Quarto infantil  por INT2architecture

7 maneiras de economizar espaço que você queria ter conhecido antes

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Quando queremos melhorar a casa, muitas vezes pensamos erroneamente que falta espaço suficiente para aplicar melhorias. Mas, com frequência, existe uma solução bem em nossa frente e todo espaço pode ser salvo com um toque de criatividade! Cada centímetro da casa é tão valioso que, com certeza, pode ser completamente personalizado. 

Ou seja, não existe obstáculo para um bom design. Especialmente em apartamentos reduzidos, encontrar a solução ideal naturalmente requer cuidado e bom gosto. É necessário dosar os elementos dentro do estilo escolhido, assim como utilizar uma paleta de cores que beneficie toda a casa. E o resultado sem dúvidas ficará incrível! 

Para saber mais, siga conosco por 6 dias especiais de como aproveitar o espaço em casa. Harmonia, criatividade e precisão são a chave do sucesso!

1. Lance mão dos móveis embutidos

Móveis sob medida ajudam a multiplicar o espaço em casa, já que seus topos podem ser usado para outros fins. Gavetas bem desenhadas permitem guardar todos os elementos necessários à casa e mantê-los em ordem. Já bancadas podem ser embutidas e só ocuparem espaço quando necessário – é o caso da peça da foto. 

2. Na cozinha, esconda o que não está sendo usado

cozinha tende a ser sempre um lugar onde geralmente enfrentamos problemas de espaço. Ela exige que tenhamos à mão todas as ferramentas necessárias para o preparo das refeições, caso contrário, torna-se um espaço desastroso.  

Para evitar que isso aconteça, procure mantê-la sempre organizada, com muitos armários para garantir espaço. Uma aposta interessante é a de usar cestas e prateleiras para trazer um ar campestre e delicado. Uma aposta funcional encontrada pelo profissional Romero de la Mora

3. Há muito potencial sob as escadas

Acredite ou não, há espaço sob as escadas e este é uma excelente escolha para a organização de objetos. Muitas vezes passando despercebido, este lugar sempre apresenta possibilidades criativas de utilização. 

Para aproveitá-lo ao máximo, recomendamos a instalação de um móvel onde você possa criar uma prateleira ou um armário pequeno. Assim, será possível para colocar todos os tipos de objetos, desde brinquedos para crianças até travesseiros para o quarto.

Você também pode usar os degraus da escada, instalando gavetas em cada um deles. Basta ser criativo! 

4. Faça um uso mais inteligente da garagem

Garagens e edículas clássicas por Garageflex
Garageflex

An Extraordinary Garage Makever with wall cabinets and bike storage

Garageflex

Veja como esta garagem ganhou espaço útil! Onde muitas vezes costumamos empilhar objetos, a partir de um novo olhar, passamos a organizá-los e liberar espaço. Portanto, aproveite paredes para criar armários, prateleiras e ganchos de organização. Tire o máximo proveito da vertical para liberar o chão e facilitar a manutenção, acesso e limpeza. Neste caso, ferramentas e bicicletas aderiram à ideia!

5. Prateleiras e nichos de parede são excelentes opções

Na hora de decorar nossas casas, tudo vale. Mas é importante ter uma ideia de harmonia e bom senso para não pesar demais nos elementos. Procure pensar em como será organizar e manter os espaços, economizando suas energias para os momentos mais essenciais. Uma das coisas mais importantes é trazer amplitude, característica que permite fluidez, luminosidade e sensação de desembaraço.  

Para tanto, aposte em nichos e prateleiras. Incremente as paredes! Vale até mesmo apostar em uma iluminação legal para compor e ressaltar os elementos decorativos. Que tal?!

6. Diga não à bagunça!

Se o que você quer é reorganizar a casa, aproveite para ganhar mais espaço armazenando seus itens pessoais com criatividade e inteligência. Diga adeus à desordem que faz com que tudo pareça descuidado e nada prático. 

Há grandes idéias que você pode implementar em sua casa, criando espaços diferentes para organização e armazenamento, como prateleiras de madeira, gavetas e armários. 

7. Use prateleiras e móveis do piso ao teto

Pequenos apartamentos sofrem sempre este desafio de viver com a ameaça dos espaços abarrotados. Neste caso, devemos ter ainda mais cuidado. Para isto, a melhor alternativa é a de se utilizar mezaninos ou armários bem altos como opção de armazenamento. 

Se puderem ir até o teto, fica ainda melhor! Uma ideia óbvio, mas simples: aproveite o melhor possível a metragem quadrada, em especial nas verticais, para liberar espaço de passagem. E quando combinada com materiais claros, esta ideal garante amplitude na certa.

Aproveite e conheça também mais um apartamento pequeno super bem aproveitado:

Pequeno, mas poderoso: com só 25 m², apartamento é incrível

Qual dessas ideias tem mais a ver com a sua casa? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!