveitam mais: passam 3,9 anos de vida comendo em casa ou restaurantes. Já por aqui a vida é mais corrida: brasileiros passam apenas 2,1 anos da vida com garfo e faca na mão. 

Hora extra? Em média, as pessoas passam cerca de 4 meses de vida trabalhando de casa. Para os poloneses é muito mais: 1 ano. Já coreanos e italianos só passam 1 mês. 

Siesta! O homem espanhol médio dorme por cerca de 17,6 anos ao longo da vida – bem mais do que os coreanos, que só cochilam por 16,2 anos. 

Quem gosta mais de faxina? Os italianos, que passam 2,6 anos de sua vida cuidando da casa. Batem os japoneses e nós, brasileiros: limpamos apenas por 1,8 anos de vida. 

Quem vive mais? Os japoneses chegam, em média, aos 84 anos (bendito saquê!). Já nós, brasileiros, geralmente chegamos aos 75 – mesma média da Turquia.



Bon appétit! Homens brasileiros passam cerca de 4 meses de vida na cozinha. O dobro do tempo gasto pelos coreanos, que só cozinham por 2 meses de vida. 

Quando se fala de cuidados com a aparência, franceses e britânicos se preocupam menos: dedicam 1,4 anos de vida à vaidade. Os brasileiros passam 1,9 anos.

Desigualdade. Homens brasileiros gastam em média 9,8 anos de vida trabalhando. Já as mulheres, 5,8 anos.

Fazendo amigos. Alemães passam mais tempo socializando do que italianos e espanhóis: 8 meses contra 3 meses (Espanha) e 4 meses (Itália).

Holandeses adoram cozinhar! Em média, esses caras passam 1,1 anos de sua vida na cozinha. Já os homens turcos só cozinham por 2 meses.



Bons sonhos. No Brasil, mulheres dormem mais do que homens: 17,1 anos de sua vida, comparado a 16,3 no caso dos barbados.

Desigualdade – de novo. Mulheres no Brasil se dedicam mais aos trabalhos em casa e no jardim: 34 meses de vida, comparado a 8 meses no caso dos homens.  

Relaxe! Brasileiras gastam 11 meses de vida em atividades de lazer, como ler ou assistir TV.

VOCÊ SABIA? Brasileiras e francesas gastam mais ou menos o mesmo tempo malhando: só 2 meses.

Zzzzz: a holandesa média dorme por 18 anos de vida, bem mais do que a japonesa, que só descansa por 15,7 anos.

Hora da festa! Alemãs socializam por cerca de 1,16 anos de vida (incluindo festas em casa e visitas à amigos), comparada com 10 meses no caso das mulheres brasileiras.

Forno e panela! A polonesa média gasta 3,8 anos da vida na cozinha. E as alemãs? Apenas 2,2 anos em média.


O estudo mostra as atividades diárias da população em idade ativa (18 aos 64 anos) em 11 países. (Fonte: Fisher, K. & Robinson, J. (2010). Daily Life in 23 Countries. Social Indicators Research)


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista