Roubamos desse projeto 5 dicas para unir copa e cozinha pequenas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Cozinha e copa integradas, Stúdio Márcio Verza Stúdio Márcio Verza Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Quem conta com espaços pequenos no lar, sabe bem quanta diferença faz apostar na integração inteligente dos espaços. Isto porque, somando os ambientes, a casa ganha em amplitude nos espaços, proporcionando uma melhor fluidez e conforto para a rotina dos moradores. 

Quando pensamos na cozinha, a integração torna-se quase imprescindível, já que os desenhos de área construída de apartamentos e casas disponibilizam espaços cada vez menores ou já integrados com outros ambientes, como sala de estar e copa. E é sobre algumas dicas de integração entre cozinha e copa que trouxemos o artigo de hoje.

Desenhada pelo arquiteto Márcio Verza, de Porto Alegre (RS), a pequena e elegante cozinha mostra uma série de disposições que podem servir como excelente referência para que a integração destes ambientes no seu lar, seja também feita de maneira inteligente e confortável. Por isto, trouxemos este belo projeto para demonstrar que, embora os espaços sejam pequenos, sempre existem maneiras criativas de oferecer um pouco mais de acolhimento para a família. 

Para conhecer estas boas ideias, convidamos você a juntar-se a nós e observar as imagens abaixo com soluções práticas para a organização inteligente entre cozinha e a copa. Aproveite o convite e inspire-se! 

1. Equilibre os revestimentos

Um dos segredos para que a integração de espaços funcione de maneira harmoniosa é apostar no equilíbrio inteligente de elementos utilizados. 

Neste projeto, notamos que a cozinha ao fundo trabalha com elementos comuns em diferentes espaços do ambiente, como, por exemplo, os revestimentos coloridos na parede da pia e na parede lateral à direita, os tons de madeira presentes no armário e na parede e os tons claros utilizados também nos armários e na mesa de jantar. 

Todos estes conjuntos oferecem uma soma equilibrada que trabalha de maneira inteligente na integração dos espaços, proporcionando identidade única em ambos os ambientes. 

2. Invista em boa iluminação

A iluminação deve ser uma preocupação essencial na integração da cozinha. Manter os espaços com boa claridade, onde não existam grandes pontos de sombras nos ambientes é essencial para que a integração pareça completamente acolhedora.

Esta solução pode ser notada de maneira inteligente neste projeto. Utilizando muito bem a iluminação natural presente na cozinha, o espaço ganhou ainda luminárias espalhadas em todo o ambiente, como no depurador sobre o fogão, no centro da cozinha com um pequeno ventilador e sobre a mesa, onde um conjunto de design moderno confere um toque a mais de criatividade na decoração e reforça a iluminação sobre a mesa de jantar.

3. Fluidez para atividades na cozinha

Embora os ambientes geralmente não apresentem grandes espaços, é muito importante que a cozinha ofereça bons espaços para que as atividades no ambiente sejam realizadas com fluidez. 

Nesta imagem, notamos a preocupação em deixar um grande vão entra as extremidades e a mesa de jantar. Este importante espaço será essencial para o conforto dos aspirantes a chefs de cozinha – ou os cozinheiros da vez – a terem maior praticidade para que suas atividades sejam realizadas com o máximo possível de conforto. 

Um detalhe importante que vale a pena ser ressaltado é o quanto os utensílios estão organizados de maneira prática e à mão com o uso de uma barra fixada próxima à janela.

4. Criatividade e cores claras

A criatividade é sempre uma ferramenta que pode trazer soluções inteligentes para as decorações dos espaços. Nesta nova configuração para a integração entre cozinha e copa, notamos a utilização de uma das paredes com um pequeno quadro para anotações. 

A utilização deste quadro com superfície semelhante à da mesa de jantar foi excelente para trazer um elemento a mais de criatividade, assim como as luminárias com design moderno e os adesivos ao fundo. Podemos notar ainda o quanto a presença da geladeira de portas duplas funcionou como uma forma de unir ainda mais o espaço entre cozinha e copa. Um resultado simples e muito inteligente.

5. Armazenamento discreto

Móveis planejados e embutidos trabalham perfeitamente para a organização inteligente de espaços pequenos. Na imagem, podemos notar a utilização de um pequeno espaço fechado com porta corrediça para que os utensílios pudessem ser guardados com discrição. Esta alternativa foi excelente para evitar o acúmulo de objetos que poderiam poluir visualmente o espaço. O resultado é prático, moderno e funciona perfeitamente para o dia a dia.

E você, também tem dicas para a integração da cozinha?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista