Salas de estar clássicas por YUSO

Casa de campo humilde tem interiores maravilhosos

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Hoje no homify viajaremos até a Venezuela a fim de visitar uma pequena e charmosa casa de campo, na qual a simplicidade é sua grande virtude. Os arquitetos do estúdio YUSO executaram esta moradia através de um sistema estrutural descomplicado e ambientes minimalistas. A partir de elementos rústicos e a incorporação total dos desejos de seus clientes, a residência tem um aspecto autêntico e acolhedor.

A casa foi construída com materiais baratos, como o adobe, um tijolo de terra crua. Em seus 120m² carrega uma interessante singularidade, organizando-se de forma longitudinal assim como uma piscina, já que seus proprietários são nadadores profissionais. Um longo corredor percorre sua extensão e conecta os demais cômodos, transformando-a em uma casa integrada na sua totalidade.

Como já dizia Mies van der Rohe, grande nome da arquitetura modernista: menos é mais. E não é à toa que tal frase repercutiu mundo a fora desde sua criação até os dias de hoje. O pensamento arquitetônico do século XX aconteceu com muita força e deixou um legado aos arquitetos contemporâneos, encontrar o equilíbrio entre forma e função.

A seguir confira as imagens dessa casa de campo tão charmosa!

Fachada principal

Casas clássicas por YUSO
YUSO

Fachada Principal

YUSO

De acesso discreto e fachada misteriosa, o projeto dessa residência prepara uma surpresa para os que a adentrarão. No entanto, a integração da obra com a paisagem é de extremo sucesso, já que seus materiais são em sua maioria crus e naturais, enfatizando o caráter rústico desta casa de campo. E ao mesmo tempo que surpreende seus visitantes, garante a privacidade de seus moradores.

Enquanto sua estrutura implementa padrões atuais do mercado, os acabamentos seguem uma linha mais tradicional e traz como protagonistas a madeira, o tijolo e o ladrilho hidráulico. O resultado dessa combinação é uma arquitetura única e original.

Pátio interno

Casas clássicas por YUSO
YUSO

Fachada este – Puertas corredizas abiertas

YUSO

A casa organiza-se de forma a criar um pátio interno, desenhando um jardim extenso e íntimo. Diversas portas são distribuídas ao longo de sua fachada, garantindo o fácil acesso ao interior, ventilação e iluminação naturais. Desta maneira, a transposição entre as áreas externa e interna da residência é fluída e convidativa.

Sua implantação tomou como partido o conforto ambiental, para assim desenhar uma casa sustentável e econômica. Sendo assim, suas aberturas e fachadas foram meticulosamente estudadas em relação as variadas posições do sol ao longo do ano, ora protegendo e ora expondo seu interior da irradiação.

Bem vindo ao interior!

Salas de estar clássicas por YUSO
YUSO

Vista del estudio y corredor que lleva a las habitaciones

YUSO

Com poucas paredes e de limites sutis, os ambientes desta casa são determinados pela função.Na imagem a cima vemos um compacto e aconchegante escritório, onde o casal monta uma biblioteca pessoal. Uma bancada em alvenaria com tampo de madeira serve como mesa e ao mesmo tempo desenha o limite entre o escritório e a sala de estar.

Os elementos multifuncionais são muito importantes na hora de desenhar um ambiente minimalista e prático, portanto constantemente em residências de espaço restrito nos deparamos com mobiliários ou construções capazes de exercer mais de uma função ao mesmo tempo. Também é o caso da parede em tijolo que se prolonga em direção ao escritório criando um nicho para instalação de prateleiras, isso facilita o desenho de um mobiliário desenhado especialmente para o ambiente.

O principal conector

Corredores e halls de entrada  por YUSO
YUSO

Corredor – Entrada de sol en la mañana

YUSO

Através de um longo corredor em cimento queimado as áreas sociais e íntimas são conectadas. E graças às aberturas ao exterior, a entrada de luz natural é garantida ao longo do dia. Garantido o charme e caráter particular, móveis e objetos decorativos são distribuídos pelo corredor. E assim como o piso em concreto, o teto composto por tábuas de madeira merece atenção. Posicionadas longitudinalmente, as madeira realça o comprimento da casa.

Sala, cozinha e muita luz

Salas de estar clássicas por YUSO
YUSO

Area social de la casa (sala estar y cocina)

YUSO

Na outra extremidade encontram-se a sala e a cozinha integradas. A soma dos dois ambientes garante uma maior intimidade entre seus moradores e a simples circulação entre eles, além de ganhar mais espaço. Um caixilho clássico é instalado na totalidade da parede, permitindo ainda mais entrada de luz natural e uma vista para o verde do exterior.

A decoração rústica predomina e a possibilidade de pendurar uma rede em sua estrutura deixa a sala de estar aconchegante e cheia de tranquilidade. Os móveis DIY são uma alternativa barata e divertida para decorar sua casa, confira algumas dicas de como reciclar materiais e criar seu próprio mobiliário!

Desenho técnico

  por YUSO
YUSO

Isometria – Componentes estructurales

YUSO

Para a alegria dos arquitetos, compartilhamos uma perspectiva isométrica representando o esquema construtivo desta sedutora casinha de campo. Em laranja vemos as alvenarias das áreas íntimas, onde cada tijolo de adobe tem uma história para contar, já que foram executados com a ajuda de familiares e amigos, detalhe que além de tornar a obra mais econômica ainda a constrói com carinho e peculiaridade. A zona mais aberta mostra as áreas sociais, sem limites definidos. 

A perspectiva torna mais compreensível sua estrutura, que conta com perfil metálicos leves e elementos em concreto.  

Achou essa casa de campo encantadora? Comente sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!