SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Uma casa rústica e fantástica!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Há certos lugares no mundo que nos exercem um fascínio incompreensível e inexplicável. Lugares que sem sabermos exatamente a razão atraem nossa atenção e habitam o nosso imaginário de maneira misteriosa e para os quais gostaríamos de nos transportar num piscar de olhos, se fosse possível. Um destes lugares enigmáticos e atraentes é o México, um país tão próximo e tão longe, de dimensões territoriais e de uma riqueza cultural tão vastas quanto às nossas. Talvez uma das razões pelas quais muitas pessoas se sintam atraídas pelo México seja realmente a afinidade cultural que existe entre nós. Outra razão, sem dúvidas, é a qualidade da arquitetura mexicana, que além de nomes consagrados como Luís Barragán e Ricaro Legorreta, mantém uma produção arquitetônica constante de elevada relevância e qualidade.

Um exemplo da excelência da arquitetura mexicana é a Casa das Lomas, desenhada pelo estúdio Taller luis Esquinca, que baseada na tradição arquitetônica mexicana, mesclou com originalidade o passado e o futuro, para conceber um projeto discreto por fora, mas que em seu interior revela uma beleza e uma sensação de aconchego extraordinárias.

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto magnífico e , que reivindica um lugar de destaque entre as grandes obras da arquitetura mexicana contemporânea pela sua beleza e originalidade.

Fachada principal

Casas  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

Fachada a la calle

Taller Luis Esquinca

A Casa nas Lomas possui uma fachada discreta, com predomínio das superfícies brancas e materiais naturais como a madeira e pedra. Na frente da edificação, o jardim convidativo também dá as boas vindas aos visitantes, com destaque para a rocha monumental, à direita, que marca o acesso principal. Na verdade, a fachada principal da residência mais nos instiga do que nos revela, guardando suas maiores surpresas para o seu interior. Para desvendá-las faz-se necessário atravessar a imponente uma porta de madeira.

Fachada posterior

Casas  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

fachada al campo de golf

Taller Luis Esquinca

A fachada posterior da residência em contrapartida já denota uma volumetria mais complexa, formada de prismas puros com coberturas em platibandas e volumes de formas irregulares com planos de cobertura inclinados e cobertos de telhas cerâmicas, e uma escala mais imponente.

Jardim interno

Casas  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

patio del acceso

Taller Luis Esquinca

Ao atravessar a imponente porta de madeira, nos deparamos não com o interior da residência, mas com um jardim seco que serve como espaço de transição entre o exterior e interior e que contribui para a organização espacial da residência. O jardim é revestido de pedras e de uma escultura de forma esférica feita de madeira. Além do seu papel funcional, o pátio jardim evoca um elemento tradicional na arquitetura mexicana.

Living room

Salas de estar  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

estancia principal

Taller Luis Esquinca

No living room o visitante é surpreendido pela rica combinação de materiais, texturas e cores, além da vista deslumbrante para o jardim posterior, possibilitada pelas portas de correr de vidro generosas, que trazem a paisagem exterior para dentro do living. A madeira tem presença marcante no mobiliário, nos caixilhos e principalmente nas peças aparentes da estrutura da cobertura. Um muro de concreto divide o ambiente e faz o contraponto com as superfícies brancas e com a madeira. Apesar da simplicidade formal e da depuração estética, a combinação de materiais rústicos e sofisticados com mobiliário de design contemporâneo dá ao ambiente uma identidade singular.

Sala de jantar

Salas de jantar  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

comedor principal

Taller Luis Esquinca

Se as texturas são o destaque no living room, aqui, na sala de jantar, o destaque é a espacialidade imponente, marcada pelo pé-direito duplo, que combinado com o mobiliário nobre, composto de mesa de jantar com tampo de vidro temperado e suporte de madeira, de cadeiras de madeira maciça, de aparador de madeira em forma de L, de luminárias com pendentes de cristal e de duas telas de cores vibrantes, compõem um ambiente elegante e sofisticado. 

Quarto de casal

Quartos  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

recamara principal

Taller Luis Esquinca

No quarto de casal predominam as superfícies neutras das paredes e pisos. A neutralidade realça a paisagem do jardim, situada no espaço exterior, que todavia invade o ambiente através da generosa abertura, criando uma sensação de integração espacial e de continuidade. A cama confortável e charmosa garante o conforto e dá um toque de requinte ao ambiente.

Banheiro

No banheiro a brancura das superfícies novamente serve para realçar a vista para o jardim vertical, situado na parte externa, que além da vista privilegiada, garante luz e ventilação naturais abundantes para o ambiente, que conta ainda com bancada com acabamento em laca branca, duas cubas de apoio, armários espelhados, deck de madeira e uma ampla banheira de hidromassagem, que torna o ambiente em um spa.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Varanda

A varanda ampla e aconchegante situada na parte posterior da residência se integra aos espaços de convivência e ao jardim externo, servindo como espaços lounges, dotados de todo o conforto e requinte. A estrutura de madeira aparente combinada com os móveis de madeira de estilo rústico dão um charme especial ao ambiente e criam uma relação mais harmoniosa com a paisagem circundante.

Integração com o jardim

Além dos espaços abertos da varanda, os ambientes também buscaram a integração com o jardim e com a paisagem externa, através do uso de planos envidraçados, cuja combinação com os caixilhos de madeira realçou o conceito do projeto de combinação entre tradição e modernidade.

Piscina

Terraços  por Taller Luis Esquinca
Taller Luis Esquinca

vistas desde la terraza

Taller Luis Esquinca

Obviamente, a piscina é um dos grandes atrativos da residência. O seu desenho semi circular já denota o que foi a tônica de todo o projeto, que é a fuga do óbvio e do lugar comum. A piscina com borda infinita se beneficia da sua localização privilegiada, na qual a paisagem natural se estende até o horizonte, para proporcionar aos moradores, amigos e familiares um ambiente de natureza exuberante e atmosfera bucólica.

Visão noturna

Dependendo da posição do observador, a piscina serve como espelho d’água, refletindo a silhueta da residência na sua superfície. Á noite, a iluminação da residência evidencia a transparência dos ambientes que se abrem para a parte posterior da residência em busca da integração com a paisagem e de melhores condições de luz e ventos. A visão noturna da Casa das Lomas torna mais evidente sua mescla de superfícies opacas e transparentes, de materiais naturais e industrializados, que simbolizam a tentativa de síntese da tradição e da modernidade da arquitetura mexicana.

Gostou deste projeto e quer conhecer mais projetos inspirados na arquitetura mexicana? Então, leia este artigo.

Você incorporaria algo da arquitetura mexicana no projeto ou decoração da sua residência? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!