O que é nacional é bom – 15 arquiteturas distintas

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
My Cottage for a Horse, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Casas campestres
Loading admin actions …

O que toca à nossa pátria, país e nação deixa-nos sempre de coração mole, isso é claro… Portugal é motivo de muito orgulho em diversas áreas e campos da vida, tal como a arquitetura. O que se tem visto por aí, é claramente para nos deixar orgulhosos e com vontade de mostrar ao mundo, do quão somos capazes, do quão somos bons e pioneiros em tantas coisas. E é isso mesmo, hoje mostramos ao mundo 15 projetos absolutamente soberbos, todos distintos e especiais à sua maneira. Não perca mais tempo e à distância de um clique descubra casas que o inspirarão, talvez a erguer a sua! Boa visita!

1 – Casa com piscina infinita

Uma casa com piscina dá logo outro carácter, não há dúvidas que fica mais bela e mais atraente. Então se for uma piscina infinita que dá logo a sensação de se prolongar pela vista adentro, melhor ainda. Este projeto tem assinatura do atelier Mom. 

2 – Fusão de estilos e de casas

Sim, é possível ter aquela casa rústica, de pedras e modernizá-la, a prova está neste projeto absolutamente incrível, do arquiteto Davide Domingues. O vidro trouxe uma atualização de tempos, como também permitiu unir duas casas separadas. Além de que, a habitação ganhou mais luminosidade e grandeza.

3 – Casa de mil encantos

Esta casa de Cascais, agora um hotel, sofreu restauros de pequena escala, não perdendo nem por isso os traços e nem as características da mesma. O branco cobre toda a fachada, bem como as portas ou estores em madeira. 

O interior ganhou uma vida moderna, com espaços decorados a rigor e num conforto extremo. 

4 – Porta vermelha

Um exemplo feliz que mostra na perfeição que aquelas ruelas da baixa, têm tesouros escondidos, habitações especiais, que só procuram uma nova história e uma nova oportunidade de ser feliz. Esta habitação, em Lagos, recebe agora os seus novos moradores (agora a bisneta) pela sua porta vermelha. 

5 – Refresco

É uma Casa Portuguesa apresenta-nos este projeto absolutamente conquistador. Esta casa rural, situada na aldeia do Xisto, foi remodelada, tornando-se um espaço moderno e contemporâneo, mas onde a tradição foi mantida através dos elementos construtivos tradicionais.

6 – Linhas minimalistas

Uma habitação com um projeto absolutamente incrível. À primeira vista pensaríamos que é uma casa de ficção científica, mas não é bem real, sendo um projeto especial, assinado pelos arquitetos portugueses Sara Oliveira e Marco Guardado do escritório A2 + Arquitectos.

Os materiais são diversificados – betão, ferro, madeira e granito – e conjugados de forma ímpar, dando vida a este fabuloso projeto.

7 – De perder a vista

A imagem enche-nos a vista. As cores, o espaço, a natureza, a arquitetura contemporânea e mesmo aquela piscina retangular, que só pede um mergulho! Splash!!

8 – Cottage

Apresentamos aqui, outro projeto de restauro em que também mantiveram o cuidado para não perder as características tradicionais, este é da autoria do gabinete Saaranha & Vasconcelos. 

Uma habitação secundária, para férias e fins de semana, que mantém um estilo clássico, ligado ao campo e inspirado no estilo equestre.

9 – Casa térrea

Uma casa térrea cheia de elegância, seja pela sua rusticidade das fachadas ou pela zona lounge modernizada. Uma área bem agradável para ter no exterior da habitação. Neste caso, optaram por um alpendre com estrutura em ferro, para resguardo da chuva, mas também dos raios solares mais intensos. Assim, nada incomoda esta estadia pelo jardim.

10 – A casa de férias

Todos sonhamos em ter uma casa de férias ou de fins de semana, para fugir ao stress diário e às rotinas, como se aquela habitação fosse um carregar de baterias. 

Para tal, trouxemos-vos este exemplo alentejano, que respeita a arquitetura típica da região, mas com um toque de modernidade, criando assim um estilo country chic. Ressalva-se ainda, a imponência da paisagem onde está inserida. 

11 – A casa moderna

Uma incrível habitação, onde o modernismo está presente em cada detalhe. Deck em madeira, piscina, jardim, linhas e arquitetura da casa, janelas amplas… e o jacuzzi no terraço. Um verdadeiro sonho este projeto assinado pelos arquitetos José António Lopes da Costa e Tiago Meireles.

12 – Oliveirinha

Uma casa moderna no campo, que soube respeitar a topografia existente, bem como a morfologia do terreno. Uma habitação de um volume, que dispõe de dois quartos e que procura a luminosidade, graças às amplas janelas. 

13 – O palacete em madeira

Se ficou de olhos em bicos só de olhar para o exterior desta habitação sustentável, nem dá para imaginar o interior… um verdadeiro palacete dos tempos modernos. Convidamo-lo a ver o restante projeto, através deste artigo: Uma casa de luxo à beira do rio Tejo.

14 – Perfeito oásis

Encontramos tesouros como estes na nossa página homify, estes 15 são apenas alguns… mas sem dúvida que já vos dá um sabor das belezas arquitetônicas do nosso Portugal. 

Este projeto do atelier RDLM, é repleto de detalhes, seja pela diversidade de materiais, conjugados de forma ímpar, seja pelo cuidado da iluminação dos espaços. Uma habitação cheia de vivacidade de fora para dentro…

15 – A minha escolinha

Todos temos memórias destas escolas primárias nas nossas vilas. Como sabe muitas destas escolas fecharam, mas alguns interessados conseguiram dar uma nova hora de entrada a estas habitações, como é o caso desta casa de turismo rural. 

Aqui já não se ensina a ler ou a escrever… mas sem dúvida que se aprende a viver com pompa e circunstância. E por agora terminamos que já deu o toque de saída!!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista