Uma boa decoração é aquela que é feita pensando em duas coisas: nos gostos pessoais dos moradores e em aproveitar todas as vantagens dos ambientes. É por isso que, agora, vamos falar sobre pequenos espaços, grandes soluções: dicas inteligentes de decoração.
Escolher itens que conversem com o gosto pessoal e reflitam a personalidade das pessoas que vão habitar aquele lugar é essencial para promover o bem-estar. Ao mesmo tempo é preciso adaptar as ideias para que façam sentido no ambiente, conforme sua metragem e outras características.
Por exemplo, de nada adianta você querer muito ter um sofá gigante em uma sala pequena, onde ele vai ocupar todo o espaço e deixar o ambiente desconfortável. Mas, esse bom senso nem sempre é fácil de alcançar, a menos que você seja um profissional na área, como arquitetos ou decoradores e designers de interiores sabem fazer com maestria.
Então, vamos ver agora lindas ideias de pequenos espaços com grandes soluções para você que gosta de dicas inteligentes de decoração e quer aproveitá-las ao máximo no seu lar. Se precisar de ajuda profissional, lembre-se que está no lugar certo para encontrar e contratar os melhores.
Depois, aproveite e veja: Eficiência máxima: como otimizar mini apartamentos
Cozinhas em formato de corredor podem ser um grande desafio, mas, com boas ideias, ficam lindas e funcionais. Esta cozinha, por exemplo, teve uma das paredes aproveitada ao máximo com armários de piso e aéreos, deixando o outro lado com mais respiro, apenas com uma bancada espaçosa. O branco trouxe a leveza visual para ampliar o espaço, enquanto o piso de madeira em tom médio trouxe muito acolhimento.
Aqui a ideia é para um gosto bem diferente da cozinha anterior. Se você não é uma pessoa muito ligada ao estilo moderno, preferindo uma decoração mais estilo casa de vó ou de sítio, também pode explorar essas características na sua cozinha pequena, tomando o cuidado para manter o equilíbrio entre as cores e formas. Essa cozinha, mesmo com vários elementos, não está exagerada e é muito bem aproveitada, com bancadas, espaço para circular e detalhes decorativos que somam.
Agora vamos para dicas inteligentes de decoração para banheiros pequenos. Esse projeto reúne soluções modernas com o acolhimento da madeira e o frescor das plantas. A parede verde e a área de banho amadeirada formaram um verdadeiro cenário, e isso é uma boa decoração, reunindo beleza, elegância, personalidade e funcionalidade.
Esse banheiro é uma aula de bom aproveitamento de um espaço pequeno. A bancada e a parede com nichos, feitas em cimento, mantiveram o ambiente arejado, enquanto os azulejos artesanais trouxeram um toque meio rústico em tons agradáveis e naturais, lembrando o mar. Ideia perfeita para quem gosta do estilo industrial com uma pegada orgânica.
Aqui está uma ótima solução para pequenos espaços, principalmente para pessoas que se mudam com certa frequência e nunca sabem o tamanho dos ambientes que vão encontrar na próxima morada. A dica inteligente é investir em sofás modulares que você pode mudar de posição e adequar ao espaço. Moderno, confortável e um investimento duradouro.
Se você quer uma sala mais tradicional e com o acolhimento das cores, mas sem muito colorido, aqui está um ótimo exemplo de decoração inteligente para uma sala pequena: temos plantas, tons que remetem aos elementos da natureza e objetos com formas orgânicas, evitando as temidas quinas e deixando a atmosfera bem agradável.
Não sabe como conjugar a sala de estar e a de jantar em um mesmo ambiente pequeno? Adapte os tamanhos dos móveis: mesa pequena para quatro pessoas, sofá pequeno, mesinha de centro pequena e redonda, plantinhas para acolher e refrescar, sem esquecer da iluminação baixa, nas paredes, sobre as bancadas ou mesmo no piso, refletindo nas paredes e no teto. Faz toda diferença!
Olhe de novo para a foto, caso você tenha pensado que essa é uma sala grande. Notou a eficácia do espelho que preenche toda a parede, trazendo a sensação de amplitude? Mas, lembre-se de algo muito importante se for usar este truque: a decoração precisa ser minimalista, ou vai parecer uma grande bagunça, afinal, o espelho vai refletir o dobro da sua decoração no ambiente.
Se o seu quarto não é espaçoso, mas você faz questão de adicionar itens decorativos, aproveite a parede da cabeceira. Ao invés de deixar a parede vazia ou preenchê-la com um grande estofado capitonê, coloque prateleiras de madeira ou de metal para ficar mais leve e permitir que você adicione quadros, livros, porta-retratos e outros itens que expressem a sua personalidade.
A combinação entre branco e madeira-clara como base de um quarto é ideal para você colocar diferentes estilos de decoração, já que é uma base neutra. Inclusive, veja como o papel de parede colorido ficou em harmonia, fornecendo um ponto de cor agradável. O que ajuda a deixar o quarto pequeno mais agradável também é a pouca quantidade de objetos espalhados. A maioria está concentrada nas estantes ao lado do painel, deixando tudo mais leve.