9 Coisas que você deve fazer em casa antes das férias | homify

9 Coisas que você deve fazer em casa antes das férias

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Barra Funda | Decorados, SESSO & DALANEZI SESSO & DALANEZI Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Sair de férias é um dos momentos mais esperados do ano, quando finalmente você faz uma pausa na rotina de trabalho para descansar. Mas, se for viajar, precisa primeiro fazer uma lista com estas 9 coisas que você deve fazer em casa antes das férias.

É importante prestar atenção em todos os detalhes para deixar a sua casa segura e organizada enquanto você estiver fora. Assim, terá uma viagem mais tranquila e um retorno mais agradável, se estiver tudo em ordem.

Para isso, é bom dar uma olhada em cada cômodo, verificando se está tudo certo, desligado, trancado e limpo, além de tomar as medidas de segurança necessárias para evitar transtornos que possam estragar a sua viagem.

9 Coisas que você deve fazer em casa antes das férias

Na lista a seguir, colocamos cuidados que valem para qualquer residência, embora você possa adaptar às necessidades do seu lar. 

1. Apague todas as luzes

Mesmo que você pense ser uma boa ideia usar o truque de deixar uma ou algumas luzes acesas para parecer que tem gente em casa, se algum criminoso estiver pensando em invadir a sua casa, ele vai observá-la por alguns dias e notar que é apenas um truque. Então, para economizar energia, mais vale deixar tudo apagado. O que você pode fazer é instalar sensores de presença ao redor da casa para que as luzes se acendam apenas ao detectarem movimento.

2. Feche os registros

Os registros que fornecem água para a sua casa podem ser desligados enquanto você estiver viajando. Mantenha as tampas dos vasos sanitários fechadas e feche também os ralos para evitar o mau cheiro que pode ocorrer pela falta de água corrente ao longo dos dias.

3. Desligue aparelhos da tomada

Desligar toda a energia da casa não é uma opção porque você precisa manter geladeira e freezer ligados. Se tiver um sistema de automação, também precisa permanecer ligado, inclusive se for para você monitorar suas câmeras de segurança à distância. Então, apenas retire da tomada alguns itens, como televisões e outros aparelhos que podem ficar desligados.

4. Regue as plantas

Se você cultiva plantas dentro de casa, regue-as antes de sair. Se forem plantas suculentas, elas podem ficar mais tempo sem receber novas regas. Se forem plantas que precisam ser regadas mais vezes em uma semana, e não tem ninguém para regá-las em seu lugar, a dica é usar um sistema de rega por gotejamento para manter as plantas úmidas, mas sem excesso.

5. Feche as janelas e cortinas

Feche todas as janelas e apenas deixe alguma cortina aberta se você mora em um andar mais alto de um prédio e ninguém vai poder ficar observando dentro do seu lar. Ou então, mantenha uma entrada de luz natural apenas onde estiverem as suas plantas, pois elas precisam de claridade.

6. Faça uma limpeza na geladeira

A ideia não é exatamente higienizar o eletrodoméstico, mas sim, retirar da geladeira todos os alimentos que podem estragar no período em que você estiver fora de casa. Aliás, quando faltarem poucos dias para a sua viagem, evite comprar coisas que vão ficar mais tempo abertas na geladeira porque certamente irão estragar e você terá uma surpresa desagradável quando retornar de viagem.

7. Guarde objetos de mais valor

Se for possível, mantenha seus pequenos objetos de maior valor, como joias, em um local bem seguro, como um cofre no banco. Mesmo tendo um sistema de segurança em casa, pode não ser possível evitar que ladrões entrem e roubem antes de a polícia chegar.

8. Avise seus vizinhos

É bom avisar aos vizinhos que você vai viajar, assim, eles ficam em alerta e podem avisar você caso notem alguma movimentação suspeita ou ouçam algum barulho vindo de dentro da sua casa. Mesmo tendo um sistema de segurança, os vizinhos podem perceber coisas simples que não notariam se achassem que você está em casa.

9. Deixe as roupas limpas

Por uma questão de praticidade e bem-estar, essa dica é útil. Antes de sair para viajar, deixe as roupas lavadas, secas e dobradas. Assim, você não terá mau cheiro vindo do cesto de roupa suja, e terá roupas limpas para vestir quando chegar. 

Quais dessas dicas é nova para você?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista