Uma mesa de jantar, quatro cadeiras e muitas sugestões

Sara Sebastião Sara Sebastião
Vilters | Schweiz, LEICHT Küchen AG LEICHT Küchen AG Cozinhas modernas
Loading admin actions …

É à mesa que se contam histórias, que se partilham emoções e claro refeições. É fácil chegar e sentarmos, principalmente quando a refeição já está na mesa, mas mais difícil é sair dela, queremos sempre ficar mais um bocadinho seja para a sobremesa, para o café ou para ouvir o fim daquela conversa.

Em espaços mais pequenos as mesas de 4 cadeiras são rainhas. Com o tamanho adequado e rodeadas de umas confortáveis cadeiras está montado o cenário perfeito para um jantar longo, cheio de risos e em muito boa companhia.

De seguida vejas as nossas sugestões de mesas rodeadas de 4 cadeiras, sejam elas todas da mesma cor ou num estilo mais arrojado, temos a certeza que no final vai haver uma combinação que é a sua favorita, vamos a isto?

Na cozinha

homify Salas de jantar minimalistas

Enquanto uns cozinham os outros metem a conversa em dia e quem sabe se não vão também tirando uns apontamentos para umas receitas. Ter uma mesa na cozinha é sempre boa ideia, assim quem está a cozinhar tem sempre companhia para ir provando o que se está a cozinhar e para dois dedos de conversa. Esta mesa que define o espaço sala/cozinha, tem espaço que sobra para 4 pessoas e para 4 confortáveis cadeiras. E veja como pode arriscar e criar um contraste numa cozinha toda branca – basta escolher uma mesa de madeira, que confere imediatamente um aspecto mais robusto combinada com umas cadeiras de design, com linhas modernas.

Na sala

No que diz respeito a mesas e cadeiras há gostos para tudo e uma coisa é certa, haverá sempre uma solução que se adeque ao seu espaço, ao estilo da sua casa. Se aprecia uma decoração mais vintage, que mais parece saída de um filme, esta combinação de mesas e cadeiras são para si. A área de refeição é definida e destacada por uma parede cinzenta, onde se encostou uma pequena mesa com espaço para 4. O contraste de cores é absolutamente fantástico, existe cinzento, rosa escuro, azuis e o castanho da madeira, no entanto todas elas parecem conviver em harmonia, tudo parece estar no seu devido lugar. Se quer optar por uma mesa que lhe var durar uma vida, as de madeira serão certamente a escolha mais acertada.

Entre a cozinha e a sala

Se tem um apartamento mais pequeno, onde não existe uma definição onde a cozinha acaba e a sala começa, a mesa poderá ser o elemento que irá marcar esse espaço. Juntar a mesa à ilha de cozinha pode ser uma óptima opção, não só define os espaços com ao mesmo tempo os une. Ao utilizar o mesmo piso, assim como a repetição de cores em ambos os ambientes reforça a sensação de integração, continuidade e de maior amplitude. Haverá melhor forma de partilhar momentos que esta? A mesa está pronta e à espera dos grandes jantares e as cadeiras prontas para longas horas de conversa.

Na companhia do acrílico

homify Salas de jantar ecléticas

Se quer dar um toque moderno à sua sala então sem dúvida que uma mesa e cadeiras em acrílico é uma opção a considerar. Tornam o espaço mais leve, há menos ruído visual e mesmo em espaços pequenos nunca deixam de ser elegantes. Seja na sala ou na cozinha, se optar por uma mesa em acrílico garanta que o espaço envolvente é neutro pois a ela vai querer ser o centro das atenções.

Cada cabeça sua sentença

Esta é uma forma de dar à sua mesa um aspecto mais moderno, mais jovem – pegue em cadeiras diferentes e pinte-as de cor diferentes, sim estamos mesmo a sugerir que seja você a deitar mãos à obra. Para além de ser uma óptima forma de reciclar aquelas cadeiras velhas que estão arrumadas na arrecadação há imenso tempo, vai também poupar algum dinheiro na altura em que lhe apetecer mudar todas as cadeiras da sua mesa. No caso de ter filhos deixe eles escolherem a cor da sua cadeira e que sejam eles a pintá-la.

A redonda

Se tem uma sala de jantar ou cozinha pequena o ideal será optar por uma mesa redonda, o que vai poupar em espaço vai ganhar em conversas. As mesas redondas são propícias à partilha, seja de uma boa conversa ou de uma refeição, todas as pessoas estão ligadas entre si. Mesmo tendo um espaço mais pequeno destinado às refeições não significa que este não possa ter o seu estilo e a sua identidade – neste caso uma decoração minimalista, com cadeiras iguais, mas de cores diferentes tornam logo o ambiente mais especial.

A ilha de cozinha

Uma das formas de rentabilizar o espaço da sua cozinha, no caso de ter uma ilha, é optar por umas cadeiras altas e nascem assim mais lugares para sentar o resto da família. Se ao jantar preferimos uma refeição mais longa, mais demorada com três dedos de conversa, pela manhã queremos exactamente o oposto e muitas vezes comemos o pequeno-almoço em pé, mas esta opção vai acabar com isso. Junto à ilha da cozinha onde certamente prepara o pequeno-almoço coloque umas cadeiras ou bancos altos e desfrute deste momento matinal de paz antes de chegar à correria do trabalho.

Que se funde com o ambiente

Já falámos de cadeiras de cores diferentes, mas a opção de mesa com cadeiras de design diferentes também pode funcionar bem. Esta mesa está completamente integrada no ambiente que a rodeia, é na realidade o complemento entre as cores e as formas, o que liga todo o conjunto. Veja como mesmo utilizando duas cadeiras de design diferentes, nenhuma delas se anula, cada uma tem o seu destaque e a sua função no ambiente. Com cores como o branco, preto e com um material como a madeira à partida será uma combinação que tem tudo para correr bem, por isso não tenha medo de arriscar.

As partes exteriores de uma casa, como uma varanda ou terraço, são dos espaços que mais convidam ao convívio e à partilha e por isso mesmo são mais que dignos de uma mesa e quatro cadeiras, a conta mais acertada. No caso de mesas e cadeiras para o exterior opte sempre por materiais que sejam resistentes aos factores climáticos para que estas tenham uma maior durabilidade. Se tem um terraço, varanda, jardim, não deixe nunca de aproveitar para colocar uma mesa e algumas cadeiras onde poderá reunir os seus amigos. Veja esta sugestão da Home Staging Factory, uma solução simples, elegante e que não deixa de ter uma ligação ao interior da casa.

Redonda, mas extensível

A pensar naqueles que gostam de ter bastante espaço, afinal uma mesa é para reunir e não para atrapalhar. Originalmente a pensar em quatro, mas que rapidamente pode ser extensível a mais pessoas, aqui há sempre lugar para aquele amigo que não avisou que vinha. O importante a retirar destas bonitas mesas e cadeiras é que todos são bem-vindos e partilhar um momento do nosso dia com alguém é sempre um privilégio seja na companhia de quantas pessoas for.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista