Varanda Gourmet: Terraços  por Jamile Lima Arquitetura

7 fornos e churrasqueiras de tijolinhos para deixar a casa rústica

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Se você sente vontade de ter uma cozinha espetacular, mas também é apaixonado por tradicionalidade, com certeza já cogitou a ideia de ter tijolinhos compondo a decoração. Com sua textura rica e alta aplicabilidade, este material oferece um toque rústico, acolhedor e apaixonante. Em especial na cozinha, sua utilização é ligada aos estilos mais tradicionais, mas em muitos ambientes pode ser encontrado também em composições modernas. 

Além desse aspecto, o tijolinho é muito querido quando o ligamos ao espaço de preparo das refeições. Em especial nos fornos de cerâmica e barro, remete-nos diretamente à qualidade especial de uma boa comida caseira com sabor de nostalgia.

De dar água na boca, os fornos de tijolinhos são ideais para o preparo daquela comidinha simples e bem temperada. Aproveitado para assar carnes e massas, causa sempre uma certa admiração e é o centro das atenções. E, além de tudo, funciona muito bem para compor a decoração dos espaços internos e externos, desde que busquem por um toque de rusticidade. Por todos esses motivos, recomendamos que você leia nossas dicas para aprender a criar o seu agora mesmo!

1. Pense na concepção

Ao fazemos uma reforma na cozinha ou adicionarmos um toque de modernidade, é sempre bos pensar em adicionar o forno de tijolos. Pense sobre design geral da estrutura, considere o espaço disponível e a posição ideal. Com certeza esta adição pode gerar um aspecto novo e encantador. 

Com uma série e modelos e tamanhos, basta compreender seu espaço e começar agora a busca por profissionais e referências. E que tal se inspirar neste belíssimo exemplo da Jamile Lima Arquitetura?!

2. Descubra as cores disponíveis

Os tijolinhos, como vemos, não necessariamente precisam vir nas tonalidades naturais e terrosas de laranja. Há também versões mais pálidas, além de acabamentos de cor que podem ser aplicados para gerarem outros efeitos sobre eles. No caso de optar-se por uma pintura, recomendamos que os tijolinhos sejam lixados após a secagem da tinta. Assim, chegará a este efeito da imagem, que não perde a riqueza original. 

3. Crie um lugarzinho especial para ele

Jardim  por 一景

Um dos melhores lugares para construir o seu forno é na cozinha, quintal ou terraço da casa. Podemos ver, nesta imagem, uma aplicação perfeita, que busca por bastante rusticidade. Aqui, há de se notar uma composição harmônica com o todo, tornando este espaço especialmente decorado. As plantas, pedras, tijolinhos e madeira compõem um cantinho ideal para aproveitar o exterior em momentos de reunião. 

4. Uma forte aposta no rústico!

Se você quer uma área super rústica, com muitos tijolinhos, esta sem dúvida será a favorita. Embora à primeira vista pareça um lugar um pouco negligenciada, podemos afirmar que não. Trata-se de uma estética rústica, com elementos industriais, que fica linda quando completada com plantinhas e materiais como concreto e madeira. 

Não se esqueça que a melhor maneira de tornar um ambiente mais agradável é colocando muitos elementos que o tornam acolhedor. Claro que não podemo esquecer de que há de sempre priorizar o equilíbrio.  

5. A estrutura é importante

A especialista em decoração de interiores, Bianka Mugnatto, apresenta esta bela sala de jantar em que todos os elementos são parte de um contexto muito convidativo e natural. Neste caso, o forno de tijolinhos está roubando a cena, com sua impressionante relação de destaque sobre os demais elementos. Enquanto temos simples materiais rústicos, a composição completa-se com elementos tradicionais, cobertura de madeira e muita luz natural. Uma casa digna de férias!

6. Tenha um forno mais funcional

Basta olhar para este forno belíssimo para perceber que não se trata de um modelo convencional. Este, com suas formas e desenhos, apaixona a todos com sua estrutura bem acabada e multifuncionalidade. Com a função decorativa e também prática, é um excelente elementos para completar o design de uma casa familiar. Churrasqueira, forno e fogão à lenha preparados para as mais deliciosas refeições!

7. Um forno alto e robusto

E agora terminamos nosso livro de ideias. Em alvenaria, este forno e churrasqueira atinge o limite máximo de altura da casa, mostrando uma forte marca no espaço. Parte da arquitetura, esta opção destaca as visuais verticais e também participa do design interior. Mais do que uma simples peça ou adição, torna-se essencial ao conjunto. Basta procurar um bom profissional para criar um modelo como este, que participa de todo o projeto arquitetônico.

Que tal conhecer mas ideias com tijolinhos e muito mais? Acesse:

11 idéias de revestimento para as paredes de sua cozinha

Qual dessas cozinhas tem mais a ver com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!