Casas modernas por バウムスタイルアーキテクト一級建築士事務所

Delicada e elegante, casa mostra o melhor da arquitetura japonesa

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

A arquitetura é uma das profissões mais antigas da face da terra. Quando o ser humano sentiu a necessidade de se abrigar das chuvas e dos ventos, proteger-se dos animais selvagens e encontrar um refúgio permanente, construiu aquilo que é chamado hoje em dia de cabana primordial. Mas a arte evoluiu e são muitas as teorias que tentam explicá-la. Desta maneira, cada país ou região do mundo conta com uma diferente tradição ao realizar suas construções e elas diferem muito de uma para a outra.

A tradição contida no Japão, um país que se importa e dá muito valor às suas origens, sempre foi a de residencias com grandes aberturas, linhas claras e retas onde a vista corre livre e, ao passar pelas janela, é possível observar os cumes nevados das montanhas no inverno. Seguindo esta tradição, o escritório Baum Style desenvolveu uma maravilhosa residência. Toda a beleza da arquitetura japonesa tradicional é preservada, mas a mistura de materiais e técnicas faz com que uma arquitetura original nasça, sem se esquecer de suas raízes, mas olhando par ao futuro. E é nesse redemoinho de influências que agora entraremos!

A delicadeza oriental

A arte oriental é conhecida por seus detalhes bem elaborados e por seus gestos delicados. A arquitetura japonesa não foge disso e na imagem acima temos um grande resumo disso tudo: as cores leves contrastando com outras pouco mais pesadas, a madeira bem definida, a vegetação fina e sem cores fortes. Quase um arranjo floral oriental em forma de arquitetura!

Madeira e luz

No interior desta linda residência podemos notar facilmente qual o elemento principal, qual elemento predomina sobre os demais: a madeira. Ela cobre o chão e as paredes, além de estar em boa parte dos móveis. Tanta utilização poderia até se tornar enjoativa em certo ponto, mas o arquiteto se utiliza de diferentes tonalidades para tornar o espaço dinâmico e efusivo!

Amplo espaço

Ao contrário de boa parte das residências do mundo oriental, com dimensões reduzidas e uma constante luta para se utilizar cada centímetro cúbico da maneira mais intensa possível, esta casa esbanja espaço em sua sala de estar, da onde também pode ser vista a sala de jantar e a cozinha. A luz natural que entra pelas janelas inunda o ambiente ao também se combinar com a iluminação artificial, misturando tradição e modernidade em um único ambiente.

Outro ângulo inundado pela luz

Na imagem anterior mostramos um lado da sala de estar, nesta aqui acima mostramos ela por outro ângulo. Aqui podemos ver a grande janela/porta de correr que deixa muita luz natural entrar pelo ambiente. Este é um bom exemplo da tradição japonesa sendo revitalizada: as antigas portas de correr feitas de tecido agora dão lugar a imensas portas de correr de vidro, trazendo a tradição diretamente para a modernidade.

Reflexos e luz

Assim como falamos da sala, o banheiro também não carece da falta de espaços. Pensando como um espaço longo, os móveis e demais elementos se distribuem nas laterais, deixando o meio livre para a circulação e colocando a banheira e o chuveiro, itens principais do ambientes, no fundo do espaço, como ponto focal.

O dentro, o fora e o meio-fora

A arquitetura japonesa tradicional se faz presente novamente. Em sua tradição a questão da transição sempre foi muito importante, nunca levando de um ambiente ao outro de forma brusca e é o que vemos na imagem acima. Mesmo saindo da sala de estar, não estamos diretamente no ambiente externo, mas sim em um deck de madeira coberto que o precede, fazendo uma justa e progressiva transição entre o fora e o dentro.

A arte floral

O jardim é outro elemento muito tradicional na arte japonesa. Normalmente ele se divide em dois tipos: o que contém arranjos de delicadas flores e o que possui vegetação verde e esguia, como a que vemos presente neste projeto. Plantas delicadas e finas que não tem o objetivo de formar uma massa intransponível, mas sim de enriquecer o ambiente com suas sutilezas!

Gostou? Clique aqui e descubra muito mais!

Gostou? Compartilhe também sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!