Fachada Lateral Esquerda: Casas rústicas por IDALIA DAUDT Arquitetura e Design de Interiores

Inspiração gaúcha: qualidade de vida do campo com muito requinte!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Que nosso mundo é urbano e a maior parte da população mundial vive em cidades, não é nenhuma novidade. A novidade é que existe cada vez mais pessoas querendo fazer o movimento contrário, ou seja, voltar a viver no campo e resgatar o estilo de vida rural e o contato direto com a natureza e com os animais. Não, o mundo não voltará a ser rural, como fora há décadas e séculos atrás. O que acontece é que com as tecnologias e a infraestrutura disponíveis, viver no campo deixou de significar isolamento da sociedade e dificuldade de acessar bens e serviços. Hoje é possível desfrutar da atmosfera bucólica e dos prazeres do campo, sem necessariamente se sentir isolado do mundo. Portanto, ter uma casa no campo para onde se possa levar a família e amigos para desfrutar momentos de lazer e descontração é não só sinônimo de bem-estar e conforto, como sinônimo de qualidade de vida. A homify apresenta hoje o projeto de uma casa de fazenda, de autoria de Idalia Daudt Arquitetura e Design de Interiores e situada em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, que exibe uma materialidade rústica e elegante, composta de paredes de tijolinhos à vista, telhados cerâmicos e varandas, além de ambientes acolhedores e charmosos, que todavia, priorizam o conforto e a funcionalidade. 

Convidamos você a apreciar os detalhes e mais imagens deste projeto rústico e imponente, que permite aos moradores desfrutar da atmosfera e da qualidade de vida do campo com toda a comodidade e requinte de uma casa urbana. 

Fachada principal

A residência possui uma materialidade marcante devido ao predomínio de superfícies revestidas com tijolos à vista, provenientes da própria região, que dá identidade, cor e textura à edificação. O diferencial da residência é o jogo de planos inclinados da cobertura, coberta com telhas cerâmicas, que correspondem à um volume e criam fachadas que diferem do esquema tradicional de fachada frontal, laterais e fundos. 

Fachada posterior

Devido ao jogo de planos da cobertura, de cada ponto de vista a residência apresenta uma aparência e silhueta diferente. No entanto, predominam sempre as superfícies de tijolos à vista. Na parte posterior da residência, percebemos o cuidado com a integração dos ambientes à paisagem, devido às amplas aberturas de vidro. Elementos tradicionais, como a varanda e as chaminés, realçam o estilo rústico e campestre da residência.

Hall de entrada

Um casarão de fazenda com pé direito duplo não existia nos tempos dos nossos avós. A espacialidade imponente e ampla denotam a contemporaneidade da proposta. Se nas superfícies externas prevaleciam o revestimento de tijolos à vista, nos espaços internos predominam as superfícies brancas e polidas. O piso de madeira cria uma sensação de aconchego e reforça o estilo rústico da decoração. Além disto, detalhes como a escada com corrimão de ferro e madeira e o grande lustre pendente trazem personalidade ao ambiente do hall de entrada.

Living room

No living room os materiais de acabamento, o mobiliário e os acessórios foram escolhidos de modo a criar um ambiente rústico e aconchegante. Um dos destaques do ambiente é a parede revestida de pedras, que traz cor e textura ao ambiente, contrastando com as superfícies neutras. A lareira, embutida na parede de pedras, traz calor e charme ao living room, especialmente nos dias frios. Conforme a arquiteta, toda a obra foi pensada no conforto térmico, por se tratar de uma região com inverno bem rigoroso.

Aproveitamento de móveis existentes

Um dos destaques do projeto de interiores é a reutilização dos móveis existentes dentro de um estilo predominantemente rústico. Além disto, objetos que remetem à vida rural e objetos antigos também incrementam a decoração do ambiente, tornando o ambiente mais despojado e cativante.

Para obter mais informações sobre reaproveitamento de objetos na decoração, leia este artigo.

Biblioteca I

Outro diferencial da residência é o seu programa de necessidades, que contém uma biblioteca e escritório, uma solicitação dos clientes, para acomodar o enorme acervo de livros dos proprietários. O espaço aconchegante serve para ler, trabalhar ou escutar música, em um ambiente privativo e imaculado. Na biblioteca não poderia faltar uma lareira, que além de um charme especial, agrega funcionalidade e conforto ao ambiente. 

Biblioteca II

A biblioteca dispõe também de espaço de estar, que serve como sala de reuniões privativas. Os destaques do ambiente são os livros à mostra, armazenados nas prateleiras de madeira, que contribuem para incrementar a decoração do ambiente. Além disto, uma escada de ferro com corrediça garante o acesso às prateleiras mais altas.

Churrasqueira

E, claro, como uma autêntica casa de férias, embora situada num ambiente rural, não poderia faltar o espaço da churrasqueira, para acomodar com conforto os churrascos da família e amigos. Por isto, a churrasqueira recebeu uma atenção especial. O espaço da churrasqueira, amplo e confortável, foi situado na parte posterior da residência e dotado de amplas aberturas que proporcionam sua integração com a paisagem externa e melhor aproveitamento da luz e ventilação naturais. Além da churrasqueira, o espaço conta com um fogão de chapa e um local para a preparação de doces e geleias caseiras em tacho de cobre. Os detalhes com acabamento em tijolinhos contrastam com as superfícies brancas e dão personalidade e aconchego ao ambiente.

Varanda

A varanda é um elemento tradicional da tipologia arquitetônica das casas de campo e agrega identidade e conforto à residência. A família costuma se reunir diariamente neste espaço, onde desfrutam de conversas agradáveis e, claro, de uma vista deslumbrante para a paisagem circundante acompanhados sempre do chimarrão. O mobiliário de estrutura de madeira e palha natural reforça o estilo rústico e singelo do ambiente

Piscina

Além de todas as atrações da residência e das belezas e encantos da paisagem natural do seu entorno, a residência ainda oferece uma atração adicional, um piscina ampla e rústica, que permite aos moradores aproveitar também os prazeres dos dias quentes e ensolarados, envoltos por uma paisagem natural deslumbrante e do clima bucólico da fazenda.

Mais informações sobre projetos de piscinas, você encontra aqui.

Você construiria uma casa de férias na fazenda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!