Varanda: Terraços  por Jamile Lima Arquitetura

Refúgio de férias super tropical

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O período de férias é um momento bastante aguardado por qualquer pessoa. E, todo mundo que deseja e tem a chance de desfrutar das férias passa um longo período planejando os mínimos detalhes para que as férias sejam tranquilas e divertidas e nenhum problema estrague este momento tão agradável. Nas férias o ideal é escolher um destino que ofereça as coisas que lhe agradam e que em nada lembre a rotina do trabalho e agenda cheia de compromissos. A ordem é relaxar e pelo menos por alguns dias aproveitar o tempo livre para descansar e curtir de montão as atrações disponíveis. Curiosamente, muitas pessoas optam por passar as férias na sua própria casa de férias. Isto mesmo, quem tem o privilégio de construir sua própria casa de férias acaba escolhendo o mesmo lugar e refúgio para reunir-se com a família e com os amigos.

A Casa Imbassaí, situada no litoral da Bahia e projetada pelo estúdio Jamile Lima Arquitetura, que apresentaremos hoje é um destes exemplo de casa de férias de uma família que optou pelo próprio e exclusivo refúgio de férias. O projeto é caracterizado pela forma tradicional de casas de campo com varandas arejadas, que circundam a casa, telhados cerâmicos, esquadrias de madeira e uma decoração em estilo navy que rendeu à residência ambientes despojados e com uma atmosfera muito peculiar e aconchegante. 

Confira a seguir mais detalhes e informações desta casa de férias exclusiva, pertencente a uma família que preza pelo conforto e requinte, sem abrir mão da qualidade estética e da originalidade.

Espaço gourmet

O espaço da churasqueira, situado na parte externa, apresenta já uma decoração mais rústica, com móveis predominantemente de madeira rústica e detalhes que realçam a atmosfera tropical. A churrasqueira feita de tijolinhos, o painel de ladrilhos sortidos de estilo colonial, a mesa e o aparador de madeira de estilo rústico, evidenciam o estilo mais natural e rústico do ambiente, enquanto detalhes e acessórios como o cocar indígena, a luminária feita de cordas e o arranjo de cocos verdes dão um toque tropical e artesanal ao ambiente.

Para obter mais informações sobre projetos de decoração de churrasqueiras, leia este artigo.

Área de lazer

Finalmente encerramos o nosso tour na área de lazer da residência, situada na parte posterior do terreno, composta de churrasqueira, pergolado de madeira, deck de madeira e piscina. Nesta imagem, percebemos que além de todas estas atrações, o projeto paisagístico também recebeu atenção especial, contribuindo para a qualidade estética e ambiental da área de lazer, que proporciona aos moradores e convidados, entre outros prazeres, o contato direto e revigorante com a natureza dos jardins que circundam e ornamentam a residência. A piscina complementa a lista de atrações do refúgio de férias familiar. Afinal, as férias no litoral baiano não seriam completas sem uma piscina para aliviar o calor e refrescar a alma.

Varanda em estilo balinês

Um dos ambientes mais agradáveis da Casa Imbassaí é sem dúvida o espaço da varanda, ampla e arejada, que circunda o corpo principal da residência. A varanda possui mobiliário em estilo balinês, composto de sofá de madeira com almofadas coloridas, mesa de centro de madeira e cadeiras de fibras naturais, que dão personalidade e um toque de aconchego ao ambiente, que proporciona aos moradores uma atmosfera de espaço lounge, conforto e o contato prazeroso com a paisagem jardins que circundam a residência. .

Espaço lounge e pergolado

As áreas externas receberam uma atenção especial neste projeto. Além da varanda generosa e com qualidade de espaço lounge, o projeto criou ainda um espaço aconchegante e lúdico protegido sob o pergolado, feito de toras de madeira, e envolto pelo verde do jardim, que serve de ornamentação para o ambiente. Para garantir o conforto e dar um toque de romantismo, o mobiliário escolhido foi a namoradeira feita de fibras sintéticas e as almofadas coloridas, que permitem aos moradores desfrutarem de um ambiente agradável a céu aberto com todo o conforto e requinte.

Fachada principal

A fachada principal da residência é marcada pela forma tradicional de casa de campo, com suas varandas rodeando o corpo principal da casa, cobertas por telhas cerâmicas, pelas superfícies neutras e pelos materiais naturais que coexistem no projeto, como a pedra e a madeira, que reforçam o estilo mais rústico e campestre da residência.

Sala de estar

O interior da residência reserva uma grande surpresa. Embora o exterior da residência e seus materiais naturais de revestimentos, como a pedra e a madeira, imponham um estilo rústico, o interior da residência apresenta uma decoração mais despojada em estilo navy, inspirado na temática marítima, que recria a atmosfera da praia e do charme da vida na praia. A sala de estar evidencia o estilo navy dos espaços de convívio. Além dos móveis de madeira, mesa de centro e poltrona com descanso para as pernas, a sala de estar possui um sofá de design contemporâneo e almofadas coloridas com estampas marítimas e um abajur com cúpula em tecido, na cor azul marinho.

Sala de jantar

A decoração da sala de jantar é também surpreendente, combinando móveis rústicos  e de cores neutras com um toque navy. A sala de jantar possui mesa de jantar de madeira rústica, conjunto de cadeiras de madeira maciça, aparador de madeira, luminária de estilo campestre e um quadro com moldura de madeira e estampa colorida que dá um toque navy ao ambiente, tornando-o mais despojado. Além disto, as portas de correr de madeira e vidro permitem a integração da sala de jantar com as varandas e com o espaço externo, possibilitando um melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais.

Cozinha

A cozinha também guarda suas surpresas, apresentando uma estética contrastante com o aspecto rústico das fachadas e do contexto marítimo e litorâneo. Na cozinha priorizou-se a praticidade e, claro, a qualidade dos materiais de acabamento. A cozinha possui armário planejados de madeira com acabamento em laca azul turquesa, bancadas feitas de granito na cor preto absoluto e eletrodomésticos de inox, que dão um toque contemporâneo ao ambiente. Além disto, a bancada de refeições e granito e as cadeiras DSW, criadas pelo casal Eames, agregam funcionalidade e sofisticação ao ambiente. 

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

O que não pode faltar em uma casa de férias? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!