8 conselhos que Marie Kondo revelou para organizar suas roupas | homify

8 conselhos que Marie Kondo revelou para organizar suas roupas

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Project - Dream Bedroom Closet, LojaQuerido by Ana Antunes LojaQuerido by Ana Antunes Closets Rosa
Loading admin actions …

Você já deve ter ouvido falar na “guru” da organização pessoal, a japonesa Marie Kondo. Mesmo que não tenha lido um de seus quatro livros de sucesso, já ouviu ou nome dela ou viu seu rosto sereno em algum lugar, certo?

De fato, Marie Kondo tem ótimos conselhos para dar sobre como organizar o seu lar e, com isso, botar mais ordem e alegria na sua vida de modo geral. Não por acaso seus livros sobre organização pessoal venderam milhões de cópias.

Então, entre tantas dicas que se pode absorver com Marie Kondo, hoje vamos focar em 8 conselhos que ela revelou para organizar suas roupas. Prepare-se para compreender a sua relação com suas roupas de forma mais afetiva.

Veja também: Encontre os melhores designers de interiores e decoradores perto de você

1. Reúna todas as suas roupas e analise uma de cada vez

“Quando pegarem numa peça, se perguntem se ela traz alegria”, diz Marie Kondo. Ela quer dizer que, quando você pega para uma peça de roupa sua, olha pra ela com atenção, começa a ter memórias. A ideia é que, ao olhar para a peça, você sinta uma alegria semelhante à de segurar um filhote de cachorro ou gato, que traga uma sensação positiva e de aconchego.

2. Torne a organização um processo de autoconhecimento

A ideia da organização pessoal proposta por Marie Kondo tem a ver com fazer boas escolhas que promovam a sua alegria. Por isso, ela recomenda que você aproveite o momento de separação das peças para se perguntar sobre o futuro que imagina para si e se aquele objeto em questão faz parte desse cenário. 

3. Quando o guarda-roupa é compartilhado

Muitos casais, quando moram juntos, compartilham o mesmo guarda-roupa: metade para um e metade para o outro. Nesses casos, Marie Kondo recomenda que não se misturem as peças porque fica mais difícil visualizar tudo o que você tem para vestir. Junto a isso, ela frisa a importância de cada um ser responsável pelas próprias roupas. Assim a tensão diminui, aumenta a confiança e união

4. Armazenando sutiãs com bojo

Os sutiãs com bojo precisam ser armazenados de modo que o bojo não fique amassado ou deformado. Compre ou faça um projeto DIY de um organizador para a gaveta dos sutiãs, principalmente se você tiver muitos. Em cada quadradinho, coloque uma peça. Além disso, separe por cores porque, de acordo com Marie, trará alegria.

5. Caixas organizadoras

Nem sempre cabe tudo dentro do guarda-roupa e você precisa guardar em caixas separadas as roupas da próxima estação. Então, Marie Kondo é criteriosa para ganhar praticidade: “Aconselho deixar juntas as coisas de mesmo tamanho’. Além do tamanho, ela sugere que as coisas possam ser separadas de acordo com sua função.

6. Visualize para não repetir

O minimalismo também faz parte do método Marie Kondo, que também defende uma vida mais leve e desapegada. Nesse sentido, a organizadora recomenda que você guarde todas as peças de modo que sejam vistas, evitando comprar alguma coisa repetida. Seria um desperdício de dinheiro e você começa a acumular o que não precisa. Para conseguir isso com caixas organizadoras, prefira as que são transparentes. 

7. Objetos de valor sentimental ficam para o final

LÁ-FORA, CÁ-DENTRO, POLIGONO POLIGONO Closets

Se você mora em um mesmo lugar há muitos anos, certamente tem objetos que trazem memórias antigas e que fazem você sentir que aquilo pertence à sua história. Esses tipos de objetos, que também podem ser roupas, devem ser deixados para o final da sua organização. Além de ser mais demorado lidar com eles devido às emoções, você estará mais confiante em sua habilidade de discernir o que traz alegria. 

8. Dê adeus ao que não lhe faz feliz

Para as pessoas que têm mais dificuldade de desapegar de certas roupas e outros objetos, a dica de Marie Kondo é fazer uma rápida reflexão: “Este objeto me traz bons sentimentos? Continua fazendo sentido no momento em que eu vivo?” Se a resposta for “não”, é melhor se desfazer. Quando tomar essa decisão, agradeça à peça pelos bons sentimentos que ela já lhe trouxe um dia. 

Quais dessas dicas você já põe em prática?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista