Organizar um guarda-roupa é mais fácil do que mantê-lo organizado ao longo de uma estação inteira, principalmente se você for uma pessoa que é meio desorganizada na vida de modo geral. Isso porque a organização deve começar na mente, nos seus pensamentos, na sua forma de fazer as coisas.
Mas, como não é fácil mudar o modo de pensar, o jeito é procurar desenvolver a arte da organização para otimizar o seu guarda-roupa de uma forma que seja mais fácil de manter tudo no lugar com o passar dos dias.
Existem diversas formas de organizar um guarda-roupa, você só precisa encontrar aquela que parece mais fácil e que faz mais sentido dentro da sua rotina. Por isso, hoje, vamos ver como funciona o método de pirâmide para organizar guarda-roupa. Talvez seja o que você está precisando.
Precisa de ajuda para melhorar o lar? Encontre os melhores designers de interiores perto de você.
Toda organização começa por uma seleção. Então, o primeiro passo para otimizar o seu guarda-roupa é tirar tudo de dentro dele e começar a separar o que você usa com frequência, o que usa de vez em quando e o que nem se lembrava mais que tinha porque não usa faz tempo.
Depois, pegue essas roupas que você não usa há mais tempo e veja o que deseja guardar bem fechado em uma caixa organizadora e o que você pode doar ou vender para um brechó quem sabe. A ideia é tirar da sua vida as peças que não são mais úteis e abrir espaço para o que interessa.
Antes de partirmos para a organização do guarda-roupas, precisamos passar por uma segunda seleção. Agora, a ideia é separar as roupas por estação, mas, não precisa ser nada muito rigoroso, afinal, sempre tem um casaquinho que você usa nos dias menos quentes do verão.
A ideia é separar os casacos bem pesados, cachecóis, blusas de lã e outras peças que você realmente só vai usar no inverno, e as peças que você só usa no verão. O terceiro grupo será das roupas de meia-estação, que podem ser usadas ao longo do ano.
Agora sim, com as roupas separadas e o guarda-roupas limpo e vazio, é hora de começar a aplicar o método da pirâmide para otimizar seu guarda-roupas e também agilizar sua vida sempre quando for se arrumar para sair.
A ideia é que você separe as peças por grupos na proporção que você mais usa até a que você menos usa para encontrar um equilíbrio e manter à vista tudo o que você precisa encontrar na hora de se arrumar.
O mais importante de manter no seu guarda-roupa são as peças básicas que você consegue combinar com outros grupos de peças, ou seja, aqui temos as peças “coringa”, mais neutras em corte e cor: jeans mais básicos, blusinhas neutras, jaquetas, vestidos, tudo básico para poder combinar com outras coisas.
Esse grupo de roupas varia de pessoa para pessoa, já que nem todo mundo usa roupas diferentes todos os dias para trabalhar. Mas, se for o seu caso, separe aqui as roupas que deixa para usar só no trabalho.
Nesse grupo temos as peças usadas para combinar com as peças básicas do primeiro grupo. As casuais são menos básicas, mas também são usadas para criar diferentes looks entre si. Por exemplo, uma jaquetinha de couro, blusinhas com estampas e cortes diferentes e jeans com detalhes.
Pode ser que os grupos anteriores, das peças básicas e casuais, já sejam o seu grupo de roupas de sair. Mas, aqui podem entrar as peças que você realmente só usa para ir a um barzinho, uma balada ou evento. Se você não costuma sair muito, pode reduzir a porcentagem desse grupo, mas a ideia é manter essas peças separadas das outras.
Nem todo mundo vai ter peças sobrando para colocar exclusivamente neste grupo. Porém, a ideia é colocar neste grupo as peças que você não vai usar na próxima estação, seja por causa do clima ou da moda que vai mudar e você não vai mais querer usar.
Por fim, separe um pequeno espaço do seu guarda-roupa para os acessórios, como cintos, bolsas, meias-calças, lenços e tudo o que dá acabamento aos seus looks.
Essa dica da pirâmide pode ser adaptada conforme o seu jeito de se vestir e o seu estilo de vida, então, você pode fazer o teste e ir adaptando conforme sentir necessidade ao passar dos dias e semanas.
Com certeza é uma forma de visualizar melhor tudo o que você tem no guarda-roupas, evitando acúmulo de peças não usadas, comprar peças repetidas ou perder peças importantes em meio à bagunça.
Por fim, uma dica extra para ganhar mais espaço e preservar a sua organização: aposte em muitos cabides. Pendure blusas, casacos, calças, vestido, tudo o que puder.
Quando você pendura as roupas, elas não amassam com tanta facilidade, ficam mais fáceis de serem vistas na hora de escolher o look e o seu armário não vai virar uma bagunça de roupas mal dobradas caindo para os lados. Vale muito a pena!
Veja também: Como manter uma casa impecável: dicas para donas de casa ocupadas