7 Maneiras de aproveitar ao máximo seu pátio ou varanda | homify

7 Maneiras de aproveitar ao máximo seu pátio ou varanda

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa Almalaguês, António Carvalho - Arquitectura e Urbanismo, Lda. António Carvalho - Arquitectura e Urbanismo, Lda. Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Existem diferentes maneiras de aproveitar ao máximo seu pátio ou varanda, e vamos dar a você algumas boas ideias neste artigo para usar como inspiração.

Para começar, você precisa saber que não é necessário morar em uma casa com pátio grande para aproveitar o contato com as plantas, o ventinho brando, o calor do Sol ou o frescor da chuva.

Ter uma área externa inclui a varanda ou o terraço do seu apartamento, mesmo que seja uma área bem pequena. Cabe a você dar o devido valor a esse espaço, fazendo dele o seu cantinho preferido para relaxar.

Vantagens de aproveitar ao máximo seu pátio ou varanda

Vamos falar um pouco sobre as vantagens de investir em algumas melhorias no seu pátio ou varanda? É importante enxergar bons motivos para colocar mãos à obra e fazer alguns investimentos, afinal, muita gente deixa de fazer coisas simples, pensando que terá muito trabalho e não conseguindo imaginar o quanto vale a pena. Mas, vale muito, como por exemplo:

  • Ter um cantinho para relaxar e refletir;
  • Ter um espaço para receber amigos;
  • Manter o contato com a natureza;
  • Poder explorar suas habilidades com artes manuais e projetos DIY;
  • Criar um ambiente novo ao seu gosto e com suas próprias mãos;
  • Levar para fora itens que você nem usa do lado de dentro;
  • Aproveitar melhor os dias de Sol em um lugar seguro e privativo.

O que colocar na área externa para criar um espaço agradável?

Geralmente, uma área externa para descanso é composta pelos clássicos móveis de jardim, como mesa com cadeiras, espreguiçadeiras, sofás impermeáveis, pufes, plantas, iluminação decorativa e guarda-sol.

Você pode partir desse princípio para criar o seu espaço, adicionando itens complementares, como uma rede, uma piscina pequena se tiver espaço, um deck de madeira, um gramadinho artificial, quadrinhos decorativos, caminha para pets e muito mais, dando o seu toque personalizado.

Cuidados ao escolher o que colocar no seu pátio ou varanda

O principal cuidado é com as intempéries. Tanto o vento quanto o Sol e a chuva vão desgastar lentamente os móveis e itens decorativos que você puser do lado de fora.

Então, tenha o cuidado de garantir que todos esses itens sejam impermeáveis ou feitos em materiais bem resistentes a intempéries, evitando ver madeira apodrecida e metal enferrujado em poucos meses.

Se isso acontecer, pode escrever: você vai abandonar o espaço e voltar a desperdiçá-lo só por não ter ânimo para trocar tudo por coisas novas. Não deixe que isso aconteça, faça valer o seu investimento. Com essa dica em mente, vamos ver agora 7 Maneiras de aproveitar ao máximo seu pátio ou varanda.

Precisa de ajuda com o jardim? Encontre os melhores arquitetos paisagistas perto de você.

1. Pátio grande com pedras pode ganhar plantas

Projeto de Paisagismo: Personalização e Destaque, BRANT Paisagismo BRANT Paisagismo Jardins modernos

Há quem tenha um pátio grande ao redor de casa, mas não aproveita porque o piso é de pedras e não de gramado. Bem, se for o seu caso, saiba que isso é uma vantagem porque você não precisa aparar a grama e pode aproveitar mesmo depois de uma chuva. A dica é investir em jardinagem para dar um colorido e fazer sombra. Assim, você vai querer se sentar embaixo de uma árvore para ler ou descansar, mesmo em dias de Sol quente. 

2. Terraço pequeno e sem vista

homify Varandas

Ao ver um espaço como esse vazio, parece que ele é triste e inútil. Mas, veja a diferença ao colocar um jardim vertical, um sofá pequeno e uma mesinha. Pronto, já virou uma varandinha bem privativa para você relaxar sem ser observado. O jardim nem precisa ser natural, caso você não goste ou não tenha tempo para cuidar de plantas.

3. Sacada pequena boho-chic

Varanda - Mais vida no exterior!, Fi Ferrari - Designer Fi Ferrari - Designer Varandas

Apesar de ser pequena, essa sacada decorada em estilo boho-chic ficou muito convidativa. Os tons terrosos e verdes fazem um espaço urbano parecer o seu refúgio na natureza particular.

4. Cantinho fechado no quintal

Apartamento na Lapa, Lisboa, DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores DZINE & CO, Arquitectura e Design de Interiores Varandas, alpendres e terraços modernos

Essa é uma ideia um pouco mais elaborada, que com certeza é inspiradora se você puder caprichar. Veja que os estofados são impermeáveis e isso garante que não estraguem caso você os deixe pegando Sol e chuva. O tapete também precisa ser, e as luminárias de ferro devem ser trazidas para uma área seca em dias molhados para evitar ferrugem.

5. Gazebo

Paisagismo Cobertura Mariana Lourenço Interiores Varandas, alpendres e terraços rústicos

Se você tem um jardim maior, pode construir um gazebo de madeira para aproveitar todos os dias, faça chuva ou faça Sol. Esse espaço serve para receber amigos, para aproveitar com as crianças, e existem tantos modelos que certamente você irá encontrar o perfeito para seu gosto e suas necessidades.

6. Varanda espaçosa com rede

Casa Almalaguês, António Carvalho - Arquitectura e Urbanismo, Lda. António Carvalho - Arquitectura e Urbanismo, Lda. Varandas, alpendres e terraços modernos

Esse espaço é perfeito para aquele momento após o almoço no fim de semana. Tirar um cochilo na rede, jogar um carteado, brincar no deck, aproveitando a sombra enquanto observa o Sol. Se você é minimalista, veja que não precisa encher o espaço com elementos decorativos, se não quiser. Assim já fica bem agradável e prático de montar.

7. Terraço com grama sintética

JARDIM VERTICAL - DUPLEX SANTOS LISBON, Wonder Wall - Jardins Verticais e Plantas Artificiais Wonder Wall - Jardins Verticais e Plantas Artificiais Varandas, alpendres e terraços modernos

A grama sintética de boa qualidade é a solução perfeita para quem mora em apartamento, mas sonha em ter um jardim gramado. Aliás, é até melhor por causa da praticidade. Mas, lembre-se de investir em uma grama sintética de qualidade, que não vai ficar esfarelando na parte de baixo e fazendo sujeira. Até as plantas verticais podem ser artificiais, pois vão fazer a sensação de frescor e privacidade que você busca. 

Qual dessas ideias você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista