A nossa casa é o reflexo da nossa mente: você já deve ter ouvido isso em algum lugar, certo? E faz todo sentido. É por isso que, se a sua mente anda meio bagunçada e estressada, você vai poder conhecer agora algumas dicas de organização e limpeza para eliminar o estresse em casa (e na sua mente).
A primeira dica é sobre tomar a atitude e começar a organizar os ambientes da casa, mesmo estando sem vontade alguma.
A partir do momento em que você age, seu corpo e sua mente se alinham e você começa a se sentir melhor por estar sendo útil no seu lar. Então, manda a preguiça embora e comece a colocar estas dicas em prática.
Encontre os melhores designers de cozinhas mais perto de você
Essa dica serve para todas as bancadas da sua casa, seja na cozinha, na sala, no quarto ou na lavanderia. Quanto mais objetos você acumula nas bancadas, mais trabalho terá para limpar e mais bagunçado vai ficar o visual do ambiente.
Essa é uma dica que varia de acordo com a personalidade de cada pessoa. Mas, de modo geral, menos é mais para quem gosta de manter os ambientes organizados e não passar muito trabalho na hora de limpar. Uma decoração clean e minimalista ajuda a deixar a mente mais tranquila, pois você consegue enxergar a organização e isso traz alívio.
Se não tem jeito: você é o tipo de pessoa que tem muitos objetos em casa, mas falta lugar para tudo, aposte em nichos. Os nichos são ótimos para organizar e decorar ao mesmo tempo, já que eles mantêm à mostra as peças que você quer que participem da decoração, mas cada coisa em seu lugar, já que não cabe muito dentro de um nicho.
Dependendo de onde você mora, pode juntar poeira sobre seus móveis todos os dias, e pouca gente tem tempo para ficar limpando tudo diariamente. É por isso que, na hora de comprar móveis novos, uma boa dica é escolher cores de superfícies que camuflem a poeira do dia a dia para poder limpar apenas uma vez por semana sem sentir aquela agonia da sujeira olhando para você.
Há quem tenha herdado, das mães, tias e avós, o hábito de colocar muitos tapetes pela cozinha, principalmente na frente da pia, do fogão e da geladeira. Se for o seu caso, já parou para se perguntar sobre a real utilidade desse hábito? Muitas vezes, tantos tapetes servem mais para juntar sujeira do que para ajudar na limpeza.
Nesse projeto, não tinha um espaço só para a lavanderia em um cômodo separado. Se na sua casa também não tem, faça essa ideia de colocar uma porta de correr no ambiente que deseja manter escondido quando não estiver usando. O estresse diminui muito quando você pode fechar uma porta e ver tudo mais organizado.
Ter piscina em casa é maravilhoso, mas dá trabalho. Para evitar o estresse na sua mente, precisa saber o passo a passo de limpeza da piscina e seguir à risca, ou esse será um investimento que não cumprirá com função de trazer relaxamento para os seus momentos de folga.
Aproveite e veja nossos artigos sobre piscinas para aprender mais sobre limpeza e manutenção.
O banheiro é um cômodo que mais vale você ir limpando um pouquinho todos os dias do que deixar tudo para um só dia da semana, já que o queremos sempre limpo. A dica é ter à mão um produto de limpeza, uma esponja ou escova para ir mantendo a ordem no banheiro e não precisar lidar com a sujeira pesada no seu dia de folga.
Já que você pretende ter um closet, lembre-se que vale mais a pena ter lugares para pendurar as roupas do que deixar tudo dobrado. Isso porque roupas dobradas bagunçam, enquanto as penduradas estão sempre ali no mesmo lugar, mesmo se você mexer nos cabides. Quer ter uma rotina com menos estresse, pendure todas as roupas que puder.
O carpete pode parecer uma boa solução para manter a casa mais confortável, mas, depende muito de cada pessoa e da cidade em que mora. Nos lugares muito quentes, esqueça o carpete. E se tiver alguém com alergia respiratória em casa, nem pense nisso. O carpete precisa ser limpo com bastante frequência para que seja realmente um conforto.